Case Ardagh: Reforçando a Cultura Interna - Trama
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Jornada Ardagh 2018

O objetivo do projeto era despertar o orgulho de pertencer à cultura Ardagh, com a prática dos seus valores no dia a dia, e reconhecendo os colaboradores por essa aderência.

Fornecedor líder de soluções de embalagem de valor agregado e infinitamente reciclável de metal e vidro, a Ardagh é uma empresa de origem irlandesa e tem uma presença verdadeiramente global.

  • Prêmio Jatobá

    Case Finalista 2019

Opera em mais de 100 instalações de produção de metal e vidro em 22 países, empregando mais de 23 mil pessoas e com vendas globais na ordem de US$ 9 bilhões ao ano.

Com pouco mais de três anos no Brasil, a Ardagh detectou a necessidade de reforçar a sua cultura organizacional, através da disseminação de seus valores junto aos colaboradores no País.

Tudo porque a estratégia de penetração da empresa no mercado nacional deu-se por intermédio de aquisições de outros players que já operavam no Brasil, o que originou uma verdadeira “colcha de retalhos” em termos de aderência a uma cultura única, alinhada e inspiracional.

  • Público-Alvo

    Aproximar os colaboradores brasileiros dos valores globais que norteiam o negócio da empresa, criando uma conexão emocional com a marca e seu propósito.

  • Reforço da Cultura

    Disseminar e reforçar a cultura da companhia por meio de ações experienciais que tornassem os valores mais “presentes” em toda e qualquer atividade diária, das mais corriqueiras às mais inovadoras.

  • Foco no Brasil

    Aproximar os colaboradores brasileiros da cultura organizacional global sem perder as características que marcam verdadeiramente o nosso povo.

Estratégias e ações táticas

Desenvolver uma campanha de comunicação interna que fosse diferente de uma “ação de mão única”, uma vez que a Ardagh tem como pilar organizacional o trabalho em equipe e a adoção de uma visão colaborativa em seu jeito de fazer negócios.

Traduzir os valores do grupo e embalá-los numa identidade visual única, brasileira e alinhada para promover o engajamento.

Promover a interação dos colaboradores para colocar em prática cada um dos valores da companhia.

Sugerimos o uso da expressão “Jornada”, por ser representativa do momento vivido pela companhia e seus colaboradores. Com selo e lettering que trazem elementos-chave do core business da empresa (embalagens), estabelecendo uma fácil e rápida identificação com o projeto.

Premiar e reconhecer as pessoas mais aderentes aos valores, criando espaços de fala e escuta ativa, ou seja, considerando verdadeiramente a opinião de todos os profissionais que estão na empresa.

A MECÂNICA

Trajeto

Cada fase trouxe um valor ou prioridade estratégica como tema, convidando os colaboradores a participarem de ações de engajamento relacionadas à vivência desses pilares.

Tarefas

As ações foram promovidas em forma de tarefas a serem cumpridas individual ou coletivamente, as quais deviam, ao final, contemplar aqueles que tivessem cumprido todos os requisitos ou a maior parte deles.

Destino

Ao final da campanha, um colaborador por unidade foi premiado com uma viagem para conhecer uma das unidades da companhia. Apenas aqueles que cumpriram todas as tarefas foram escolhidos. E, caso houvesse um empate, o colaborador seria escolhido por sorteio.

FASES DA JORNADA

Nossa Estratégia

Álbum de Figurinhas: os colaboradores, em duplas, trocaram figurinhas para preencher um álbum que, depois de completo, revelava o plano estratégico da companhia.

Momento Ardagh

Momento com a família e produtos da Ardagh: Nesta etapa, os colaboradores foram desafiados a registrar em uma foto um acontecimento que representava a confiança no propósito e naquilo que a empresa faz.

Somos a Diferença

Ação Social: os colaboradores também mostraram que o trabalho em equipe faz a diferença para ajudar aqueles que necessitam, por meio de uma arrecadação de alimentos e outros itens para instituições.

Jeito de Ser

Game: Por fim, os colaboradores puderam demonstrar o quanto conheciam a cultura da empresa em um quiz que apresentou situações reais vivenciadas na organização e possíveis atitudes que levavam à resolução delas.

Resultados

Ao final da campanha, 04 colaboradores que acumularam mais vistos no seu passaporte ganharam uma viagem com acompanhante para conhecer uma das plantas da empresa.

mais resultados

  • 425

    Colaboradores participaram da campanha

  • 71 %

    De taxa de engajamento

  • 80

    Colaboradores concluíram o álbum de figurinhas que revelou a Nossa Estratégia

  • 47 %

    Dos colaboradores concluíram o game Jeito de Ser

  • 283

    Colaboradores enviaram mais de 70 fotos para ilustrar o seu Momento Ardagh

  • 500 kg

    Mais de meia tonelada de alimentos e cerca de 1.600 itens de limpeza e higiene pessoal doados na etapa Somos a Diferença

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