O Marketing de Influência consiste em um conjunto de estratégias utilizadas por marcas, que tem como principal ferramenta usar a influência de uma pessoa pública, um especialista em uma área de atuação ou um criador de conteúdo.

Em todos os casos, o objetivo é que eles tenham um relacionamento próximo com a audiência e tornem as mensagens dos produtos e serviços das organizações mais próxima de potenciais clientes e consumidores.

A seguir, apresentamos 5 etapas importantes para você desenvolver e executar um plano de Marketing de Influência. Vamos juntas e juntos conhecer cada uma delas?

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1) Definir objetivos e mensagens-chave

No momento inicial em que uma empresa ou marca traça uma ideia para uma ação ou campanha de marketing digital é fundamental entender o propósito para a realização de determinada atividade e, juntamente, o que será comunicado.

Para isso, é extremamente importante:

  • estabelecer e ter clareza dos objetivos;
  • ter as metas de alcance pretendidas;
  • definir as mensagens-chave;
  • alinhar o que deve ser comunicado, seja da marca ou da campanha e/ou ação.

Alguns objetivos e mensagens-chave que podem guiar uma atividade de Marketing de Influência podem estar relacionados, por exemplo, ao lançamento de um novo produto, reconhecimento de marca (brand awareness), geração de potenciais clientes da marca (leads), geração de vendas, aumento de métricas nas redes sociais (seguidores, curtidas, comentários, compartilhamentos, cliques), entre outros.

publico-alvo

2) Definir público-alvo

Para direcionar uma ação de Marketing de Influência e impactar as pessoas certas levando a mensagem desejada, é necessário definir um público-alvo ou target, isto é, o grupo de clientes dentro do mercado para o qual a empresa direciona seus esforços, a fim de influenciar na sua tomada de decisão de compra e torná-los consumidores do seu produto e/ou serviço.

O conhecimento profundo sobre a audiência de uma marca torna o direcionamento de sua comunicação muito mais assertivo e eficaz. Informações sobre as características de seu público (idade, gênero, localização geográfica), seu comportamento e hábitos de consumo contribuem para alcançar, construir e estabelecer um bom relacionamento entre eles.

Uma das principais ferramentas que permitem mais clareza nesse processo é a criação de buyer personas, perfis de personagens fictícios criados para representar os diferentes tipos de usuários, com suas particularidades, que poderiam ser clientes e consumidores da marca.

Influenciador-blogueira

3) Escolher o influenciador ideal

O processo de escolha do influenciador ideal também tem um grande papel no desenvolvimento de uma campanha de marketing de influência. Neste contexto, o cuidado e atenção ao buscar e selecionar o perfil de um criador de conteúdo são de extrema importância e, para isso, faz-se necessário analisar uma série de critérios com o objetivo de realizar uma escolha adequada e sinérgica entre todas as partes: marca, influenciador e público.

Dentre alguns aspectos que podem ser considerados na elaboração dessa estratégia, é interessante observar – além do número de seguidores, taxa de engajamento e outras métricas quantitativas – se a plataforma e o tipo de conteúdo e de linguagem do influenciador estão alinhados à marca e se esses meios são apropriados para a transmissão das mensagens desejadas, se essa pessoa possui relevância no segmento, tema ou nicho apresentado para atingir seu o público-alvo e exercer influência sob ele, alcançando os resultados almejados.

Com o entendimento de que o influenciador atende aos aspectos desejados, é realizada a contratação do criador de conteúdo para trabalhar com a marca na ação.

cocriar

4) Cocriar e produzir o conteúdo

Após a formalização da contratação do influenciador ideal, é indispensável planejar e cocriar o conteúdo que será produzido por meio de diretrizes estabelecidas no briefing da ação ou campanha.

Este instrumento contém todas as orientações e dados para o desenvolvimento do trabalho, como por exemplo, o escopo e formato dos conteúdos, o tom de voz e mensagens-chave a serem transmitidas para a audiência, entre outros detalhes.

Essa etapa é construída em conjunto entre a marca e o influenciador, por isso, é fundamental que a empresa apresente e comunique com transparência seus objetivos e expectativas para a realização da ação e, ao mesmo tempo, o criador de conteúdo tenha autonomia e liberdade criativa para propor suas ideias e expressar-se com sua própria linguagem, uma vez que ele conhece todas as características e particularidades do seu público.

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5) Como Mensurar resultados no MKT de Influência

Por fim, para compreender a efetividade e impacto qualitativo e quantitativo da ação de marketing de influência para a marca, é imprescindível mensurar os resultados obtidos ao longo do processo.

Para avaliar se os objetivos e mensagens-chave estabelecidos na estruturação no plano foram alcançadas e a ação foi bem-sucedida, são traçados os indicadores de desempenho da atividade. Dentre algumas métricas que podem ser utilizadas para mensuração de resultados estão: alcance, engajamento, análise de sentimentos, número de conversão e de vendas, cálculo de CPM (Custo Por Mil) e ROI (Retorno Sobre o Investimento).

É importante dizer que a escolha para a utilização dessas métricas está relacionado com os tipos de campanha que são desenvolvidas: awareness, consideração e conversão.

É inegável que o Marketing de Influência tem se mostrado como uma estratégia cada vez mais eficaz, sendo utilizada por inúmeras empresas. De acordo com pesquisa recente da Business Insider, a previsão é de que, até o final deste ano de 2022, o setor valha US$ 15 bilhões (cerca de R$ 79 bilhões). Nesse contexto de crescimento e desenvolvimento contínuo, impulsionar sua atuação através dessa ferramenta se torna um grande diferencial para marcas se destacarem assiduamente no mercado.