A pergunta que não quer calar é: isso é um problema? É sobre isso que vamos falar hoje e discutir sobre a importância de ter uma Assessoria de Imprensa atrelada ao Digital.

O que é Marketing Digital

De forma bem geral, podemos conceituar marketing digital como ações de comunicação que as empresas desenvolvem na internet, pelos meios digitais, como sites, e-commerce e smartphones, por exemplo.

O objetivo é apresentar, divulgar, comercializar e vender os seus serviços e produtos, para conquistar clientes e gerar novos relacionamentos com o seu público-alvo.

O que é Assessoria de Imprensa

Já a assessoria de imprensa tem como foco a relação entre imprensa e empresa, ou seja, mantém contato com veículos de comunicação tradicionais (rádio, televisão, jornal e revista) e com os novos meios de comunicação e informação (sites, blogs, podcasts etc.), seja para colocar a empresa e seu serviço/produto em destaque na mídia, seja para evitar riscos e crises, entre outras opções.

Saiba mais sobre esses conceitos

Como a nossa ideia não é ficar discutindo sobre função e conceito das assessorias, caso você tenha dúvidas, podemos te ajudar. Aqui você encontra diversos textos sobre as funções, objetivos e oportunidades do marketing digital e aqui sobre assessoria de imprensa.

digital-assessoria-imprensa

Então vamos lá: se pararmos para pensar nas funções e atribuições de ambas as assessorias, elas se cruzam em vários momentos, e tá aí a grande sacada de tudo.

Por que pensar Assessoria de Imprensa e Digital juntos?

Acredito que o ponto mais importante para respondermos essa questão é o alinhamento do discurso. Em um mundo globalizado e cada vez mais conectado, no qual tudo está disponível a poucos cliques, manter um discurso alinhado é fundamental à construção e ao fortalecimento da reputação organizacional.

Imagine as assessorias divulgarem informações totalmente diferentes: no site você tem uma informação, no Facebook outra, na imprensa mais uma e por aí vai. Isso prejudica a sua empresa, produzindo ruídos ao invés de respostas, que seriam obtidas com base em informações claras, transparentes e íntegras.

Discurso conjunto e alinhado

A reputação é frágil e, por isso, há a necessidade de um trabalho conjunto e alinhado. Assim como ela pode manter uma organização viva e ativa, ela pode destrui-la em minutos.

Garantir que o discurso seja o mesmo, não importa o meio, irá ajudar na construção de uma imagem consolidada – claro que não estamos falando que apenas isso irá deixar a sua empresa com uma reputação forte e duradoura, mas já é o primeiro passo para isso.

Como fazemos isso na prática?

Falamos até agora sobre a importância de manter um discurso alinhado entre a assessoria de imprensa e o marketing digital. Mas como fazemos isso na prática?

Use e Abuse do Social Listening

O marketing digital produz conteúdos com base em palavras-chave que tenham maior alcance e força na área que a empresa atua, otimizando a busca orgânica do Google, por exemplo. É o que chamamos de Social Listening.

Esse também é um dos papeis do assessor de imprensa, que também utiliza palavras-chave para ganhar destaque nos veículos de comunicação, por meio de inserções de releases e notas, por exemplo.

Isto é, alinhar essas palavras, mesmo que em plataformas diferentes, garantirá um destaque maior do seu cliente.

Imagina que bacana você ver a sua empresa bem ranqueada nas procuras do Google e das redes sociais e, ao mesmo tempo, ter um conteúdo veiculado nas grandes mídias ou revistas/blogs especializados. Tudo isso muito alinhado, garantindo um discurso único, com uma padronização – não no sentido de gerar sempre o mesmo tipo de conteúdo, claro.

Hoje, é muito comum que as agências de comunicação e relações públicas tenham departamentos tanto à imprensa, quanto ao digital, e isso deve ser aproveitado. Como ambos os trabalhos são árduos e complexos, o ideal é contar com uma equipe multidisciplinar (relações públicas, jornalistas, publicitários, designers etc.).

Garanto que isso fará toda a diferença para a sua empresa.