O ano está começando (só depois do Carnaval rsrs) e este é o momento ideal para você desenvolver seu planejamento de comunicação interna para 2020. Então, preparamos seis passos para começar esse trabalho do zero (e agora!).

 

Apesar de não existir uma fórmula única, apresentamos um ponto de partida para ajudar você a formar um modelo de planejamento de comunicação interna para 2020 que seja coerente com a cultura e os negócios da empresa. Confira:

 

1- Faça um Diagnóstico da Comunicação Interna

 

Analise a situação atual da comunicação interna da sua empresa. Por meio de uma auditoria de opinião, verifique se as mensagens estão sendo transmitidas de forma correta e os canais utilizados são eficazes para os públicos internos.

 

2- Identifique Falhas

 

Após a aplicação da pesquisa, você terá em mãos informações sobre a clareza e relevância dos conteúdos disseminados, a maturação e relevância da comunicação da liderança; a presença e importância da comunicação informal; a eficácia dos canais, bem como sua aceitação e utilização, a expectativa e o entendimento que os empregados têm em relação à comunicação interna etc.

Diante das respostas, será possível identificar e corrigir possíveis falhas na comunicação interna da companhia.

 

3- Classificação de Públicos

 

Cada funcionário tem função, cargo, localidade e objetivos de trabalho diferentes e, por isso, tem diferentes necessidades de Comunicação.

Assim, é preciso conhecer e estratificar os públicos internos para que eles sejam envolvidos em ações e recebam informações sobre a companhia de forma customizada.

 

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4- Classificação de Assuntos

 

Mapeie os assuntos que permeiam o ambiente da Comunicação Interna e, em seguida, agrupe-os e classifique-os. Esse passo é muito importante para entender os temas deverão ser trabalhados – e em qual profundidade, para cada grupo de funcionário.

 

5- Desenvolvimento de Ações

 

Alinhe os objetivos e crie ações de Comunicação Interna, levando-se em conta que há casos em que será preciso segmentar os públicos, afinal nem tudo deve ser comunicado para todos.

É importante lembrar, no entanto, que a liderança deve ser sempre priorizada, afinal são os líderes que irão ajudar no cascateamento das informações relevantes para seus times.

 

6- Mensuração de resultados

 

A mensuração de resultados na Comunicação Interna é um desafio. Há várias formas de fazê-la, mas o mais importante é escolher formas de mensurar que respondam ao que a gestão da função e do negócio precisa saber.

Pode-se medir, por exemplo, a correta compreensão das mensagens transmitidas, a eficácia da comunicação de liderança ou o retorno de investimento de uma ação ou campanha.

Quero compartilhar contigo um texto que apresenta formas de criar indicadores para mensurar a comunicação interna da sua empresa. Dê uma passada lá e, depois, me diga o que achou!

 

 

Agora que você já conhece os seis passos para se construir um plano de Comunicação Interna, arregace as mangas e comece agora mesmo a fazer seu planejamento para 2020.

Com base nas informações acima, use (e abuse!) da sua criatividade para tornar a Comunicação Interna impactante e vital para sua empresa.