Já entramos no segundo semestre do ano e você já sabe o que vem pela frente: o planejamento das ações de comunicação da sua empresa, não é mesmo? E para ajudar você nessa tarefa, apresentamos aqui um diagnóstico exclusivo sobre os principais desafios da comunicação interna para 2019.

 

Passada a euforia com a Copa do Mundo e com as eleições presidenciais se aproximando, muitos executivos e gestores já começam a planejar o próximo ano fiscal de suas organizações.

É bem verdade que alguns setores da indústria, como o de bens duráveis, ainda sofrem para se recuperar diante do atual cenário econômico, marcado por incertezas. Apenas para se ter uma ideia, segundo o IBGE, a produção da indústria de bens duráveis recuou 27,4% em maio/18, ante o mês anterior, a maior queda na série histórica do segmento, iniciada em fevereiro de 2002. Peças para veículos automotores, reboques e carrocerias, itens da linha marrom, da linha branca e o setor moveleiro são os que mais sofreram.

Diante desse contexto, o planejamento precisa ser antecipado e se mostrar cada vez mais eficaz, com as estratégias de negócios devidamente alinhadas e muito bem comunicadas para os times. Não dá para agir no escuro ou no embalo das oscilações de mercado. E isso também se reflete na Comunicação Interna, cujo anseio se traduz em uma única palavrinha: engajamento.

 

Os desafios que se apresentam na Comunicação Interna

Entre dezembro/17 e fevereiro/18, realizamos uma pesquisa com supervisores, coordenadores, gerentes, diretores e CEOs de empresas dos mais variados portes e regiões do País, que foram convidados a responder espontaneamente um questionário acerca das suas estratégias comunicacionais previstas para 2019.

Sessenta e seis líderes das áreas de Comunicação, Marketing e Recursos Humanos nos deram um horizonte sobre suas demandas e desafios e em que tipos de projetos comunicacionais pretendem aportar recursos, mesmo diante de equipes internas ainda reduzidas e com budgets bem menos volumosos do que há quatro ou cinco anos.

 

Principais Temas que nortearão o mindset dos gestores de Comunicação Interna: 

  1. cultura e valores organizacionais (68,18%);
  2. objetivos e estratégias de negócios (59,09%);
  3. engajamento (54,54%); e
  4. inovação (48,48%).

 

Vale lembrar que temas como compliance, sustentabilidade e diversidade também foram mencionados como importantes, embora em menores proporções de interesse.

 

O papel das lideranças na Comunicação Interna

Quando questionados sobre a comunicação praticada por gestores em suas empresas e sobre o interesse de investimento nesse aspecto em 2019, a esmagadora maioria afirmou pretender investir em treinamentos que aperfeiçoem tal competência, sobretudo no que tange à clareza de informações que estes devem repassar às equipes.

Outros indicadores que nos chamaram a atenção foram:

  • campanhas e treinamentos para gestores aprenderem a dar feedback (46,96%);
  • treinamentos para uso de mensagens-chave com vistas a fortalecer os valores organizacionais junto às equipes (40,9%).

 

Canais, ações e projetos – os queridinhos da Comunicação Interna para 2019

Em relação aos canais, ações e projetos de comunicação, figuram como líderes do ranking:

  1. Canais digitais (51,51%);
  2. Planejamento de comunicação interna (42,42%);
  3. Vídeos e outros recursos similares para compartilhamento via programas de mensagens instantâneas, como o Whatsapp, por exemplo (37,87%).

 

Destaque ainda para a comunicação “face-to-face”, intranet e programas de formação da rede de multiplicadores, já bastante utilizadas pelos entrevistados das empresas diagnosticadas, que afirmaram terem o real interesse em ampliar tais plataformas, até como meio de democratizar ainda mais a organização, trocando mais conhecimento com a base e estimulando o protagonismo autoral junto a colaboradores que jamais pensaram em atuar também dentro desse prisma comunicacional.

 

Canais, ações e projetos – o que estará em baixa na Comunicação Interna

Na contramão dos investimentos, muitos entrevistados pretendem excluir ou reduzir a comunicação por meio de:

  1. revistas corporativas (42,42%);
  2. envio de SMS (33,33%)
  3. pop-ups nos desktops (30,30%).

 

O “X” da mensuração

Outro apontamento diz respeito à importância da mensuração:

  • 86% dos entrevistados a consideram muito importante;
  • Porém, quase 67% deles afirmam que suas áreas nem sempre conseguem apresentar os resultados gerados com as ações de comunicação interna para o negócio como um todo (ROI);
  • 68,18% lançam mão de pesquisas de clima, qualidade e segurança como métrica de comunicação e engajamento;
  • Outros 54,54% disseram que costumam realizar diagnósticos específicos de comunicação com tal finalidade;
  • taxas de abertura, visualizações e cliques de e-mails (37,87%);
  • indicadores de acesso na intranet (33,33%).

 

E você: como sua organização tem investido em comunicação interna nos últimos tempos? Os meses de setembro e outubro costumam ser o período de planejamento para o próximo ano (2019).

E a Trama Comunicação pode te ajudar nisso, compartilhando nossas experiências e cases, auxiliando sua empresa a criar uma narrativa única, alinhada ao negócio e inspiradora.

Venha bater um papo com a gente!