A diversidade é uma questão cada vez mais relevante em nossas vidas. Felizmente, empresas e sociedade estão cada vez mais engajadas em discutir e encontrar soluções para promover a inclusão de pessoas de grupos minorizados em todos os âmbitos da sociedade.

Inclusive nas estratégias de comunicação digital e produção de conteúdo muito se fala sobre a importância de não apenas promover pautas, mas utilizar ferramentas que promovam essa inclusão. Um exemplo disso, está nos hábitos de consumo das pessoas: de acordo com uma pesquisa do McKinsey Institute for Black Economic Mobility, 80% das pessoas estão dispostas a trocar de marca se outra oferecesse uma representatividade melhor.

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Como implementar a Diversidade e Inclusão

Refletir a diversidade em nosso conteúdo fortalece a conexão com grupos, plataformas e marcas, especialmente quando nos deparamos com conteúdo que refletem nossa própria identidade ou experiência.

Diante disso, apresentamos aqui cinco motivos para considerar a diversidade como um dos principais pilares da estratégia de conteúdo de sua marca:

1) Ampliação do alcance e engajamento

Ao incorporar uma variedade de perspectivas, culturas e experiências, as empresas têm a oportunidade de alcançar e engajar uma audiência mais diversificada. Um exemplo disso é a Zambon Brasil, um de nossos clientes, que está implementando iniciativas voltadas para “Singularidade e Inclusão”. A empresa considera esse passo importante para cumprir seu propósito, representando valores e comportamentos que promovam um ambiente mais inclusivo entre seus colaboradores.

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2) Criação de conteúdo autêntico

Além de conhecer sua marca e seu público-alvo, lembre-se de que a autenticidade está profundamente ligada à transparência e à humanidade. Ao criar conteúdo, é preciso considerar diferentes culturas e histórias, lembrando sempre que ele é direcionado a pessoas reais e diversificadas. Mostre o lado humano de sua empresa, destacando as pessoas por trás dela, como funcionários, fundadores ou parceiros. A diversidade deve ser abraçada de dentro para fora. A autenticidade é um processo contínuo, e a entrega consistente de conteúdo autêntico ajudará a construir uma base sólida de seguidores leais e fortalecerá a reputação da marca.

3) Construção de confiança e reputação

Antes de incluir a diversidade em seu conteúdo, é necessário incorporá-la em seu negócio. Um processo de diagnóstico de mercado deve ser realizado para descobrir o perfil detalhado de sua persona. Isso pode ser feito por meio de conversas com colaboradores, talks e treinamentos, a fim de entender a diversidade dentro de sua própria empresa.

Para uma estratégia de conteúdo efetiva, é preciso demonstrar um compromisso genuíno com a diversidade, conquistando a confiança e o respeito do público.

Caso queira saber mais sobre a importância da reputação, descubra as 5 áreas da empresa que necessitam de atenção especial e evite crises de reputação.

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4) Comunicação mais efetiva e acessível para todos

A diversidade permite que histórias sejam contadas de forma autêntica, evitando estereótipos e representações equivocadas. Ao buscar a inclusão em seus conteúdos, por meio da acessibilidade no meio digital, é possível promover uma comunicação efetiva, com igualdade de acesso e oportunidades para todos.

Entrevistamos Marta Almeida Gil, coordenadora executiva do Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas, uma organização que se dedica à inclusão social e à defesa dos direitos de pessoas com deficiência nas áreas da educação e do trabalho. Ela conta em nosso podcast como a acessibilidade na comunicação proporciona um ambiente mais inclusivo.

Confira o episódio completo em nosso podcast sobre acessibilidade e inclusão no meio digital.

5) Impacto social positivo

Além de oferecer soluções para auxiliar seus clientes na construção de uma cultura mais diversa e inclusiva, é importante que sua empresa dê o exemplo a partir de ações práticas que envolvam também os colaboradores.

No Grupo Trama Reputale, por exemplo, estabelecemos um Comitê de Diversidade & Inclusão para liderar as conversas sobre o tema. Iniciamos com um censo de D&I, criamos políticas orientadoras, traçamos um plano de comunicação específico, estabelecemos grupos de afinidade e sugerimos ações afirmativas. Ao ampliar nossas perspectivas e agir, podemos fazer a diferença.

Por fim, é importante destacar que a diversidade é fundamental para criar um ambiente mais inclusivo, autêntico e inovador, contribuindo também para a imagem e reputação da empresa. Investir em diversidade não apenas é importante do ponto de vista ético e social, mas também pode ser uma estratégia inteligente de negócios.

Parafraseando o icônico publicitário Leo Burnett: “Não é apenas fazer circular informações, é penetrar nos desejos, crenças e mentes do público”.