Comunicação Interna

Comunicação Interna é o gerenciamento estratégico da circulação de informações dentro de uma organização que objetiva sensibilizar, integrar e engajar os públicos internos (lideranças, colaboradores, prestadores de serviços terceirizados, funcionários autônomos, trainees, estagiários, familiares etc.) aos objetivos da empresa e aos valores de sua cultura.

 

Com a comunicação interna é possível, dentro de uma organização, melhorar o alinhamento entre todas as áreas, bem como o relacionamento entre os funcionários. Sem ter uma boa comunicação com eles, os objetivos da empresa dificilmente serão alcançados, afinal, são os colaboradores que fazem todo o sistema funcionar.

Mais do que definir canais e ferramentas de comunicação, é necessário conhecer a fundo os perfis dos empregados que integram a organização. Isso é possível através de diagnósticos sobre os seus hábitos de consumo de informação, bem como a respeito dos desafios enfrentados por cada área ou indivíduo. A partir desse levantamento, define-se o conjunto de ações possíveis com vistas aos melhores resultados de negócios.

 

Employer branding: como se tornar uma marca empregadora

Atualmente, as empresas devem considerar, ainda, a extensão das ações de comunicação interna para suas redes sociais, como o LinkedIn, o YouTube, o Facebook e o Instagram, de modo a trabalharem os conceitos de EVP (Employee Value Proposition) e de marca empregadora (Employer Branding). Isso é importante para qualquer nível de organização, de startups a grandes empresas com atuação global.

O employer branding é uma estratégia de comunicação e marketing institucional, com o objetivo de despertar a vontade das pessoas em trabalhar na empresa, sendo uma importante ferramenta de captação de talentos. O rótulo “marca empregadora” está associado à reputação das empresas, e nesse sentido, envolve vários setores de uma organização, capitaneados pelo RH e a Comunicação Interna.

Para tanto, é necessário preparar as lideranças para inspirar através do exemplo e também fortalecer o papel dos agentes de comunicação que são os verdadeiros disseminadores dos objetivos da empresa. Através do storytelling damos voz aos colaboradores e autoria às melhores práticas e ideias dentro do ambiente de trabalho (reconhecimento), facilitando uma cultura inovadora e voltada ao engajamento.

Nós, da Trama, desenvolvemos projetos de comunicação interna para o apoio estratégico à gestão de mudanças, aos processos de fusões e aquisições, de desenvolvimento e integração de equipes e de alinhamento da cultura organizacional por meio da elaboração de uma narrativa de marca única e inspiradora.

As etapas do Programa de Comunicação Interna da Trama:

  1. Diagnóstico, Imersão e Planejamento;
  2. Construção e Alinhamento do Discurso Corporativo (Design da Narrativa);
  3. Treinamento para Lideranças e Agentes de Comunicação;
  4. Elaboração da matriz de canais, produção de conteúdo e campanhas de engajamento;
  5. Mensuração de Resultados (KPIs).

A Comunicação Interna pode ser 100% mensurável. Separamos aqui algumas dicas para você criar os seus próprios indicadores

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