Profissionais que assumem cargos de liderança sabem como ser bons comunicadores? A resposta, na maioria das vezes, é: NÃO.

No entanto, 74% dos comunicadores que participaram da pesquisa Tendências em Comunicação Interna 2023, apresentada pela Aberje em 1º de março de 2023, declararam que engajar lideranças como comunicadores é o principal desafio de Comunicação Interna nas empresas.

Essa mesma pesquisa revelou mais dois desafios que estão intrinsicamente ligados à necessidade de que os líderes sejam agentes de comunicação com os colaboradores :  comunicar a estratégia e cultura da empresa (54%) e gerenciar o excesso de informações (51%).

Contar com lideranças preparadas para atuar como líderes comunicadores pode ser o caminho ideal para enfrentar  esses desafios apontados pelos comunicadores em 2023.

Indo mais além, a  pesquisa sobre as tendências em comunicação interna 2023 da Aberje não parou por aí. Houve espaço para que os comunicadores apresentassem, de forma espontânea, suas principais preocupações, além das já apontadas nas questões de múltipla escolha. São elas:

  • Atuar de forma mais estratégica;
  • Descentralizar cada vez mais a produção de conteúdo e o exercício da influência;
  • Evoluir para mensagens cada vez mais humanizadas;
  • Ampliar a potencializar o uso da tecnologia.

Pois é, parece que os principais desafios de CI em 2023 levam à liderança comunicadora.  Mas é sempre bom lembrar do que foi comentado no início desse artigo: nem todo líder é um líder comunicador. Portanto, junto com a necessidade de engajar a liderança como comunicadores, é preciso que as áreas de comunicação se conscientizem sobre o papel que têm a desempenhar para que esse desejo se torne realidade. E aí vão as cinco dicas de ouro que todo comunicador precisa saber para ter líderes comunicadores engajados.

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5 dicas para Comunicação Interna:

1) Invista na capacitação da liderança

É preciso deixar clara a diferença entre informar (foco na mensagem) e comunicar (foco em quem recebe a mensagem). É preciso também explicar que o uso de mensagens-chave sobre os objetivos e valores organizacionais é o caminho adequado para se estabelecer uma comunicação clara e repleta de sentido.

2) Comunicar tem que fazer parte das atividades normais dos líderes

Comunicação precisa ser vista pela liderança como um facilitador dos processos de gestão de equipe e não como uma tarefa a mais a ser executada.

3) Líderes não são cachoeiras para cascatear informações

Não adianta encher a caixa de entrada de e-mail dos líderes com textos e conteúdos esperando que eles façam o tal do “cascateamento” da informação. É preciso apoiá-los com materiais criativos e sugestões de como tornar a comunicação mais dialógica e interativa.

4) Invista na liderança imediata

Minha tese de doutorado sobre a influência dos processos de comunicação interna no vínculo do comprometimento indicou que a comunicação do líder imediato promove o diálogo, a confiança e atenção às necessidades pessoais dos colaboradores. Dessa forma, quanto melhor os líderes imediatos se comunicarem com suas equipes mais fácil será alcançar o desafio dos comunicadores de descentralizar o exercício da influência.

5) Líderes engajam mais quando usam valores pessoais para falar de resultados

Nada cria mais distanciamento e falta de confiança nos líderes do que práticas corporativas que os colocam em posição de superioridade inalcançável. Se o tema for “divulgação dos resultados do trimestre”, por exemplo, além de caprichar na preparação das informações com dados e fatos, é preciso passar emoção no ato comunicacional, elencando os valores pessoais e empresariais que levaram a organização ao alcance dos resultados divulgados.

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O Grupo Trama Reputale desenvolveu um treinamento intitulado O Líder Comunicador, que pode ser ministrado de forma presencial ou remota para grupos de média e alta liderança. O conteúdo do treinamento pode ser customizado e modulado para as necessidades específicas dos clientes.

Diversas técnicas de comunicação interpessoal são ensinadas, mas de forma resumida, a capacitação inclui temas como a diferença entre informar e comunicar; ensina técnicas de uso de mensagens-chave na comunicação diária com equipes, clientes e demais stakeholders; aplica exercícios sobre a importância da comunicação não-verbal, entre outras atividades que têm o potencial de transformar a vida profissional e pessoal dos participantes.

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