Blog

comunicacao-interna-pandemia
Comunicação Interna 14.09.2020

Seis dicas para inovar sua Comunicação Interna durante a pandemia

A pandemia e o isolamento social pegaram “todo o mundo” (literalmente!) desprevenido e a maioria dos projetos das empresas foi adiada ou reformulada. Além disso, muitas pessoas começaram a trabalhar de casa e as instituições tiveram de se adaptar à essa nova realidade.

Por isso, nesse texto, vamos dar seis dicas de como inovar na Comunicação Interna durante esse período e, assim, manter os colaboradores engajados, animados e conectados à empresa.

 

Fala e Escuta Ativa

 

alcance-comunicacao-interna

 

Quando estamos trabalhando em esquema de home office, ficamos distantes das nossas equipes presencialmente e muitas vezes não sabemos pelo o que nosso companheiro de trabalho está passando, por isso, uma roda de fala e escuta ativa por semana é uma boa ideia para promover o alinhamento do time, descontração e empatia. Esses encontros não são para falar de trabalho, mas sim para incentivar a conversa informal.

 

 

Plataformas Digitais

 

coletiva-imprensa-pandemia

 

No momento em que estamos vivendo, o uso de plataformas digitais é essencial para a comunicação da empresa. Para manter engajados os colaboradores que estão trabalhando de casa, migre os eventos presenciais para o ambiente digital, como a semana da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) com palestras e conteúdos interessantes para todas as unidades da empresa.

 

Intranet

rede-social-corporativa-topo

 

Abasteça seus colaboradores com conteúdos relacionados à empresa e seus negócios. Traga também temas sobre a pandemia, além de novidades, dicas de lazer em casa com a família e até mesmo pautas de saúde.

 

Eventos online

 

 

Palestras, happy hours, town halls são muito importantes para manter o colaborador motivado. Os assuntos desses eventos podem ser variados, como saúde mental, segurança, ergonomia, entre outros.

 

Gamificação

 

gameficacao-comunicacao-interna

 

Para inovar e encantar seja o público interno ou o público externo, a gamificação é uma ótima opção. Com esses games ou atividades gamificadas, é possível melhorar o trabalho em equipe, a colaboração, as metas e os objetivos da empresa. Atividades como escape digital ou jogo personalizado, por exemplo, permitem à organização trabalhar missão, visão e valores para que fiquem sempre na cabeça do colaborador, de forma lúdica.

 

Home Office

 

home-office-comunicacao-interna

 

Mesmo com a retomada das atividades, muitas empresas ainda estão mantendo seus colaboradores em home office. Para esse público, a Comunicação Interna fundamental para manter o sentimento de pertencimento no funcionário, mesmo à distância.

 

 

Com o passar dos meses, muitas empresas perceberam a importância da Comunicação Interna na prevenção da Covid-19. Por meio dela, podemos combater a disseminação de notícias falsas, amenizar a insegurança dos colaborares, bem como evitar a desmotivação, a exaustão e os problemas psicológicos.

Quando a pandemia do novo coronavírus acabar, vamos seguir colocando em prática uma Comunicação Interna eficiente e inovadora, buscando manter os colaboradores comprometidos e engajados, pois sabemos que ela é um braço forte na retomada dos negócios.

 

 

Sobre o autor

Comentários:
Fazer um comentário
Deixe um Comentário