Toda empresa, seja ela de qualquer tamanho, em algum momento terá a necessidade de divulgar algo de sua operação: o lançamento de um serviço, a melhoria de uma etapa operacional, a aquisição de um concorrente, uma nova parceria com outra organização, a contratação de um novo CEO, um projeto social – as possibilidades são infinitas. Porém, os executivos ficam com diversas dúvidas sobre como fazer isso e qual a melhor estratégia seguir.

Geralmente, o principal questionamento nessas situações é: divulgar como publicidade ou de forma orgânica por meio de uma assessoria de imprensa? A primeira forma, pode até ser mais utilizada, mas nem sempre é a mais eficaz, como comprova o estudo Confiança em Publicidade (Trust in Advertising) da consultoria Nielsen, que mostra que 65% das pessoas preferem acreditar mais em declarações de outras pessoas do que em ações de marketing.

Para se destacarem positivamente, as empresas devem investir em divulgação. Uma Assessoria de Imprensa é capaz de maximizar a visibilidade e o impacto positivo da marca na mídia e na opinião pública. Isso aumenta a credibilidade e a reputação da empresa ou organização representadas.

Vamos então contextualizar o trabalho da assessoria de imprensa e seus benefícios.

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O que é e o que faz uma assessoria de imprensa?

Assessoria de Imprensa é um conjunto de atividades e estratégias que visam promover a imagem de uma pessoa, empresa, produto ou serviço na mídia e estabelecer relacionamentos com jornalistas e outros profissionais de mídia.

Essas atividades incluem a criação e distribuição de press releases e artigos de opinião, o agendamento de entrevistas e coletivas de imprensa, a organização de eventos de mídia, o monitoramento da cobertura midiática, a criação de relacionamentos duradouros com jornalistas e outros influenciadores relevantes. E em caso de necessidade, a gestão de crises.

“A assessoria de imprensa é uma das atividades desempenhadas dentro do universo da comunicação corporativa. Ela é responsável pela gestão de imagem e do relacionamento das empresas com os meios de comunicação. Seu grande objetivo é despertar o interesse de jornalistas e dos veículos de comunicação sobre determinada organização, seja sobre sua história, seus produtos, pessoas ou serviços, para, assim, conquistar espaços editoriais, isto é, inserções espontâneas na imprensa. De forma bem resumida, isso tudo deve acontecer sem que o cliente pague nada ao veículo de comunicação para ter uma notícia publicada”, explica Fábio Saulo Costa, Gerente de Relações Públicas do Grupo Trama Reputale.

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Fábio Saulo Costa, gerente de atendimento do núcleo de Relações Públicas do Grupo Trama Reputale.

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Benefícios de contar com uma assessoria de imprensa

Contratar uma Assessoria de Imprensa traz diversos benefícios e vantagens para as empresas e organizações. A principal vantagem é o aumento na visibilidade e reputação da marca. Isso é possível graças à maior oportunidade de aparições na mídia, com o apoio de uma equipe de assessores.

Ademais, também é com esse trabalho de relacionamento que as empresas conseguem se manter atualizadas sobre as tendências do setor, acompanhando o que seus competidores estão fazendo e como o mercado está se movimentando. E, para não serem surpreendidos, a agência pode ser uma ferramenta valiosa para ajudar a gerenciar a comunicação com a mídia e minimizar os danos à imagem da empresa em situações de crises.

Com tudo isso em mente, vamos para as dicas sobre como montar uma estratégia adequada para maiores ganhos no trabalho da Assessoria de Imprensa.

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Dicas para assessoria de imprensa

1) Defina seus objetivos

Antes de iniciar qualquer ação de Assessoria de Imprensa, é importante definir seus objetivos, como aumentar a visibilidade, melhorar a imagem da empresa, divulgar um novo produto ou serviço etc. Isso ajudará a orientar suas estratégias e atividades de divulgação.

2) Identifique seu público-alvo

É importante ter clareza sobre quem é o seu público-alvo, para poder direcionar suas atividades de divulgação de forma eficaz. Considere os veículos de mídia que seu público-alvo mais consome e os tipos de conteúdo que eles estão interessados.

3) Construa relacionamentos com os jornalistas

Estabelecer uma boa relação com os jornalistas pode ajudar a garantir uma cobertura mais positiva na mídia. Quando os assessores conquistarem oportunidades em veículos importantes e com jornalistas relevantes, é fundamental que a pauta seja atendida rapidamente e fornecendo informações precisas.

4) Foque no que é relevante

Certifique-se de que suas atividades de divulgação são relevantes para a imprensa e para o público em geral. Forneça informações úteis e notícias exclusivas.

5) Esteja preparado para lidar com a mídia

Esteja pronto para lidar com a mídia de forma eficaz, respondendo rapidamente às solicitações dos jornalistas, fornecendo informações precisas e transparentes e gerenciando as expectativas da imprensa.

6) Monitore a cobertura da mídia

A agência contratada com certeza pode te ajudar com o monitoramento da cobertura de mídia, buscando avaliar o impacto de suas atividades de assessoria de imprensa. Use esses dados para ajustar e refinar suas estratégias de divulgação no futuro.

7) Avalie os resultados

Estabeleça KPIs para avaliar o sucesso de sua assessoria de imprensa. Entre as principais métricas estão:

  • Número de matérias publicadas;
  • A presença nos principais veículos gerais e do setor de atuação;
  • O alcance de audiência;
  • O retorno de mídia.

“Essas dicas mostram que construir bons relacionamentos com jornalistas é uma tarefa que demanda planejamento e expertise. É muito importante contar com profissionais que sejam capazes de mergulhar no mercado da marca e desenhar possibilidades de conexões com a mídia e formadores de opinião que contribuam para ampliar sua visibilidade e relevância junto aos principais stakeholders”, comenta Ana Paula Teixeira, gerente de atendimento do Grupo Trama Reputale.

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Ana Paula Teixeira, Gerente de Atendimento do Grupo Trama Reputale.

Afinal, lembre-se de que uma boa assessoria de imprensa exige um comprometimento constante e um trabalho árduo. Seguindo essas dicas, você e a sua empresa estarão no caminho certo para obter uma cobertura positiva e efetiva na mídia.

Para ajudar sua empresa a criar uma estratégia efetiva de assessoria de imprensa, marque um bate papo conosco. O Grupo Trama Reputale conta com profissionais experientes que podem destacar sua empresa na mídia. Vamos juntos?