Deixar clara a opinião sobre determinado assunto é sempre a melhor forma de ser entendido. Por isso é tão importante construir um Position Paper. Conheça mais detalhes sobre a elaboração desse documento e entenda sua total importância no relacionamento com seus stakeholders.

 

Um dos pontos que faz com que o trabalho de Assessoria de Imprensa seja bem-sucedido é o alinhamento padronizado na construção de discurso e das mensagens-chave de uma instituição. Isso ocorre para que todos os porta-vozes da companhia possam utilizar, de forma estratégica, a mesma linguagem, dados e posicionamentos durante  a sua comunicação, seja em redes sociais, reuniões ou entrevistas com jornalistas, a fim de manter uma boa reputação da empresa, sem distorção de informações e de forma transparente e ética. Mas como padronizar essas informações? Por meio de um documento chamado Position Paper.

 

O que é um Position Paper?

 

Position Paper ou “carta de posicionamento”, é um documento institucional da empresa que contém as principais mensagens-chave da organização, como: missão, visão, valores, objetivos de negócios, principais linhas de produtos/serviços, números atualizados que podem ser divulgados (financeiros, fabris, de vendas etc.), entre outros. É um documento institucional que serve para nortear como você quer que sua instituição seja reconhecida perante àqueles que recebem informações sobre ela.

O position paper é produzido em conjunto entre a companhia e o seu time de comunicação. Após a sua aprovação, o conteúdo estará disponível para os porta-vozes e demais líderes, para que todos os informes realizados – internos e, principalmente, externos – sigam o mesmo discurso.

Um ponto importante é que esse documento pode ser criado também para assuntos específicos, como lançamento de produto, situação de crise ou um evento grande. O fundamental é que todas as mensagens estejam atualizadas e todos os porta-vozes alinhados quanto ao discurso.

 

O Position Paper ajuda na Transparência

 

Vivemos um cenário em que a sociedade está cada vez mais atenta aos posicionamentos das empresas e, principalmente, à transparência e clareza de mensagens comunicadas. Por isso, independentemente da área de atuação da organização, o position paper certifica de que haja essa transparência e permite que todos tenham registrado, de forma bastante clara, qual o entendimento da empresa ou instituição a respeito dos temas relacionados a ela.