Segundo pesquisa realizada pela FecomercioSP, quase todos os paulistanos estão nas redes sociais. São mais de 9,35 milhões de pessoas que fazem parte de, ao menos, uma das redes (cerca de 82,73% da população). Entre as pessoas de 18 até 35 anos, o total é ainda maior, 89,54%. Já entre o público que tem entre 35 e 70 anos, o total saltou de 61,05% em 2010 para 73,27%. A Pesquisa sobre Hábitos dos Paulistanos na Internet foi realizada no mês de maio de 2011, com 1.000 entrevistados, no município de São Paulo.

A rede social mais utilizada continua sendo o Orkut, com 74,91% de penetração. O número, contudo, tem diminuído anualmente. Na comparação com a pesquisa de 2010, é 7,17 pontos porcentuais menor. Em caminho inverso, o Facebook tem conquistado cada vez mais usuários. Somente em 2011, o site de relacionamentos registrou um aumento de 30,06 pontos porcentuais na capital paulista, e agora atinge 54,04% de sua população. O Twitter é usado por 19,06% dos paulistanos e o comunicador MSN, por 66,10%.

Os dados apenas reforçam a presença expressiva do universo social na vida das pessoas e a necessidade de relacionar estratégias de comunicação a esses ambientes. Aliás, é com base nessa realidade que o Núcleo de Mídias Sociais, da Trama Comunicação, tem atuado há cerca de dois anos. Com clientes como Experimento, Axyon, Avid Brasil, Kangoo Jumps, Seal Telecom, entre outros, o Núcleo de Mídias Sociais tem desenvolvido estratégias acertadas com vistas à construção e consolidação das marcas nesses canais, assim como ações de relacionamento com os mais diferentes públicos-alvo. Cases bem sucedidos não faltam!