Blog

topo_blog_com_interna
Comunicação Interna 05.12.2019

Comunicação Interna: 5 dicas essenciais para impactar a sua empresa

As organizações têm descoberto, cada vez mais, o caráter estratégico do diálogo aberto com seus colaboradores. Separamos aqui 5 dicas para você implementar essa ideia no seu planejamento de CI já em 2020!

 

A comunicação interna é crucial para tornar as empresas mais integradas e consequentemente mais produtivas.

A fórmula é clara: quando os profissionais percebem a si mesmos como de fato pertencentes ao ambiente de trabalho, consequentemente tendem a sentirem-se mais satisfeitos e realizados. No entanto, a clareza do conceito não deve refletir em uma estratégia rasa.

com.interna

Além de se basear nos valores e propósitos da empresa, a comunicação interna deve absorvê-los enquanto fala a mesma língua do colaborador.

De fato, trata-se de um desafio. Como cumpri-lo de forma efetiva? Separei aqui 5 dicas importantes que garantirão a transmissão da voz da sua empresa de forma clara e precisa:

 

Gere uma comunicação AVI – Atrativa, Visual e Instantânea

Já há algum tempo, as mídias sociais e as plataformas de streaming de conteúdo audiovisual têm garantido presença maciça no cotidiano das pessoas. É natural que, para causar impacto e gerar engajamento as mensagens corporativas também devam ser entregues em formatos que priorizem a sua fácil assimilação.

 

Invista nos conteúdos audiovisuais (sem esquecer dos materiais impressos)

Eles são a bola da vez! Invista em vídeos, podcasts e abuse dos infográficos. Não basta que a informação seja lida. Ela precisa ser vista!

Nesse contexto, o investimento em materiais impressos de alta qualidade também não deve ser esquecido. Para isso, é sempre uma boa pedida escolher fornecedores que valorizem as escolhas definidas em relação a cores, tipos de papel e gramatura, afim de que se obtenha o melhor resultado gráfico possível.

 

Use ferramentas online como aliadas do seu Plano de CI

O ambiente online pode alavancar o engajamento dos colaboradores, visto que é inegável o poder dos recursos tecnológicos em facilitar as trocas entre as pessoas. Nada mais natural do que usar todo esse potencial interativo a favor da comunicação interna.

Redes sociais corporativas, plataformas de publicação de conteúdo em texto e aplicativos para celular representam escolhas estratégicas que podem, não só dar voz aos indivíduos e às equipes, como funcionar como eficientes canais para o feedback das dúvidas e sugestões recebidas, um importante aspecto da comunicação interna que também não pode ser negligenciado.

 

Aprenda com a concorrência

Além de oxigenar o planejamento e a execução das ações, o ato de acompanhar de perto o movimento da comunicação interna de empresas do mesmo nicho, é uma decisão bastante eficiente.

Fique de olho: na escolhas no design, na linguagem adotada para os textos e na mecânica de ações realizadas podem ser observadas. Lembre-se de que o equilíbrio é crucial: a ideia aqui é se apropriar daquilo que traz mais resultados, sem perder de vista a identidade da sua empresa.

fique de olho

Aposte em ações que reconheçam conquistas

Parabenizar, relembrar ou comemorar momentos marcantes, relativos tanto a indivíduos quanto a equipes. Essa é uma missão que pode ser realizada por meio de um destaque na tv corporativa, com uma entrevista mais aprofundada para a revista interna ou até com um evento que, com certeza, deixaria bem clara a relevância da conquista que estiver em foco.

Sempre vale a pena avaliar o que tem mais aderência com a cultura da sua empresa no momento de bater o martelo em relação ao peso que se pretende dar a cada caso:

  • Eventos no estilo “portas abertas”
  • Aniversários de tempo de casa
  • a finalização daquele projeto importante…

Todos são exemplos de situações que merecem espaço  no cronograma de planejamento do endomarketing e/ou espaço nos canais da comunicação interna.

Celebrar é vital para que seja possível manter a roda girando.

 

comemoração

 

Os tópicos citados acima são apenas alguns dos muitos fatores que podem influenciar na efetividade da comunicação dentro da sua empresa.

Dedicar atenção a esses pontos é importante para que os decisores da companhia compreendam o valor do estabelecimento do diálogo aberto.

Em um mundo que, cada vez mais, percebe a necessidade de vivenciar ambientes de trabalho mais sadios, promover a conexão entre pessoas é fundamental.

É algo que só a comunicação pode fazer acontecer 🙂

 

Sobre o autor

Comentários:
Fazer um comentário
Deixe um Comentário

Font Resize