Antes, os influenciadores digitais eram conhecidos por influenciar pessoas ao consumo. Agora, eles são os creators, os influencers que querem ser reconhecidos pela criação de conteúdo de qualidade. Entenda melhor essa nova tendência das redes sociais.

 

Há algum tempo, os profissionais que estudam as redes sociais e o relacionamento com influenciadores digitais abordam o termo “creators”.

A mudança de nome significa que os influencers passaram a ser vistos além da sua capacidade de influenciar outros a consumir algo. Agora, eles são reconhecidos como geradores de conteúdo de qualidade.

 

Quem são os creators?

Além de possuírem a forte presença que os influenciadores trouxeram para as estratégias de campanhas digitais, os creators sabem gerar conteúdo de qualidade e de acordo com o interesse da sua audiência.

Eles possuem uma sinergia grande com os seguidores e com as marcas com as quais conseguem trabalhar, por isso, criam um vínculo natural sendo uma ponte entre ambos.

Dê uma navegada pelos perfis de:

 

influencers

 

Elas são três exemplos de influenciadoras digitais que migraram para o universo dos creators. A Pugliesi se aproxima mais de marcas do segmento fitness; a Shantal Verdelho tem uma pegada mais lifestyle; e a Camila Coutinho é a creator preferida das marcas de beleza.

Passeie pelos perfis e depois volte aqui para comentar o que achou 😉

Propósito – a palavra do momento

Com os influenciadores digitais, as marcas estavam de olho na quantidade de pessoas de um perfil e na habilidade do influencer de gerar likes. Mas, com o tempo, a publicidade passou a não ser mais o suficiente.

Isso porque as pessoas hoje em dia buscam se envolver com empresas que têm um propósito maior do que a propaganda, ou seja, querem conteúdo de verdade e que seja relevante. E é justamente isso que vai trazer engajamento e, portanto, vai fazer a ação valer a pena.

Por isso, “propósito” é uma palavra importante no momento. Portanto, a primeira coisa que você deve responder antes de uma ação nas redes sociais é: “qual é o propósito de tudo isso? Como minha empresa está ajudando as pessoas ou a sociedade?”.

 

Você conhece o Instagram Creator Accounts?

É uma ferramenta que o Instagram elaborou, exclusivamente, para os criadores de conteúdo. Por meio dela, os creators conseguem filtrar os directs e obter mais detalhes sobre seguidores e interação.

Dentre as diversas informações disponíveis estão:

  • número total de seguidores;
  • pessoas que deixaram de seguir o perfil;
  • análise de Stories e do IGTV com taxas de abandono para entender a perda de audiência;
  • e classificação de conexões importantes.

Além disso, no quesito “interações” há dois pontos importantes:

  • Seleção – os creators conseguem definir as pessoas que podem e as que não podem manter uma conexão com seus perfis;
  • Marcação – onde as mensagens podem ser classificadas como lidas, não lidas e sinalizadas.

 

Todos esses dados mais analíticos servem para que o creator conheça melhor o seu engajamento. Isso é útil tanto para a melhora de conteúdo quanto para proporcionar melhores experiências aos seguidores.

 

creator

 

O conteúdo vai além de uma boa foto no feed do Instagram e dicas de selfie. Informações mais relevantes, personalizadas e autênticas ganharam espaço e viraram negócio. Foi justamente essa era de novas oportunidades, que fez o influenciador virar creator. Elas, aliás, são diversas! E marcam a ligação de um trabalho que deve ser feito em conjunto: agências digitais, relações públicas, marcas e plataformas.

“Minha mensagem vai para os dois lados: nada é tão simples. Precisa estudar, aprofundar e se planejar. Creators têm que saber o que eles estão colocando na mesa e quanto isso custa, e marcas também precisam entender o que estão pedindo como resultado e formas de entrega”, conclui Bia Granja, Co-founder e CCO da YOUPIX.