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Bastidores da Trama 18.01.2012

Planejar é preciso

Quando pensamos em empresas ou organizações do século XXI, principalmente no que se refere ao gerenciamento de projetos, torna-se inconcebível a qualquer gestor de área não contemplar um planejamento estratégico de comunicação com vistas ao envolvimento de todas as partes interessadas. O principal objetivo de um plano dessa natureza é o de descrever os processos de comunicação e a forma de administrá-los para garantir que as informações cheguem às pessoas corretamente, dentro do prazo necessário e de maneira economicamente viável e atualizada.

Nesse sentido, identificar problemas ou pontos falhos com antecedência é tão importante quanto definir estratégias para solucioná-los, tornando o trabalho mais assertivo e aumentando a satisfação dos clientes. Apenas para se ter uma ideia, de acordo com o Project Management Institute (PMI), 90% do trabalho de um Gerente de Projetos estão ligados a atividades desempenhadas através da comunicação, pois ela é base e essência para o sucesso do projeto. Além disso, o estudo de benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2010 – mostra que 53,8% das organizações que participaram do estudo confirmaram que a comunicação é a habilidade mais deficiente em seus Gerentes de Projetos. O que acende um alerta vermelho e, ao mesmo tempo, abre portas para agências especializadas nesse tipo de serviço, como é o caso da Trama.

Em 2011, nossa agência viu emergir um número considerável de novos contratos dentro da carteira de clientes que nos procuraram para o estabelecimentos de planos eficazes de comunicação, ora mais voltados ao público interno (campanhas de endomarketing), ora direcionados para os stakeholders, ora para sensibilizar investidores interessados e por aí vai. Como resultado dessas demandas, a Trama aumentou em cerca de 20% o seu faturamento, ao final de 2011, e expandiu sua atuação nas áreas de Mídias Sociais, Endomarketing, Comunicação Interna e Produção de Conteúdo. Um dos destaques fica por conta do job executado para a Votorantim Metais, que envolveu a criação do Manual de Boas Práticas para a Disposição de Rejeitos, com o objetivo de sensibilizar diversos setores da empresa acerca da importância do tema. Além disso, o ano de 2012 começou com duas outras boas notícias: o ingresso no rol de clientes da Produban Brasil (empresa do Grupo Santander da área de engenharia de máquinas, equipamentos e sistemas), que nos contratou para planejamento das ações de endomarketing e comunicação interna, e também da Mezzo Planejamento (assessoria e consultoria econômico-financeira para empresas, governos e entidades associativas que congregam setores e cadeias-produtivas), cujos serviços envolvem assessoria de imprensa, conteúdo e criação/design. Tudo isso apenas denota que muitos já compreendem que a comunicação é realmente o oxigênio das relações interpessoais e combustível para os negócios. Um bom 2012 para todos nós!

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