O que é um Relatório de Sustentabilidade?

Um relatório de sustentabilidade é um documento que reporta boas condutas, padrões de sustentabilidade, valores e modelo de governança da companhia. É uma maneira eficaz de comunicar as iniciativas ambientais e sociais de sua empresa às partes interessadas.

Além disso, uma empresa pode acompanhar seu progresso em direção a metas e objetivos que se alinham com sua sustentabilidade geral e a estratégia de negócios.

O documento pode ajudar a aumentar a eficácia do sistema de monitoramento de uma organização com foco em sustentabilidade, além de facilitar a tomada de decisões ativas e a adoção de ações corretivas, ao mesmo tempo em que permite o gerenciamento de riscos e oportunidades.

o-que-e-relatorio-de-sustentabilidade

O que deve ter um Relatório de Sustentabilidade?

A Global Reporting Initiative (GRI), é uma organização internacional, sem fins lucrativos e pioneira no desenvolvimento de uma abrangente estrutura de Relatórios Sustentáveis.  Ela fornece um conjunto de normas para a elaboração de relatórios de sustentabilidade.

Fundada em 1997, ela é, hoje, a principal referência mundial no assunto e, por isso mesmo, tem seus princípios e diretrizes como as principais bases para a elaboração do documento.

“A GRI é uma das estruturas de relatórios mais adotadas, especialmente entre as grandes organizações. Atualmente, 73% das 250 empresas com as maiores receitas do mundo usam as normas para elaborar relatórios sobre ESG, segundo pesquisa da KPMG, realizada em 2020”, comenta Sandra Bonani, diretora de Influência do Grupo Trama Reputale, especialista na produção de relatórios de sustentabilidade GRI.

sandra-bonani-trama-comunicacao

Sandra Bonani, Diretora de Influência do Grupo Trama Reputale.

De acordo com informações que estão no site da própria GRI, as normas criam uma linguagem comum para as organizações – grandes ou pequenas, privadas ou públicas – para relatar seus impactos de sustentabilidade de forma consistente e confiável.

Elas estão divididas em diferentes módulos:

  • normas universais, que se aplicam a todos os tópicos;
  • e normas específicas ao tópico, que cobrem diferentes impactos econômicos, ambientais e sociais.

É importante lembrar que as normas podem até mesmo ser mapeadas em alinhamento com as Metas de Desenvolvimento Sustentável (MDS) e os Dez Princípios do Pacto Global das Nações Unidas (UNGC).

Além disso, são utilizadas por empresas de todos os tamanhos e indústrias.

o-que-deve-ter-um-relatorio-de-sustentabilidade

O que é Metodologia GRI?

A metodologia GRI afere o desempenho organizacional, no que diz respeito às leis, códigos, padrões de desempenho e iniciativas voluntárias.

Além disso, é eficaz em demonstrar o compromisso organizacional em relação ao desenvolvimento sustentável e evidenciar a sua evolução ao longo do tempo.

A grande maioria das empresas do mundo, principalmente as brasileiras, produzem relatórios com base na metodologia e diretrizes GRI.

O Brasil já foi o terceiro país com mais relatórios de sustentabilidade emitidos nesse padrão, segundo o próprio site da Global Reporting Initiative.

Esse alinhamento é fundamental para que as empresas consigam apresentar seus resultados da melhor forma, buscando, com isso, novos investimentos, novas ações de marketing e, até, de engajamento com os stakeholders

relatorio-de-sustentabilidade-com-normas-gri

Quais são os benefícios de um Relatório de Sustentabilidade

  • Estabelecer uma relação de confiança com stakeholders internos e externos, facilitando uma comunicação aberta sobre questões materiais, fundamentais para todas as partes interessadas;
  • Melhorar a reputação da empresa e aumentar a fidelidade a suas marcas;
  • Promover a eficiência operacional interna e o maior envolvimento dos colaboradores;
  • Permitir a comunicação sobre o cumprimento de normas exigidas por governos e órgãos reguladores.

Para resultados mais efetivos, é recomendável contar com o apoio de uma consultoria especializada na produção de relatórios de sustentabilidade, de acordo com as diretrizes GRI.

beneficios-relatorio-de-sustentabilidade

Como fazer um Relatório de Sustentabilidade?

Mais do que um documento informativo, o relatório de sustentabilidade é uma ferramenta de prestação de contas, estratégico e de engajamento com seus públicos.

Por isso, ele precisa abarcar três elementos fundamentais:

1) Comunicação

O relatório é um instrumento de comunicação do desempenho da empresa e dos compromissos que ela tem em relação à agenda ESG.

2) Envolvimento das Lideranças da Empresa

O documento deve sinalizar onde a empresa está bem e onde ela precisa de melhorias, em quais áreas precisa ficar atenta. Isso contribui para que o tema entre na gestão da companhia e toda a liderança participe da condução dos processos.

3) Diálogo com os Públicos de Interesse

O relatório de sustentabilidade deve ser pensado, desde o início, como uma plataforma de diálogo com cada um dos stakeholders envolvidos na estratégia da empresa, aumentando a capacidade da companhia de entender as expectativas e atendê-las positivamente.

“Estudar as metodologias mais utilizadas e analisar as boas práticas nesse sentido é uma ótima forma de entender o que relatórios de sustentabilidade devem trazer”, completa Bonani.

ebook-relatorio-sustentabilidade-trama-gri

Quer saber mais? E-book Grátis!

O Grupo Trama Reputale preparou um e-book com informações detalhadas sobre as normas. Clique aqui e faça o download agora!

Temos um time especializado no desenvolvimento e operação de Relatórios de Sustentabilidade, seguindo a metodologia GRI, à disposição da sua empresa. Vamos juntas e juntos encarar esse desafio? Faça contato com a gente e saiba mais sobre como podemos ajudar você nesse processo.