Gestão de Crises a regra é clara: prevenir é melhor que remediar
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Gestão de Crises a regra é clara: prevenir é melhor que remediar

Tenho certeza de que, pelo menos uma vez na vida, você já o ouviu a frase que escolhi para o título desse blogpost, não é mesmo? Na área de Gestão de Crises, mais que um dito popular, essa afirmação é quase uma verdade absoluta.

 

Nós já falamos por aqui sobre o que é uma gestão de crises e, também, como fazer um bom planejamento para esse trabalho. Que tal agora, a gente discutir um pouco como não passar por uma crise?

“Como assim?”, dirá você. E mais: “Minha empresa tem um plano de administração de crises, temos um comitê formado por nossas melhores cabeças, temos inclusive um manual com todas as regras que devemos seguir e os contatos de todos que devemos acionar. Estamos preparados para enfrentar uma crise”.

Exatamente! Esse é o padrão vigente. E tenho certeza de que você trabalhou pra caramba no seu planejamento de Gestão de Crise, certo?

Mas o ponto aqui é evitar que sua organização chegue nessa situação. A maioria das empresas está sempre preparada para enfrentar uma crise, mas nem sempre para evitá-la.

As palavras de ordem nesse contexto são: prevenção, antecipação e mitigação dos riscos antes que eles se transformem em uma crise de grandes proporções.

 

Prevenção e Antecipação

Todas as crises dão sinais antecipados de que estão para acontecer. Ignorar essas indicações pode colocar sua organização numa situação que pode gerar prejuízos financeiros, danos à imagem e à marca da empresa.

Por isso antecipar crises é uma demonstração de responsabilidade. Sua responsabilidade, no caso, enquanto gestor do processo!

 

Mitigação dos Riscos

O ideal não é sua empresa estar preparada para lidar com a crise, mas sim para identificar os potenciais riscos e dar a eles um tratamento antecipado e adequado para que a crise não ocorra.

Já existem no mercado diversas técnicas e metodologias de comunicação combinadas com gestão de riscos que você pode adotar e implantar em sua empresa. Cabe a você avaliar em que estágio se encontra sua empresa e definir qual o caminho que quer adotar para melhorar o nível de controle e segurança que quer alcançar.

As vantagens desta postura são:

  • a segurança que você ganha com a eliminação da maioria dos riscos;
  • a mudança da cultura interna, que leva a todos os funcionários a se interessarem pelo processo;
  • a transformação do comportamento dos dirigentes, que passam a valorizar a prevenção;
  • e, claro, longos períodos de tranquilidade para a empresa.

 


Considere fortemente a prevenção no processo de Gestão de Crises de sua empresa. Esse deve ser o padrão a ser perseguido. E se conseguir fazer isso, esteja certo de que sua organização vai passar para um estágio mais elevado de proteção corporativa.

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