O clipping é uma ferramenta essencial para a análise do relacionamento com jornalistas e ajuda na visualização dos resultados obtidos junto à imprensa. Nesse texto, explico melhor o que é um clipping e como torná-lo indispensável para sua estratégia de comunicação.

 

Parte do trabalho de Assessoria de Imprensa é o monitoramento das informações das empresas na mídia, seja ela online ou offline. Com isso, o assessor consegue estar ciente de tudo que é falado e publicado sobre a marca e consegue evitar a propagação de matérias mal intencionadas, crises e um posicionamento inadequado.

 

O que é um Clipping?

 

Clipping vem do inglês, onde ‘clip’ significa ‘grampear’, uma alusão aos recortes de jornais juntos como um arquivo. Esse controle de matérias é capaz de fornecer informações que podem ser analisadas criteriosamente pela equipe para diversos fins, como entender melhor os concorrentes e mostrar para o cliente os resultados do investimento.

 

Como pode ser feito um Clipping?

 

Existem empresas intituladas de ‘clippadoras’, que fazem o levantamento dos resultados alcançados pelo assessor de imprensa diariamente. Com o trabalho em conjunto, elas conseguem enviar uma newsletter com as principais notícias alcançadas na mídia e sugestão de matérias do setor ou concorrentes. As clippadoras são indicadas para grandes corporações que possuem um volume de publicações muito maior do que o assessor é capaz de coletar manualmente, já que possuem um custo extra ao cliente.

Com o levantamento feito pela própria assessoria de imprensa, o ideal é que diariamente o cliente receba todas as matérias que saírem sobre ele na imprensa, analisando o tom de cada uma delas e informando ao cliente os principais pontos.

 

Quais as vantagens de ter um Clipping na sua estratégia?

 

Com o levantamento feito e o clipping em mãos, é possível realizar diversas análises do material. Como quais editorias a empresa possui maior presença, entender se a imagem na imprensa é positiva ou negativa, o que precisa ser melhorado, qual imagem os porta-vozes da empresa transmitem e avaliar a presença da marca em comparação aos concorrentes.

 

Relatório mensal

Além do acompanhamento diário das notícias, um relatório mensal é indicado para a apresentação mais elaborada dos resultados para a empresa. Muitos profissionais de marketing usam o material produzido pela assessoria de imprensa para compartilhar internamente e mostrar aos colaboradores o alcance do trabalho.

No relatório, são enviadas todas as ações produzidas, com imagens e links para que sejam guardados pela empresa, incluindo as informações ações desenvolvidas pela assessoria de imprensa no período, como sugestões de pautas, press kits, marketing de influência e outros detalhes.

Além disso, as matérias e conteúdos desenvolvidos fazem parte do processo de construção da reputação da empresa.

 

Centimetragem

A análise de centimetragem consiste na contagem do valor equivalente em publicidade que aquela matéria teria se não tivesse sido publicada através do relacionamento gerado pelo assessor. Por exemplo, caso a empresa consiga uma publicação em meia página de um grande veículo de circulação nacional, ele é capaz de entender qual valor teria que investir para ter essa mesma visibilidade em caso de publicidade.

Essa é mais uma forma de mostrar o valor do trabalho da assessoria de imprensa e ajudar o cliente a entender a importância de bons relacionamentos e conteúdos. O clipping é uma ferramenta essencial para o trabalho de assessoria de imprensa, ele ajuda o assessor e a empresa entenderem e visualizarem melhor o trabalho que está sendo feito e o relacionamento que está sendo desenvolvido com os jornalistas.