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Comunicação Corporativa 25.08.2020

E-commerce: cinco dicas de comunicação em tempos de pandemia

Com o isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus, cada vez mais brasileiros estão redescobrindo o e-commerce e como comprar online. Separei cinco dicas de comunicação integrada para você começar agora a destacar sua loja virtual.

 

De acordo com a Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol), durante a pandemia, as compras eletrônicas (B2C) cresceram de forma acentuada no Brasil e no mundo. Segundo a entidade, durante o período do isolamento, o número de lojas virtuais cresceu, em média, 400% no Brasil. “Houve um salto de 10 mil para 50 m mil aberturas de lojas virtuais por mês”, afirma o executivo. 

Esses números demonstram a importância do e-commerce para qualquer empresa ou empreendedor, sendo assim, soluções de comunicação, que incluem ações de assessoria de imprensa e marketing digital, para divulgar as lojas virtuais são essenciais para o sucesso.

 

Consumidor exigente

Os consumidores estão cada vez mais exigentes com o e-commerce e as empresas tiveram que se adaptar e melhorar seu serviço, aumentando assim digitalização do consumo no Brasil impulsionado pelo isolamento social.

 

Nesse sentido, separei algumas dicas de comunicação em tempos de pandemia para o seu e-commerce bombar: 

 

1) Conheça seu cliente: para garantir uma boa comunicação é necessário conhecer o usuário da loja virtual. Após análise do público, adequar o nível de linguagem é requisito básico já que comprador deve compreender de maneira fácil e imediata as informações registradas na loja; 

 

2) MKT Digital: com o aumento da concorrência, investir em marketing digital se tornou essencial. Portanto, para se comunicar de forma assertiva com seus clientesdevemos utilizar diferentes meios. O e-mail marketing segmentado para sua base de contatos é uma excelente opção para atingir o cliente.

Outra ação é a otimização da plataforma para dispositivos móveis (celulares), utilização do remarketing para visitantes que abandonarem o carrinho, investir em links patrocinados e anúncios, estar presente nas redes sociais e investir em parcerias com blogueiros e influenciadores digitais. 

Escolher a comunicação certa para diferentes plataformas cria a oportunidade de atrair pessoas para o site e aumentar as chances de vendas. Ter atenção nos números da página também é muito importante.

 

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3) Uma boa e bem definida estratégia de SEO: SEO é um acrônimo para Search Engine Optmization, na tradução seria otimização para mecanismos de busca. O SEO é um conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de uma webpage nas páginas de resultados naturais nos sites de busca como o Google, gerando conversões, sejam elas um lead, uma compra, um envio de formulário, etc. 

Algumas atitudes para trabalhar SEO é estruturar um site organizado e claro. Escrever títulos dos produtos corretamente, criar boas descrições, evitar sites em flash e utilizar palavras-chaves auxiliam muito no sucesso desta estratégia.  

Outro ponto importante é a criação de conteúdo exclusivo. O Google leva em consideração diversos critérios para classificar os resultados em uma busca, como por exemplo, o tempo que o visitante fica online na página online, portanto a loja deve ser funcional; 

 

4) Blogs e redes sociais: por falta uma loja físicaos e-commerces devem investir em diversos meios para garantir a comunicação fluída com o cliente final. Os blogs e as redes sociais são excelentes canais para intensificar as ações de marketing digital e gerar tráfego orgânico. A linguagem desses blogs e das redes sociais devem ser claras, interessantes e se adequar ao público que as acessa. Conteúdos exclusivos, dicas, uso de boas imagens devem ser usados;
 

5) Comunicação durante a entrega e pós-venda: uma comunicação efetiva enquanto o cliente espera pela entrega (em caso de produtos) e pós-venda também é essencial. Receber mensagens no celular, e-mails, etc, com‘seu pedido já foi separado para envio’ ou seu pedido está a caminho e será entregue hoje à tarde’ são um ótimo meio de se comunicar com o seu cliente e passar confiança e organização. 

Pedir a opinião dele, após a chegada do produto ou utilização do serviçoquestionando se ´gostaram do equipamento, se está tudo certo, se precisam de algo mais ou tem alguma dúvida’ também são ótimas ações de relações públicas e fidelização de clientes.

 

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Temos vivido essa realidade aqui na Trama com os nossos clientes, investir em uma comunicação eficaz, clara e planejada do seu e-commerce é excelente e traz resultados! 

Espero que as dicas te ajudem bombar a sua loja virtual ou da empresa que você trabalha

Boa sorte! 

 

 

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