Em pesquisa recente, a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape) afirmou que as medidas tomadas a partir das restrições do coronavírus chegaram a cancelar mais de 800 mil eventos no país durante 2020 e 2021, atingindo 97% do setor, que é responsável por 4,32% do PIB brasileiro e chega a movimentar mais de R$ 270 bilhões anuais. A boa notícia é que após dois anos de pausa por conta da pandemia, os eventos presenciais voltaram com tudo.

Apesar dessa retomada, o digital segue sendo um importante canal para promoção dessas atividades offline. Segundo dados da pesquisa Digital 2022: Global Overview, da We Are Social em parceria com a Hootsuite, 4.62 bilhões de pessoas possuem pelo menos um perfil ativo nas redes sociais, o que representa cerca de 58% da população mundial. Dados como esse, nos mostram a importância de inserir as marcas nesse cenário, especialmente diante da retomada dos eventos presenciais, tornando as coberturas para redes sociais em tempo real cada vez mais indispensáveis.

“Os eventos são essenciais nas ações de marketing ou relações públicas de uma marca. Sejam próprios ou participações em feiras e congressos, este tipo de ação permite a aproximação com públicos estratégicos e visibilidade de marca. Para ampliar esse alcance, a cobertura nas mídias sociais é essencial, já que permite que milhões de pessoas acompanhem o conteúdo e participem ativamente mesmo à distância.”  Afirma Fernanda Bueno, Coordenadora de Estratégias Digitais do Grupo Trama Reputale.

Foto do Perfil de Fernanda Bueno

coordenadora de estratégias digitais do Grupo Trama Reputale.

Pensando nisso e, para te ajudar nas estratégias de cobertura do seu evento, preparamos seis dicas, do planejamento a ideias de conteúdo, para você melhorar a performance de sua presença digital. Confira abaixo.

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1) Monte um cronograma

O primeiro passo de qualquer ação de marketing digital é o planejamento, por isso, cerca de três meses antes do evento, monte um cronograma com todas as atividades que deseja cobrir: escolha os formatos (carrossel, vídeo, card, etc), os dias e horários de acordo com a programação e quais serão os responsáveis pelo conteúdo. Organização é tudo.

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2) Invista em conteúdo audiovisual

Os vídeos são interativos e dinâmicos, por isso acabam prendendo mais a atenção  do público, além de terem mais alcance em redes sociais, como o Instagram, aumentando a performance e engajamento em sua página. De acordo com a Emplifier, plataforma de marketing digital, utilizar o Reels pode aumentar em até 40% o engajamento de sua marca.

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3) Fale de tudo um pouco

Sabemos que é quase impossível mostrar tudo o que está acontecendo em tempo real durante um evento, especialmente se for uma feira ou congresso, porém é possível fazer compilados dos acontecimentos por meio de carrosséis ou vídeos, e assim seu público ficará por dentro do que está acontecendo.

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4) Traga bastidores e conteúdos exclusivos

As pessoas têm curiosidade em descobrir como os eventos são produzidos, por isso, se conseguir acesso a informações exclusivas, que não sejam confidenciais, ou bastidores do evento, será muito interessante. Os usuários adoram “spoilers” e assim, terão a sensação de serem privilegiados.

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5) Inclua o público no conteúdo

Interaja com seu público. Faça conteúdos como entrevistas e depoimentos dos participantes do evento, convidando-os a falar suas impressões a respeito do evento e o que gostariam de encontrar em próximas edições. A gamificação também pode ser uma boa ideia tanto para interação no evento, quanto na produção de conteúdo para as redes.

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6) Traga os porta-vozes para as mídias sociais

Convidar a liderança e as pessoas responsáveis pelo evento para darem depoimentos pode ser uma ótima maneira de gerar conteúdo para suas mídias sociais. Antes, durante ou após o evento é possível fazer entrevistas simples aos convidados, isso humaniza a marca e o evento, além de dar ao público um gostinho de quero mais.

Case de Sucesso – IHRSA FITNESS BRASIL

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IHRSA é a principal associação mundial de empresas do mercado fitness e de bem-estar do mundo. Todos os anos a empresa realiza, em parceria com a Fitness Brasil, o maior evento da indústria do fitness, da saúde e do bem-estar da América Latina: a IHRSA Fitness Brasil.

O Grupo Trama Reputale realiza essa cobertura digital há mais de cinco anos, executando o planejamento, produção e edição de todo conteúdo que é publicado nas redes da marca.

Em 2022, após dois anos de evento online por conta da pandemia, a feira voltou a ser realizada presencialmente no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

Na edição deste ano, nossa equipe preparou conteúdos para as redes da marca, como:

  • Reels de entrevista com o palestrante Gustavo Borges, campeão olímpico de natação;
  •  Reels com depoimento dos visitantes do evento;
  • Postagens com compilado de atividades do dia;
  • Postagens com quotes interessantes e inspiradores das palestras;
  • Depoimento dos expositores.

E muito mais! Você também pode conferir tudo no perfil da IHRSA Brasil, e no vídeo sobre o evento.

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Confira alguns resultados da cobertura do evento em 2022:

  •  47 publicações no feed;
  •  162 stories no Instagram;
  • + de 13K interações nas publicações;
  • + de 169K reproduções em conteúdos audiovisuais;
  • + de 75K impressões nas publicações;
  • + de 220K pessoas alcançadas com publicações;
  • + de 3,5K novos seguidores durante o evento;
  • 95,3% de taxa de engajamento do perfil.

Esses números mostram como uma cobertura de evento pode trazer mais visibilidade a sua marca, além de aumentar sua base de seguidores e seu engajamento.

Coloque em prática

Após essas seis dicas você já sabe como uma cobertura de evento é essencial para o sucesso de sua campanha e super necessária para a gestão de presença digital de sua marca.

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