Objetivo
Fornecedor líder de soluções de embalagem de valor agregado e infinitamente reciclável de metal e vidro, a Ardagh é uma empresa de origem irlandesa e tem uma presença verdadeiramente global. Opera em mais de 100 instalações de produção de metal e vidro em 22 países, empregando mais de 23 mil pessoas e com vendas globais na ordem de US$ 9 bilhões ao ano.
Com pouco mais de três anos no Brasil, a Ardagh detectou a necessidade de reforçar a sua cultura organizacional, através da disseminação de seus valores junto aos colaboradores no País. Tudo porque a estratégia de penetração da empresa no mercado nacional deu-se por intermédio de aquisições de outros players que já operavam no Brasil, o que originou uma verdadeira “colcha de retalhos” em termos de aderência a uma cultura única, alinhada e inspiracional.
Dessa forma, o objetivo do projeto era despertar o orgulho de pertencer à cultura Ardagh, tornando tangível a prática dos valores no dia a dia da companhia, alinhando os mesmos às estratégias de negócios e reconhecendo os colaboradores por essa aderência.
Desafios

Público-Alvo
Aproximar os colaboradores brasileiros dos valores globais que norteiam o negócio da empresa, criando uma conexão emocional com a marca e seu propósito.

Reforço da Cultura
Disseminar e reforçar a cultura da companhia por meio de ações experienciais que tornassem os valores mais “presentes” em toda e qualquer atividade diária, das mais corriqueiras às mais inovadoras.

Foco no Brasil
Aproximar os colaboradores brasileiros da cultura organizacional global sem perder as características
que marcam verdadeiramente o nosso povo.
Estratégias e Ações Táticas

A mecânica
Trajeto – Cada fase trouxe um valor ou prioridade estratégica como tema, convidando os colaboradores a participarem de ações de engajamento relacionadas à vivência desses pilares.
Tarefas – As ações foram promovidas em forma de tarefas a serem cumpridas individual ou coletivamente, as quais deviam, ao final, contemplar aqueles que tivessem cumprido todos os requisitos ou a maior parte deles.
Destino – Ao final da campanha, um colaborador por unidade foi premiado com uma viagem para conhecer uma das unidades da companhia. Apenas aqueles que cumpriram todas as tarefas foram escolhidos. E, caso houvesse um empate, o colaborador seria escolhido por sorteio.
FASES DA JORNADA
- Nossa Estratégia: Álbum de Figurinhas – os colaboradores, em duplas, trocaram figurinhas para preencher um álbum que, depois de completo, revelava o plano estratégico da companhia.
- Momento Ardagh: Momento com a família e produtos da Ardagh – Nesta etapa, os colaboradores foram desafiados a registrar em uma foto um acontecimento que representava a confiança no propósito e naquilo que a empresa faz.
- Somos a Diferença: Ação Social – os colaboradores também mostraram que o trabalho em equipe faz a diferença para ajudar aqueles que necessitam, por meio de uma arrecadação de alimentos e outros itens para instituições.
- Jeito de Ser: Game – Por fim, os colaboradores puderam demonstrar o quanto conheciam a cultura da empresa em um quiz que apresentou situações reais vivenciadas na organização e possíveis atitudes que levavam à resolução delas.
Resultados
Ao final da campanha, 04 colaboradores que acumularam mais vistos no seu passaporte
ganharam uma viagem com acompanhante para conhecer uma das plantas da empresa.
colaboradores participaram da campanha
de taxa de engajamento
colaboradores concluíram o álbum de figurinhas que revelou a Nossa Estratégia
dos colaboradores concluíram o game Jeito de Ser
colaboradores enviaram mais de 70 fotos para ilustrar o seu Momento Ardagh
mais de meia tonelada de alimentos e cerca de 1.600 itens de limpeza e higiene pessoal doados na etapa Somos a Diferença
Cases
Feitos com muito engajamento...