Blog

Mídias Sociais 03.02.2020

As blogueiras que estão dando um show de transmídia no #BBB20

Uma estratégia já bastante consolidada na publicidade ganhou holofotes com o início do Big Brother Brasil 20: a transmídia. Impulsionada pelas redes sociais e pela presença no programa de influenciadores digitais de grande sucesso na internet, a estratégia está em alta e pode ser uma sacada também para a sua marca, produto ou serviço.

 

Apesar da alta audiência, eu sei que nem todo mundo assiste o Big Brother Brasil, mas como as redes sociais estão bombando com notícias e informações do programa, não tem como ficar de fora das últimas novidades que envolvem os confinados.

Agora, se você não acompanha de nenhuma maneira – e ainda quer entender o que esse assunto tem a ver com a comunicação da sua empresa, é importante que você sabia que a edição 2020 da “casa mais vigiada do Brasil” tem uma grande diferença das anteriores: a presença de influenciadores digitais com bastante fama na internet, misturada com “pessoas comuns” que se inscreveram e participaram da seleção habitual do programa.

A ideia da emissora foi a de conquistar a audiência da “galera da web” para a TV, apoiando o sucesso do programa ao marketing de influência que parte do elenco pratica fora da casa. Um sistema que se completa e mantém o BBB relevante para um público inédito! Isso é a tal da transmídia.

 

O que é transmídia?

 

Transmídia é o uso de uma ou mais mídias para contar uma história ou transmitir uma mensagem a determinado público.

A era das redes sociais potencializou essa estratégia muito comum da publicidade tradicional, e as marcas mais antenadas surfam sozinhas quando o assunto é o lançamento de produtos ou a visibilidade em diversas plataformas ao mesmo tempo.

Mas não foi só a Globo que pensou em transmídia, não. Duas influenciadoras digitais estão arrasando nesse quesito e quero destacar nesse texto o que elas andam fazendo por lá que pode ser aplicado às marcas que trabalhamos aqui.

 

O uso da transmídia no #BBB20

 

As equipes dos influenciadores digitais estão dando um show de transmídia, aproveitando a exposição no #BBB20 e o alto volume dos algoritmos usando seus nomes.

 

Bianca Andrade, a Boca Rosa

 

A influenciadora digital dos segmentos de moda e beleza Bianca Andrade, mais conhecida como Boca Rosa, planejou com antecedência todos os looks que iria usar durante sua participação no programa, principalmente aos domingos, dia de indicação ao paredão e maior audiência do BBB.

Em uma ação coordenada, a estratégia mais comentada foi fazer o “look blogueirinha” e sincronizar as postagens de suas redes com as roupas usadas no programa, destacando patrocinadores da influenciadora aos milhões de seguidores.

 

 

 

Outra ação arquitetada pela influencer, foi a de viralizar na internet um vídeo em que sua maquiagem fica intacta mesmo depois de ter chorado e brigado com outros participantes durante uma festa do programa.

Com uma marca de maquiagem que leva o seu nome, a ação foi suficiente para esgotar os produtos da sua linha em várias lojas do Brasil.

 

Manu Gavassi

 

Manu Gavassi é outro exemplo de influenciadora digital que está aproveitando muito a transmídia para divulgar seus conteúdos.

Ela conquistou mais de 1 milhão de seguidores em apenas duas semanas de participação e a influenciadora deixou gravado vários vídeos produzindo diálogos de cada momento em que ela estaria passando no programa. Uma espécie de “Manu do passado” dialogando com a “Manu do futuro”, a que está dentro do reality.

 

 

 

Social Media em ação!

 

Elas não estão fazendo nada disso sozinhas, afinal, elas estão confinadas. Então, o uso da transmídia sendo feito com tanto profissionalismo é um belo exemplo de PLANEJAMENTO.

Assim que as meninas fecharam suas participações no programa, todo o time de marketing digital, conteúdo e social media entrou em ação! Gravaram materiais previamente junto às influenciadoras, estudaram suas personas com riqueza de detalhes e desenvolveram conteúdos à risca com o perfil de cada uma delas.

Uma mais blogueirinha, outra mais “fada sensata”. O importante é que tem mercado para todo mundo e ambas estão ganhando muito com isso. E quer saber de mais? Certeza que, mesmo saindo da casa, o engajamento e a relevância dos posts delas ficará ainda mais alta.

 

Moral da história: uma estratégia de comunicação bem planejada e combinada com diferentes mídias ou plataformas, pode trazer ganhos incríveis para marcas e canais.

Por aqui, continuamos de olhos bem abertos, acompanhando de pertinho os resultados dessa combinação.

 

 

 

Sobre o autor

Font Resize