A fim de homenagear o Dia Internacional do Consumidor (sim, é hoje, dia 15 de março), algumas empresas criaram ações especiais pensando em como mimar seus clientes. Na versão impressa do Jornal Propaganda e Marketing, foi publicada uma matéria muito interessante que aponta 3 ações com esse foco: a Nestlé oferece comunicação com clientes por meio de SMS gratuito para mensagens com até 138 caracteres, o Shopping Vila Olímpia produziu um guia com descontos e promoções oferecidos por suas lojas a serem usufruídos até o dia 15 de abril e o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) distribui material informativo sobre direito do consumidor e superendividamento.

Indo além da simples e inteligente frase “servir bem para servir sempre”, comumente encontrada nos saquinhos do pão nosso de cada dia, é desafiador pensar na motivação que tem levado inúmeras empresas a buscarem formas de agradar o público. Uma das causas apontadas pela mesma matéria, intitulada “Brasileiro exige mais da comunicação”, refere-se à mudança de perfil do consumidor.

A ascensão da classe C fez com que o número de reclamações no Procon aumentasse, já que mais pessoas consomem e exigem qualidade. De acordo com o Procon-SP, são realizados 500 mil atendimentos à população anualmente. Segundo levantamento do Cetelem-Ipsos, o perfil do consumidor brasileiro em 2009 é composto por 45% pertencente à classe C, 40% às classes D/E e 15% às classes A/B. A média da renda familiar das classes A/B é de R$2.586, da classe C de R$1.201 e das classes D/E de R$650.

Isso quer dizer que com a mudança no perfil do cliente deve, ou deveria, mudar a forma como as empresas se comunicam. Aí vai um trecho da matéria, ilustrando essa mudança no modo como o consumidor mais exigente assimila o conteúdo da comunicação das empresas: “Por meio da internet o consumidor não apenas consome a comunicação do anunciante como também pode pesquisar seu histórico e denunciar e reclamar, nas redes sociais, sobre os serviços e produtos das empresas”. Bingo!