Jornada Ardagh 2018

Objetivo

Fornecedor líder de soluções de embalagem de valor agregado e infinitamente reciclável de metal e vidro, a Ardagh é uma empresa de origem irlandesa e tem uma presença verdadeiramente global. Opera em mais de 100 instalações de produção de metal e vidro em 22 países, empregando mais de 23 mil pessoas e com vendas globais na ordem de US$ 9 bilhões ao ano.

Com pouco mais de três anos no Brasil, a Ardagh detectou a necessidade de reforçar a sua cultura organizacional, através da disseminação de seus valores junto aos colaboradores no País. Tudo porque a estratégia de penetração da empresa no mercado nacional deu-se por intermédio de aquisições de outros players que já operavam no Brasil, o que originou uma verdadeira “colcha de retalhos” em termos de aderência a uma cultura única, alinhada e inspiracional.

Dessa forma, o objetivo do projeto era despertar o orgulho de pertencer à cultura Ardagh, tornando tangível a prática dos valores no dia a dia da companhia, alinhando os mesmos às estratégias de negócios e reconhecendo os colaboradores por essa aderência.

 

Desafios

icon-publico-alvo

Público-Alvo

Aproximar os colaboradores brasileiros dos valores globais que norteiam o negócio da empresa, criando uma conexão emocional com a marca e seu propósito.

icon-planejamento

Reforço da Cultura

Disseminar e reforçar a cultura da companhia por meio de ações experienciais que tornassem os valores mais “presentes” em toda e qualquer atividade diária, das mais corriqueiras às mais inovadoras.

icon-pesquisa

Foco no Brasil

Aproximar os colaboradores brasileiros da cultura organizacional global sem perder as características
que marcam verdadeiramente o nosso povo.

Estratégias e Ações Táticas

 

Desenvolver uma campanha de comunicação interna que fosse diferente de uma “ação de mão única”, uma vez que a Ardagh tem como pilar organizacional o trabalho em equipe e a adoção de uma visão colaborativa em seu jeito de fazer negócios.

jornada-ardagh-case-ci

 

Traduzir os valores do grupo e embalá-los numa identidade visual única, brasileira e alinhada para promover o engajamento.

jornada-ardagh-case-ci

 

Promover a interação dos colaboradores para colocar em prática cada um dos valores da companhia.

Sugerimos o uso da expressão “Jornada”, por ser representativa do momento vivido pela companhia e seus colaboradores. Com selo e lettering que trazem elementos-chave do core business da empresa (embalagens), estabelecendo uma fácil e rápida  identificação com o projeto.

 

Premiar e reconhecer as pessoas mais aderentes aos valores, criando espaços de fala e escuta ativa, ou seja, considerando verdadeiramente a opinião de todos os profissionais que estão na empresa.

jornada-ardagh-case-ci
jornada-ardagh-case-ci

A mecânica

Trajeto – Cada fase trouxe um valor ou prioridade estratégica como tema, convidando os colaboradores a participarem de ações de engajamento relacionadas à vivência desses pilares.

Tarefas – As ações foram promovidas em forma de tarefas a serem cumpridas individual ou coletivamente, as quais deviam, ao final, contemplar aqueles que tivessem cumprido todos os  requisitos ou a maior parte deles.

Destino – Ao final da campanha, um colaborador por unidade foi premiado com uma viagem para conhecer uma das unidades da companhia. Apenas aqueles que cumpriram todas as tarefas foram escolhidos. E, caso houvesse um empate, o colaborador seria escolhido por sorteio.

 

FASES DA JORNADA

  • Nossa Estratégia: Álbum de Figurinhas – os colaboradores, em duplas, trocaram figurinhas para preencher um álbum que, depois de completo, revelava o plano estratégico da companhia.
  • Momento Ardagh: Momento com a família e produtos da Ardagh – Nesta etapa, os colaboradores foram desafiados a registrar em uma foto um acontecimento que representava a confiança no propósito e naquilo que a empresa faz.
  • Somos a Diferença: Ação Social – os colaboradores também mostraram que o trabalho em equipe faz a diferença para ajudar aqueles que necessitam, por meio de uma arrecadação de alimentos e outros itens para instituições.
  • Jeito de Ser: Game – Por fim, os colaboradores puderam demonstrar o quanto conheciam a cultura da empresa em um quiz que apresentou situações reais vivenciadas na organização e possíveis atitudes que levavam à resolução delas.

 

Resultados

Ao final da campanha, 04 colaboradores que acumularam mais vistos no seu passaporte

ganharam uma viagem com acompanhante para conhecer uma das plantas da empresa.

425

colaboradores participaram da campanha

71%

de taxa de engajamento

80

colaboradores concluíram o álbum de figurinhas que revelou a Nossa Estratégia

47%

dos colaboradores concluíram o game Jeito de Ser

283

colaboradores enviaram mais de 70 fotos para ilustrar o seu Momento Ardagh

500

mais de meia tonelada de alimentos e cerca de 1.600 itens de limpeza e higiene pessoal doados na etapa Somos a Diferença

GOSTOU DO CASE? ENTRE EM CONTATO!