Termos fazem parte do universo de comunicação e trabalham para posicionar as marcas de forma estratégica. Saiba, nesse texto, as principais diferenças entre eles e aproveite o melhor de cada um deles na estratégia da sua empresa.

 

A vasta área de comunicação causa algumas percepções confusas para quem não possui informações profundas sobre ela. Um exemplo disso é o comum questionamento sobre a diferença entre o trabalho de Relações Públicas e o de Assessoria de Imprensa.

Nesse artigo vou te ajudar a descobrir as diferenças e como cada um desses serviços pode te ajudar a potencializar a reputação da sua marca.

 

Relações Públicas: o que é?

 

O trabalho na área de Relações Públicas engloba, entre tantas outras coisas, diferentes atividades voltadas a beneficiar a imagem e/ou fortalecer o relacionamento das empresas com públicos estratégicos, os chamados stakeholders, que são todas as pessoas que de alguma forma têm contato, são impactadas ou impactam as atividades de uma companhia, incluindo funcionários, clientes, fornecedores, influenciadores, jornalistas, formadores de opinião, investidores, comunidade, governo, entre outros.

É função do Relações Públicas, portanto, desenvolver estratégias que ajudem as marcas a construir, promover e preservar uma boa reputação junto aos seus públicos, além de favorecer uma aproximação com eles que contribua para que as empresas alcancem seus objetivos de negócios.

As ações e ferramentas por meio das quais este profissional cumpre esta importante tarefa são as mais diversas, desde planos de comunicação e gestão de crises até a criação e gestão de canais de comunicação interna, realização de eventos corporativos, treinamentos relacionados ao universo da comunicação, pesquisas e diagnósticos de imagem, aproximação com influenciadores e formadores de opinião, entre tantos outros.

Este último ponto inclusive – o relacionamento com formadores de opinião, está ligado ao outro conceito que trabalhamos neste texto: a assessoria de imprensa, que se enquadra no hall de atividades que podem vir a ser desempenhadas pelo profissional Relações Públicas. Vamos a mais detalhes sobre isso!

 

O que é Assessoria de Imprensa?

 

O trabalho de assessoria de imprensa consiste em desenvolver um bom relacionamento entre a empresa e jornalistas estratégicos, de forma a contribuir para que assuntos importantes da companhia – e que tenham interesse público e midiático – ganhem espaço em veículos de comunicação relevantes, que por sua vez alcançam os públicos de interesse das marcas.

As ferramentas utilizadas são inúmeras, como divulgação de press releases sobre novidades da empresa, envio de press kits para jornalistas e influenciadores, eventos, coletivas de imprensa, encontros de aproximação, entre tantos outros.

O assessor é capaz de entender e direcionar quando e como desenvolver cada ação de acordo com os objetivos de comunicação e negócios de cada empresa.

Além de colaborar na construção e manutenção da imagem positiva da empresa, o assessor de imprensa é capaz de traças estratégias que ajudam a evitar e gerenciar possíveis crises na imagem da companhia. Com as grandes propagações de fake news e a alta velocidade de compartilhamento da informação, é essencial que o profissional esteja atualizado e em contato diário com a mídia para atuar de forma eficiente na gestão desse trabalho.

Os jornalistas são considerados formadores de opinião e a visão que possuem sobre a marca pode ter um alcance e impacto considerável em seus leitores, telespectadores ou ouvintes, dependendo da plataforma. Sendo assim, é importante que o assessor trabalhe em parceria com os veículos para que consiga desenvolver e posicionar a empresa de forma positiva.