Uma boa entrevista pode ampliar em muito o espaço ocupado por uma fonte em uma matéria ou reportagem. Ajuda a empresa a conseguir maior destaque e a se posicionar frente a seus concorrentes.

Porta-vozes bem-preparados podem ajudar a reverter uma crise, contribuem para construir uma imagem mais sólida da marca perante a opinião pública e mantem um bom relacionamento com a mídia.

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O que é Media training?

Media training é um treinamento dos porta-vozes para o relacionamento com a mídia, tanto por meio de entrevistas como por outros meios de contato. É fundamental fazer esse treinamento todo ano para que o executivo entenda e saiba lidar com as mudanças frequentes na mídia.

O media training engloba uma palestra sobre o funcionamento da mídia e apresentação de técnicas de oratória, de melhoria da postura e voz. Faz parte do treinamento a simulação prática de entrevistas e o treino do uso das mensagens-chave que precisam ser reforçadas nas respostas. Além do media training, é possível fazer o social media training, um treinamento para a melhoria da presença digital do executivo nas redes sociais.

Quem deve fazer media training?

Antes de mais nada, é importante definir a lista de executivos que terão o papel de serem os porta-vozes da instituição. Para essa escolha deve-se considerar o cargo e o domínio dos temas. Inclua sempre o alto escalão da empresa (como presidente e diretoria), pois são pessoas que estão mais expostas no dia a dia. Outro ponto, é que pode também ser treinado alguns técnicos que dominam assuntos em profundidade e são normalmente requisitados para entrevistas.

DESCUBRA COMO É PREPARADO O MEDIA TRAINING ABAIXO

 

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Como é preparado o media training?

A preparação do media training é a parte mais estratégica. Antes de ser realizado é essencial conhecer o perfil de cada participante, seus temas de domínio e os pontos sensíveis no relacionamento com a mídia para que o treinamento seja realmente customizado para as necessidades dos participantes.

Antes, é feito um roteiro de perguntas para avaliar o conhecimento e controle emocional do porta-voz. Inclui questionamentos surpreendentes para observar suas reações.

Para um trabalho ainda mais estratégico, é necessário elaborar um position paper, um documento que contém as informações e dados atualizados da empresa e serve de guia para o porta-voz em entrevistas. Ele contém também as principais mensagens-chave institucionais da marca e por tema.

Com o position paper definido previamente ao treinamento, o porta-voz aprende as técnicas já com o discurso a ser usado para cada tema. É possível contratar apenas o treinamento ou também a produção do position paper.

O treinamento pode ser dado em grupo ou individualmente. Com simulações de entrevista para diferentes tipos de mídia – TV, rádio, grande mídia e especializadas. O executivo sempre recebe devolutivas de forma individual sem ser exposto perante os demais.

Dicas para quem vai contratar um media training:

  • Defina os porta-vozes que terão mais contato com a mídia, mas não deixe de incluir no treinamento todo o alto escalão da empresa.
  • Contrate uma empresa que também prepare o position paper com as mensagens-chave. Isso deixa o treinamento mais eficaz e dinâmico;
  • Forneça para a empresa contratada um briefing inicial de cada participante: sua formação, temas de domínio, experiência prévia com mídia, pontos fortes e aqueles a serem melhorados. Acompanhe o treinamento e contribua com seus feedbacks aos participantes;
  • Após o treinamento, peça para os participantes responder a avaliação do curso;
  • Solicite ao RH que os treinamentos de reciclagem sejam anuais e peça para a agência de assessoria de imprensa dar feedback constantes aos porta-vozes.

Quais os principais formatos do media training?

O media training pode ser dado individualmente ou em grupo de forma presencial ou remota, dependendo da demanda da empresa. As sessões individuais podem durar de duas ou três horas, dependendo do nível de domínio do porta-voz e das suas necessidades específicas. Em grupo, a sessão é para até 10 participantes e pode durar até 6 horas.

Como é dado o media training?

O treinamento engloba teoria e prática e pode ainda ter uma sessão adicional de social media training, que prepara o executivo para melhorar sua presença digital, principalmente no Linkedin.

É aplicada uma entrevista emboscada logo quando os participantes chegam ao local. A entrevista é gravada para ser comparada com a entrevista final, demonstrando a evolução do participante. A simulação prática é feita por um jornalista experiente para avaliação inicial de nivelamento.

Após essa parte inicial, é dada a parte teórica por um profissional de grande experiência em comunicação corporativa que explica ao porta-voz como é o funcionamento dos veículos de comunicação; o que a mídia espera de uma boa fonte de informação e qual é a melhor forma de se posicionar perante a mídia em cenários positivos ou negativos.

O objetivo é mostrar aos participantes como o relacionamento com a imprensa pode contribuir para a construção da reputação da organização e qual o a importância das mensagens-chave (key messages) serem reforçadas ao longo da entrevista com a mídia.

Ao final, é feita uma simulação completa de entrevista e o porta-voz recebe de forma privada um feedback dos profissionais. Após o treinamento, ele recebe a gravação da entrevista. Além disso, ele também recebe um relatório analítico que destaca seus pontos fortes e áreas que precisam de mais atenção para melhorar.

Especialista em relações públicas e na gestão da reputação e imagem há 28 anos, o Grupo Trama Reputale já ministrou mais de 600 media training no mercado, preparando alto escalão de grandes empresas como a BMW, Porsche, Volkswagem Serviços Financeiros e centenas de outras empresas públicas e privadas do mercado financeiro, varejo, farmacêutico, indústria, serviços, etc.

Confira entrevista da Leila Gasparindo, CEO do Grupo Trama Reputale sobre Media Training na Record News.