Relações Institucionais e Governamentais (RIG) são um conjunto de práticas que possibilitam à sociedade civil participar de decisões públicas. As ações podem ser feitas em âmbito municipal, regional, estadual ou federal.  

Conforme a Classificação Brasileira de Ocupações, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a atividade de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) envolve a atuação de associações privadas e da sociedade civil nas decisões políticas, formulação de políticas públicas, elaboração e estabelecimento de estratégias para contatar autoridades públicas, entre outras.  

Sempre que a atividade de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) é realizada de forma impessoal, transparente e pautada em sólidos princípios éticos, o resultado é a formalização do diálogo entre organizações da sociedade civil e empresas privadas ou com o poder público. 

Com essa profissionalização, a representação de interesses se torna mais técnica e menos dependente de contatos pessoais.

O que a atuação em RIG contempla? 

A legislação brasileira define 91 competências dos profissionais que atuam em RIG para o pleno exercício da ocupação. Abaixo, destacamos algumas dessas soft e hard skills: 

  • Participar da formulação de políticas públicas e elaborar estratégias de relações governamentais; 
  • Elaborar perfis de tomadores de decisão (parlamentares e autoridades), influenciadores e interessados;  
  • Mapear processo de decisão e organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;  
  • Saber ouvir, liderar pessoas e trabalhar em equipe;  
  • Agir com empatia e demonstrar flexibilidade;  
  • Tomar decisões de maneira estratégica, entre outras.
     

O que o profissional desta área faz? 

O bom relacionamento com stakeeholders é o ponto central deste profissional, que deve conhecer e ter bom trânsito em instâncias, associações de classe, junto a colaboradores e autoridades públicas. 

O profissional de Relações Institucionais e Governamentais (RIG)  deve ser capacitado para interagir com os poderes legislativo e executivo de forma a estabelecer relações entre seu cliente e esses entes públicos. Também deve ser capaz de reunir dados e fatos relevantes que embasem a tomada de decisão coletiva.

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Criando e mantendo boas relações  

Base do trabalho de RIG, é importante que as empresas e entidades civis estabeleçam contato com o Executivo e Legislativo muito antes de tomadas de decisão importantes.  
Com um relacionamento positivo estabelecido, é possível mitigar riscos e contribuir com estratégias, soluções e dados. Estes, por sua vez, podem balizar a tomada de decisões que sejam benéficas para toda a comunidade. 
 
Para isso, o profissional de RIG pode propor eventos, jantares, eventos beneficentes, entre outras ações que aproximem os stalkeholders.

Você sabe o que vai acontecer no futuro?

Saber o que vai acontecer no futuro é a chamada capacidade preditiva, forma de análise avançada que verifica dados ou conteúdo para analisar os próximos eventos. 

Uma empresa que dialoga bem com toda a sociedade tem capacidade preditiva superior às concorrentes que se fechem em si próprias.  

Bom relacionamento proativo com stakeholders, contato sistematizado, análise de métricas e dados são fundamentais para empresas que não querem correr o risco de ser pegas de surpresa com novas regulamentações ou comitês temáticos que ela não integre.  

Case de sucesso 

Levar suas operações para uma nova cidade é sempre um desafio e uma oportunidade.

No caso da Alares, empresa de telecomunicações com atuação em seis estados do País, a chegada a Atibaia/SP, realizada no 1º semestre de 2023, tornou-se uma oportunidade para conhecer as autoridades municipais, empresários e gestores de entidades do terceiro setor.

A equipe da Trama Comunicação realizou a gestão dos convidados para anunciar a chegada da Alares à cidade de Atibaia/SP. O jantar contou com o CEO da Alares, Denis Ferreira, além de diretores e gerentes da empresa.

A convite da equipe, compareceram cerca de 30 pessoas. Entre os presentes estiveram o prefeito do município, Emil Ono, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Ademilson Militão, além dos principais empresários e gestores do terceiro setor.

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No evento, o CEO da Alares apresentou a empresa e colocou-se à disposição para ações de relacionamento com o município

“Quando a empresa chega a uma nova cidade, é fundamental conversar com quem está ali, conhecer os desafios da região e entender como pode contribuir para melhorar o dia a dia das pessoas. O diálogo é sempre essencial, inclusive em relações governamentais e institucionais. A ação de RIG que realizamos em Atibaia junto à Alares é um case de sucesso, pois reunimos os principais stalkeholders aos executivos da empresa, o que iniciou diálogos frutíferos”, conta Lizandra Cardelino, gerente de Atendimento do Grupo Trama Reputale.

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Lizandra Cardelino, Gerente de Atendimento do núcleo de RP do Grupo Trama Reputale.

A gestão dos convidados foi realizada pela Trama Comunicação, com a direção de Leila Gasparindo, gerência de Lizandra Cardelino e gestão de relacionamento de Flávia Salmázio e Luana Bárbara.