Com o isolamento social, a Coletiva de Imprensa, importante trabalho de Assessoria de Imprensa, precisou passar por novos formatos e estratégias para o ambiente digital. Confira como tudo isso está acontecendo!

 

A coletiva de imprensa é uma importante ferramenta do trabalho de Assessoria de Imprensa, utilizada para dialogar com a mídia, para tratar de casos de crises ou grandes anúncios, como por exemplo, lançamento de produtos, inovação ou novidade de mercado.

Porém, em tempos de pandemia, muita coisa mudou e, o formato tradicional de coletiva de imprensa, precisou ser alterado. As ferramentas online ganharam força e estratégias e ações, que antes eram realizadas de forma presencial, passaram a ser totalmente digitais.

É o caso da Intelbras, cliente do Grupo Trama em Relações Públicas, que realizou no mês julho/20 a Live Tech Soluções Intelbras, um evento no formato online, onde apresentou aos jornalistas e ao público em geral, as novidades de todos os segmentos da empresa. A ação aconteceu durante três dias e teve como objetivo prosseguir com a participação da instituição em grandes eventos, porém de um novo jeito, já que as feiras presenciais foram canceladas ou adiadas devido à pandemia.

 

Custos Redirecionados

 

Montar uma coletiva de imprensa custa caro e, geralmente, é necessário locação de sala ou espaço maior, passagem aérea para jornalistas de outro estado – se a empresa desejar convidar, equipamento de som, locação de cadeiras e serviço de buffet.  Todos esses custos foram extintos e hoje, cada convidado pode participar da redação ou em casa, usando sua própria internet, do celular ou computador.

Mas para tudo isso acontecer, é fundamental obter uma ferramenta destinada a criar eventos para organizar a coletiva de imprensa online. É preciso investir em boas plataformas para preparar eventos de forma eficiente. Por exemplo, se a empresa quer ter maior interatividade com os jornalistas presentes no evento, a ferramenta Zoom é um bom caminho. Ali, as pessoas interagem por vídeo em tempo real e podem sinalizar quando tiverem alguma pergunta para o entrevistado.

Já pelo Youtube, é necessário abrir um evento no canal da empresa alocado dentro da ferramenta e a interatividade com o público acontece via comentários. Neste caso, as perguntas a serem respondidas poderão ser selecionadas pela Assessoria de Imprensa.

 

E como organizar uma Coletiva de Imprensa Online?

 

Abaixo destacamos alguns pontos importantes sobre a importância da coletiva de imprensa e mais detalhes sobre a sua organização:

 

1) Confira a Agenda

Para a coletiva de imprensa ser um sucesso, é importante verificar se não há outros eventos de grande porte agendados para o mesmo dia e horário. Atualmente, as redações estão cada vez mais enxutas e a agenda dos jornalistas ficam rapidamente cheias de compromissos, por isso eles analisam o conteúdo e as informações prévias para identificar se realmente vai valer a pena e render matéria. Crie um mailing qualificado e assertivo, e selecione os contatos de jornalistas mais importantes do segmento que você quer se destacar, com base nas editorias que estão trabalhando.

 

2) Pense fora da caixa

Outra estratégia na hora de convidar para a coletiva de imprensa, é pensar fora da caixa. Com uma quantidade cada vez menor de veículos de imprensa convencionais, agora as notícias também são divididas em blogs e redes sociais.  Além de se relacionar com os jornalistas de redação, é essencial ter contato com os influenciadores digitais, que compartilham conhecimento, notícias, opinião e novidades em blogs, Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e outras plataformas online.

Este público está ganhando cada vez mais espaço e tem muita influência na formação/construção da opinião das pessoas. Ter um influenciador digital falando da sua marca ou mostrando o seu produto, quando bem selecionado, pode gerar muito engajamento. Por isso, é fundamental pensar em como criar ações que coloquem os clientes em todos os espaços ao mesmo tempo.

 

3) Organize tudo para o digital

Envie um convite convocando para a coletiva com um breve resumo do que será abordado. Depois, ligue para os jornalistas para confirmar o recebimento e, um dia antes, retome o contato para lembrá-los e confirmar a sua presença.

Prepare press kits e envie aos jornalistas, com release sobre as informações do tema do evento. Além disso, há a possibilidade de enviar outros mimos, como bloquinho e caneta, e em caso de lançamentos de produtos, vale separar alguns itens para enviar. Inclusive, influenciadores digitais tem o hábito de postar lançamentos e novidades de uma marca, os chamados “recebidos“. Por isso, convidá-los tem sido uma prática constante.

 

4) Prepare seu porta-voz

É muito importante que o porta-voz esteja preparado para o dia da coletiva. Pois, ao final de sua fala, abre-se espaço para perguntas. Nesse momento, é preciso estar focado e bem preparado para qualquer tipo de pergunta, inclusive, as que podem trazer saia justa e com tons polêmicos. Para isso, produza um Q&A com simulação de perguntas e respostas que possam ser feitas. Qualquer coletiva de imprensa vai exigir que o porta-voz tenha conhecimentos sobre o assunto. É preciso que haja novidade na fala do executivo o conteúdo seja atrativo.

Fica a dica 😉

“Seja objetivo nas respostas das entrevistas e apresente dados consistentes e de fácil entendimento. É fundamental manter serenidade, mesmo diante de provocações. Algumas pessoas demonstram medo ao atender a imprensa, porém a melhor maneira é sendo autêntico, transparente e ter domínio sobre o assunto”, explica Leila Gasparindo, CEO e diretora executiva do Grupo Trama.