Separei nesse artigo 5 dicas que toda empresa precisa ficar de olho durante a pandemia do novo coronavírus, quando o assunto é Marketing Digital.

 

O avanço da Covid-19 pelo mundo gerou o que muitos chamam de “novo normal”. Isso porque o coronavírus trouxe diversas consequências, como a crise econômica oriunda do fechamento do comércio físico, que inclui lojas e shoppings. E agora?

Bom, mesmo com a retomada, essa realidade fez (e ainda faz) com que os negócios passem por uma reformulação total, que inclui utilizar a internet como ponto principal das estratégias de vendas.

 

“Diante desse novo momento do mercado, todo mundo que gerencia um negócio próprio precisa pensar em como conquistar novos clientes, manter a fidelidade dos antigos e promover iniciativas para reunir um público que acompanhe a empresa nas redes sociais e na internet. Para isso, é fundamental que o gestor gere conteúdo relevante para o nicho que a companhia quer atingir e entenda que cada segmento tem suas ações importantes. Descubra a sua”, explica Leila Gasparindo, CEO do Grupo Trama Comunicação.

 

Durante a pandemia do novo coronavírus, é cada vez mais necessário estar presente no ambiente digital, com o objetivo de reforçar e fixar a autoridade da sua empresa e marca, com a certeza de que esses investimentos vão gerar frutos no futuro. Enquanto algumas companhias estagnaram ou perderam muito com a crise, você pode aproveitar o momento para consolidar o seu negócio.

 

1. Comece pelo básico: arrume a casa

 

Se você não tinha uma boa estratégia de marketing digital, o novo cenário se torna mais complicado. Diante de tantas mudanças e informações, provavelmente, ainda se sente perdido, não é mesmo? Mas calma! Pois ainda dá para contornar isso se tiver em mente a importância de fortalecer rapidamente sua presença online.

Antes de mais nada, você precisa arrumar a casa. Isso significa que o site da sua empresa é o ponto focal nesse momento. Mantenha o seu portal atualizado e gere conteúdo próprio. Não esqueça de atualizar sempre e escolha um visual super atrativo!

Depois, vamos falar das suas entregas. O medo de infecção mudou o comportamento do consumidor, que, além de comprar mais na internet, passou a escolher empresas que mostram todos os cuidados e atendem prazos. Por isso, dê um olhar especial para sua logística. Escolha um parceiro confiável e oriente quanto ao uso de máscaras, álcool em gel e nenhum contato físico.

Ainda dentro desse tópico, vamos falar de contato com o cliente, que sempre foi importante, mas que agora é primordial. Esteja alinhado com todas as tendências, como o WhatsApp Business, ferramenta disponível para fins comerciais, que pode ser um grande amigo do gestor nesse momento.

 

2. Rede Social é fundamental para impulsionar os negócios

 

A internet é uma ferramenta essencial dos dias de hoje, já que muitos profissionais precisam gerar renda por meio de novas atividades. Pense comigo… Se os sites e as redes sociais já tinham um peso considerável nos negócios, agora são as únicas alternativas que algumas pessoas têm.

Por isso, mais do que nunca, invista em marketing digital e garanta seu posicionamento no mercado, repense as estratégias de relacionamento e avalie novos meios de aproximação com o seu público.

Mas, se várias pessoas fazem isso, como posso me destacar? Primeiro, é fundamental aumentar a movimentação das suas redes sociais, com atualizações diárias e informações relevantes para seu público alvo. Tenha uma comunicação assertiva e, claro, escolha os melhores horários para disparar os conteúdos. Engajamento é a palavra do momento! Também faça campanhas e invista em SEO.

Além disso, lembre-se de que elas são ótimos canais para manter relacionamento direto com os clientes. Responda as dúvidas e comentários, interaja e esteja disponível para seus consumidores. Quer sair na frente dos concorrentes? Seja ágil e sempre muito educado nas respostas.

 

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3. Amplie o relacionamento com os Influenciadores Digitais

 

Aqui, o primeiro passo é avaliar o perfil do influenciador. É primordial que ele esteja alinhado com a proposta da sua empresa e que atinja o seu público alvo. Por exemplo, se você vende produtos fitness na pandemia, precisa achar pessoas que treinam em casa, curtem alimentação saudável e sejam reais produtores de conteúdo sobre o assunto. Eles, com certeza, vão fortalecer a sua presença nas redes sociais e ajudar a alavancar seus negócios online. Com a parceria certa, você pode alcançar muitas pessoas.

Essas estratégias também são importantes para conscientizar mais consumidores em potencial sobre sua empresa, marca ou produto. Como especialistas em determinados assuntos, como gastronomia, cultura geek, decoração, beleza e muito mais, os influencers contam com a capacidade de influenciar os seguidores e ajudar os gestores na hora de criar campanhas de marketing direcionadas para um público alvo.

Sabe aquela famosa frase: a melhor propaganda é o boca a boca? Pois é! Os influenciadores trouxeram essa tendência para o ambiente digital e, com isso, podem ajudar a aumentar o alcance da sua empresa. Por isso, as companhias que expandem sua estratégia de marketing digital e fortalecem sua presença nas mídias sociais saem na frente.

 

4. Invista em uma agência de comunicação para estratégias assertivas

 

A melhor forma de atingir o seu público alvo é a comunicação. Afinar as estratégias nesse patamar é algo fundamental, ainda mais durante a pandemia. Uma agência te ajuda a conhecer o público com profundidade, para que você possa oferecer o que ele realmente deseja. Esse movimento aumenta a conexão “marca-consumidor”, impacta indiretamente nas vendas e diretamente no engajamento das plataformas digitais.

Por isso, se você contratar uma agência de relações públicas, como o Grupo Trama Comunicação, terá diversos especialistas de mercado ao seu dispor para analisar todas as frentes: colaboradores, jornalistas, consumidores, seguidores de redes sociais e parceiros. Com suas habilidades, esses profissionais estão prontos para desenvolver campanhas e estratégias digitais assertivas.

Nesse tópico, também é importante falar de SEO. Como a maioria das pessoas usa buscadores para encontrar produtos na internet, essa é uma ferramenta de marketing que faz toda a diferença. Afinal, quanto melhor for seu posicionamento, mais visitantes você terá no seu portal. A agência pode atuar também como consultora nesse sentido.

Conclusão? Se você unir SEO, marketing em rede social e fizer parcerias com influenciadores, terá sucesso e conhecerá muito bem seus clientes e seus interesses.

 

5. Estude!

 

A última dica é que você aproveite o home office para investir na sua capacitação. Hoje em dia, há diversos cursos online disponíveis e alguns até mesmo são gratuitos. Também não podemos esquecer de mencionar diversas lives corporativas, que são feitas para ajudar profissionais de todos os setores. No Instagram da Trama mesmo, você pode conferir várias delas. Essa é a sua oportunidade de aprender coisas novas, para adquirir ainda mais conhecimento e testar novas habilidades.