Não importa o porte ou o segmento de atuação: fazer parte do universo digital deixou de ser opção e passou a ser fundamental para qualquer organização. O ambiente online é uma extensão do mundo real e, mais do que isso, aumentou sobremaneira a velocidade e a repercussão de fatos, ideias e debates. Estar fora dele é, de certa forma, estar alheio aos acontecimentos.

As empresas estão percebendo a necessidade de estarem presentes na rede, informando, sendo informadas e interagindo. A Internet possibilita o estreitamento das relações entre organizações e seus públicos. Nesse contexto, há um ano, a Trama criou o núcleo de Mídias Sociais, que tem crescido a passos largos.

Por meio de estratégias e ações planejadas, o núcleo é responsável por cuidar do relacionamento de clientes com seus respectivos públicos, além de desenvolver conteúdo para canais online destas empresas, seja no Facebook, Twitter ou em blogs corporativos.

Realizado pela agência de pesquisas Box 1824, o estudo Sonho Brasileiro nos ajuda a compreender o crescimento do núcleo de Mídias Sociais na Trama. A pesquisa destaca que, atualmente, o Brasil encontra sua primeira geração de jovens nascidos em um mundo hiperconectado. É o grupo dos nativos digitais, formado por pessoas de 18 a 24 anos, as quais exercem forte influência na sociedade.

“Enquanto os mais jovens aspiram ser como eles, os mais velhos inspiram-se em seus valores e comportamentos”, argumenta um dos pesquisadores que participou do estudo, para justificar a importância dos jovens desta faixa etária na criação e disseminação de novas idéias. Em outras palavras, trata-se de um público que deve receber atenção especial. Nesse sentido, nada melhor do que dispor de canais de relacionamento para dialogar e entendê-lo melhor.

O Sonho Brasileiro, aliás, terá destaque na próxima edição da Revista Super Escola, produzida pelo núcleo de Conteúdo da Trama. Pertencente ao sistema de ensino Pueri Domus, a publicação é desenvolvida por nós há seis anos.