Desde 2013, todo profissional da área de Recursos Humanos está envolvido nas mudanças exigidas pelo eSocial, projeto do governo federal cujo objetivo é unificar informações previdenciárias, trabalhistas e tributárias das empresas por meio de uma plataforma digital. Os prazos são variados mas, em geral, algumas mudanças já devem começar a ser implementadas neste primeiro semestre.

A demanda exige novos processos e rotinas, além de um trabalho integrado de diversos departamentos. O maior desafio, entretanto, é a adesão dos colaboradores e isto exige uma estratégia diferenciada de comunicação com foco na gestão de mudanças. É preciso ter em mente que informar não é suficiente e muito menos garante mudança de comportamento. Assim, é fundamental sensibilizar para quebrar paradigmas e conquistar aliados.

Toda mudança é um desafio

O eSocial é um grande exemplo dos desafios das corporações nos quais a comunicação desempenha um papel estratégico. No mundo contemporâneo, são cada vez mais recorrentes e dinâmicas as mudanças na operação ou na gestão por conta de novas legislações, demandas diferenciadas do consumidor e do mercado, inovações tecnológicas, entre outros.

Neste processo de gestão de mudanças, a primeira reação é a resistência. Os motivos são diversos: incerteza, falta de entendimento e confiança, interesses pessoais, hábitos, rejeição da fonte de mudança ou falta de tolerância à mudança.

Para lidar com este cenário, é preciso desenvolver uma série de ações de comunicação, como campanhas de sensibilização, reuniões com a liderança, comunicados, pesquisas para avaliar os efeitos das iniciativas e da absorção das novidades propostas, e, principalmente, promover muito diálogo, o que pressupõe ouvir e dar feedback.

Evento gratuito sobre o eSocial

O caso específico do eSocial é bastante complexo e exige sensibilidade dos profissionais de RH e Comunicação Corporativa para envolver equipes multidisciplinares e sensibilizar todos os colaboradores. No próximo dia 26 de abril, as equipes da Trama Comunicação e da Francesconi Consultores Associados vão dialogar a respeito deste assunto com profissionais de Recursos Humanos. O objetivo é esclarecer as mudanças e apresentar soluções de comunicação que possam contribuir para minimizar o impacto desta iniciativa.

Entenda mais sobre o eSocial e as mudanças que a iniciativa vai exigir das grandes, pequenas e médias empresas:

  • Reportagem do Estado de São Paulo explica que sistema unifica em ambiente online todas as informações das empresas sobre os trabalhadores e a promessa é de desburocratização.
  • Reportagem da Folha de São Paulo destaca que empresa terá que ampliar estrutura para atender novas demandas do eSocial