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Influenciadores Digitais 22.02.2019

Como escolher influenciadores digitais perfeitos para a sua empresa

Parece que o universo de marketing de influência muda a cada segundo, sendo quase impossível acompanhá-lo, não é? Para te ajudar a não errar a mão na hora de montar a sua ação com influenciadores digitais, separamos nesse texto algumas dicas importantes para você cuidar de todo esse processo.

 

Em toda a história da comunicação já tivemos diferentes grupos denominados formadores de opinião, como professores, cientistas, jornalistas, celebridades, blogueiros e, hoje em dia, temos os influenciadores digitais ou, como também são conhecidos, os digital influencers.

Em meio a tantos estilos, nichos e tamanhos é difícil entender qual o melhor influenciador para sua empresa e para sua ação, não é mesmo?

 

Como escolher influenciadores digitais perfeitos para a sua empresa?

Primeiramente, para encontrá-los, é preciso que você defina o perfil da audiência destes influenciadores. Depois disso, você precisa pensar no objetivo da sua campanha. Isso inclui avaliar:

 

  • a mídia que deseja impactar;
  • o formato de conteúdo que você prioriza;
  • o budget para a campanha;
  • e quais resultados você deseja adquirir com essa ação (e como medirá isso).

 

É por meio dessas informações que você estabelece o que é possível ou não na hora de escolher os influenciadores digitais. Mas calma! Parece difícil, mas não é. Separamos aqui as principais dicas para te ajudar a não errar a mão na hora de montar a sua ação com influenciadores digitais. Confira:

 

O influenciador digital e a sua audiência

Há muita dúvida em relação à relevância dos seguidores de um influenciador digital. Uma preocupação que deve existir é como podemos avaliar essa audiência pois, um erro muito comum é escolher um perfil bacana, mas que não conversa com o público-alvo definido.

  • Faça um estudo dos perfis selecionados, analisando quem os segue e como eles se relacionam é imprescindível. Assim, torna-se mais fácil entender quais influenciadores digitais têm maior conexão com sua marca;
  • Utilize plataformas digitais que fazem a leitura da audiência por meio de algoritmos;
  • Analise o relacionamento do influenciador com seus seguidores por meio dos comentários.

O importante é identificar se a audiência dele é real, engajada e se possui feat com sua empresa.

 

Qual o perfil ideal de influenciadores digitais para a sua campanha?

Depois de entender a relação do influenciador com a sua audiência, o próximo passo é definir o melhor perfil, o “tamanho” do influenciador digital que você vai utilizar. Dentre as possibilidades estão:

 

  • os que possuem alto relacionamento com a audiência e alto interesse na sua marca (brandlovers);
  • aqueles que passam confiança para os seguidores por divulgar aquilo que acredita e realmente se interessa (microinfluencers);
  • há também os que impactam um grande número de pessoas interessadas no seu mercado (macroinfluencers);
  • e os influenciadores de alcance massivo (celebrities).

 

Uma dica importante! Quanto maior a relevância, menor é o domínio sobre o assunto, cabendo à empresa decidir se prefere trabalhar com influenciadores que impactem muitas pessoas, porém com pouca propriedade, ou com influenciadores que atinjam um público restrito, mas que tenham convicção sobre o assunto, engajando assim sua audiência.

A pirâmide abaixo ilustra bem essa dica:

 

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Qual o objetivo da sua campanha com influenciadores digitais?

Definir o objetivo é um dos passos mais importantes de todo o planejamento. É a partir dele que se consegue estabelecer:

  • o número de influenciadores;
  • o tempo de duração da ação;
  • o relacionamento do influenciador com a audiência;
  • quais interações vão ocorrer entre os perfis participantes;
  • qual será a estrutura de conteúdo;
  • e qual(is) mídia(s) serão utilizadas.

 

Os principais objetivos elencados pelos gestores pode ser:

  • brand-awareness
  • aumento de vendas
  • institucional
  • lançamento de novos produtos/serviços.

 

Para cada objetivo é possível utilizar uma estratégia diferente. Vamos imaginar que você precise aumentar as vendas da sua empresa e quer usar o poder dos influenciadores digitais para isso. É possível criar links personalizados que direcionem o seguidor diretamente para o seu site ou e-commerce ou, então, oferecer descontos especiais com o nome do influenciador.

Caso queira fazer uma ação institucional, é bacana criar uma interação entre os influenciadores, como um desafio ou uma gincana entre eles, um amigo secreto etc.

Quer um exemplo ainda mais prático? Olha que bacana esse case que separei pra você: trabalhamos na divulgação dos 80 anos da Wickbold e fizemos um trabalho bem amarradinho com influenciadores. Acesse e depois me diga o que achou.

 

É preciso ser criativo e inovar em ações que façam sua marca ganhar reconhecimento. Use o influenciador não apenas como mídia paga, mas aproveite-o como criador de conteúdo.

 

De acordo com Giordano Braga, diretor executivo da CoCreators, “Não adianta a marca querer socar o conteúdo dela, ela tem que aproveitar o que há de mais bacana no influenciador, que são os conteúdos pensados por ele. Na medida que a gente se abrir, para receber o que esses caras têm, sem as regras dos outros formatos, cada vez usufruiremos do conteúdo bacana que eles criam e geram engajamento com toda essa audiência”.

 

Fazer uma campanha com influenciadores digitais é cara?

Definir o orçamento é muito importante, pois evita futuras crises de alinhamento com os influenciadores digitais. Fica inviável, por exemplo, desenhar uma campanha usando uma celebridade como “cara da ação” se o seu bolso não permite isso.

Primeiramente defina se vai trabalhar com conteúdos orgânicos ou pagos. Se desejar utilizar influenciadores de forma orgânica, ou seja, com envio de press kit sem negociação prévia, é importante investir em um ótimo kit para que chame a atenção da pessoa ao receber o presente.

Caso, opte por trabalhar com ‘publis posts’ é importante entender que cada categoria de influenciador cobrará um valor e mesmo podendo negociar com eles, é importante manter os pés no chão para não sonhar com personalidades que não cabem no seu orçamento.

 

Como medir os resultados da minha campanha com influenciadores digitais?

É fundamental decifrar as métricas obtidas em sua ação. Dentro das mídias sociais, os principais resultados que temos são:

  • alcance dos posts;
  • impressões dos conteúdos gerados;
  • curtidas da audiência;
  • comentários do público-alvo;
  • posts salvos pelas pessoas;
  • e compartilhamentos

 

A somatória dos dados representa o engajamento do influenciador na sua ação, no entanto, um bom relatório vai muito além de números.

Perfis com alto número de curtidas, por exemplo, mas baixo número de comentários, podem representar mau relacionamento com a audiência e duvidosa influência. Temos também, aqueles que possuem grande alcance, representando os influenciadores com bom impacto.

A partir de um relatório, é possível comparar resultados com expectativas e definir novas estratégias para a segunda fase da ação, seja substituir influenciadores que não performaram bem, melhorar o kit enviado a eles ou até mudar a estratégia de conteúdo.

 

Entender a sua marca e definir a sua estratégia é o ponto chave para a escolha do influenciador digital ideal para as suas campanhas. Então, vamos lá! Junte sua equipe, faça um brainstorming e dê start no marketing de influência dentro da sua empresa.

 

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