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Assessoria de Imprensa 30.04.2021

Globo, Folha, UOL – Dicas para sua marca aparecer na Grande Imprensa

É desejo de toda empresa que contrata o serviço de uma Assessoria de Imprensa aparecer nos grandes veículos de comunicação. Você também chegou nesse texto por esse motivo, né? Então continue a leitura e saiba como tornar esse desejo uma realidade.

 

“Entrar” em um grande veículo de imprensa é uma tarefa árdua e que requer muito jogo de cintura. E uma tarefa que não depende apenas da equipe de Assessoria de Imprensa, mas também das empresas e marcas que desejam ganhar essa partida.

Jornal Nacional, Fantástico, Folha de S. Paulo, UOL. São espaços nobres da imprensa, que demoram tempo para conquistar, mas… são espaços possíveis! E muito!

Separei nesse texto 4 dicas para que a sua marca apareça na grande imprensa. Conheça cada uma delas e comece a trabalhar agora mesmo com seu time de imprensa.

 

Dica 1: Tempo, tempo, tempo

 

Tempo é a principal arma de um assessor de imprensa. Afinal, por que o tempo é tão importante? Quando as informações chegam com antecedência para os assessores, é possível desenvolver e trabalhar com uma sugestão de pauta mais assertiva, ou seja, escolher a dedo o jornalista que iremos conversar para “vender” a pauta; teremos tempo para preparar o porta-voz para a entrevista, caso necessário; e separar imagens de divulgação.

Com tempo é possível preparar uma comunicação clara e coesa e, acima de tudo, estratégica. Mas para que isso aconteça, é fundamental que o cliente entenda a sua necessidade e evite ficar pressionando para obter resultados rápidos.

 

Dica 2: Construção de Relacionamento

 

Construir um relacionamento com jornalistas é uma tarefa essencial e complicada. Complicada porque, para que isso aconteça, você precisa entender quem é o jornalista, sobre o que escreve e até mesmo onde trabalhou e, para isso você irá investir algumas horas de trabalho.

Comece produzindo uma sugestão de pauta para enviar ao profissional selecionado, com detalhes sobre o tema abordado, porta-voz/personagem e informações detalhadas. Novamente, como pode ser percebido, o tempo é imprescindível para gerar um relacionamento duradouro, confiável e transparente, como qualquer relacionamento que buscamos em nossas vidas.

Claro que apenas produzir esse conteúdo e ligar uma única vez para o jornalista não garantirá uma relação próxima, por isso a importância do relacionamento nos bastidores. Antes da entrevista acontecer, você terá muito chão para percorrer.

Pergunte qual meio o jornalista prefere usar para se comunicar (e-mail, whatsapp ou telefone), entenda como você pode ajudá-lo, seja para achar uma fonte ou personagem, e seja totalmente sincero.

Dica importante: mesmo depois de você fechar uma entrevista com um jornal de forma exclusiva, não perca o contato. A base dos profissionais de comunicação é o relacionamento e isso irá ajudar a sua empresa a alcançar e manter uma boa reputação perante a opinião pública e seus consumidores. Por isso, mantenha sempre o contato!

 

Dica 3: Conheça o seu Público-Alvo

 

É fundamental que tanto o cliente quanto a assessoria conheçam a fundo o seu público-alvo para, a partir disso, adotar a melhor estratégia de divulgação. Como devo me comunicar? Qual canal deve ser o meu foco? Grande imprensa ou veículos nichados? As respostas para essas perguntam é um dos motivos que valorizam e destacam o trabalho de uma assessoria de imprensa.

Essa identificação serve para definir qual veículo queremos atingir, de acordo com os seus leitores. Por exemplo: se o meu público é B2B (business for business), talvez uma ótima opção seja o Valor Econômico; ou se pauta é focada em inovações tecnológicas, a Revista Exame ou Canaltech, que é mais nichado, são ótimas opções.

 

Dica 4: Mais do que discurso, uma realidade.

 

Esse é, talvez, a dica mais importante: para conquistar um espaço nobre na imprensa, é preciso ter mais do que discurso, mais do que um bom release. É preciso ter uma boa história real que envolve sua empresa ou marca. É preciso criar uma narrativa sólida e que chame atenção não só do jornalista, mas do público de “massa” que esses veículos atingem.

Veja alguns exemplos de espaços conquistados pelo nosso time de Assessoria de Imprensa – em parceria com nossos clientes:

 

intelbras-globo
Reportagem na afiliada da TV Globo em Santa Catarina – Cliente: Intelbras

 

penalty-estadao
Matéria no jornal O Estado de São Paulo – Cliente: Penalty

 

rodonaves-estadao
Reportagem no Caderno Estradão, do O Estado de São Paulo – Cliente: Rodonaves

 

 

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