[CASE] Comunicação Digital - Amanco Wavin no LinkedIn
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Amanco Wavin no LinkedIn – Case

Projeto de Dual Brand entre Amanco e Wavin, com o objetivo de reforçar a presença do grupo, ampliando a credibilidade e reputação, a fim de estimular crescimento do market share.

A Amanco é fornecedora líder de sistemas e soluções de tubos e conexões. É uma das marcas comerciais da Wavin, primeira empresa do mundo a criar tubulação de PVC, na Holanda. Ambas fazem parte da Orbia, uma comunidade de empresas que trabalham juntas por um propósito comum: Melhorar a Vida ao Redor do Mundo.

Segundo dados do US Green Building Council (USGBC), o Brasil ocupa o 5º lugar entre os
países com maior número de construções ESG.

Esse cenário positivo permitiu que o Grupo Orbia enxergasse a oportunidade de unir as marcas Amanco e Wavin, definindo uma marca única no mercado brasileiro.

Os colaboradores foram as pessoas mais importantes nesse projeto e, para estabelecer a união das marcas de maneira efetiva, o público interno precisava ser comunicado e envolvido diretamente, para que pudesse atuar como embaixadores da marca dentro e, principalmente, fora da empresa, aproximando outros públicos importantes como: representantes, clientes e opinião pública.

  • Colaboradores como Protagonistas

    Ao trazer os colaboradores como protagonistas, reforçamos o employer branding e a comunicação da nova dual brand.

  • Propósito da Marca

    Por meio de histórias reais, criamos valor com nosso propósito, construindo ambientes saudáveis e sustentáveis e impactando positivamente a vida das pessoas.

  • LinkedIn como principal canal

    Por atuarem com clientes B2B nas redes sociais, escolhemos o LinkedIn como principal canal para essa estratégia. Assim, além de dar voz às nossas pessoas, nos aproximamos de outros stakeholders importantes na construção da dual brand.

Ações Realizadas

Conteúdo produzido por colaboradores, contando suas histórias com autenticidade e protagonismo autoral, demonstrando como constroem ambientes saudáveis e sustentáveis todos os dias, em suas funções e em suas vidas.

Por meio de uma websérie intitulada “Construindo Nosso Propósito”, a Amanco Wavin veiculou, em seu perfil no LinkedIn, 155 posts, sendo: 78 cards, 43 carrosséis e 33 vídeos.

posts-colaboradores-amanco-case

Exemplos de postagens realizadas pelos colaboradores da Amanco Wavin, no LinkedIn.

Confira a publicação realizada pela Thalyta Cardoso, coordenadora de SAC e Central de Vendas da companhia. Ela destaca, em sua jornada na empresa, as promoções que recebeu quando estava gestante.

O especialista de Engenharia de Materiais e Qualidade, Audrin William, explica como as soluções da Amanco Wavin melhoram o desempenho nas construções.

A engenheira Alexssandra Ramos destacou, em sua postagem, a importância de ambientes saudáveis e sustentáveis não somente para o meio ambiente, mas também, para o desenvolvimento pessoal e profissional.

E o Leandro Caldart, gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da empresa, contou como é gratificante atuar diretamente no aumento da qualidade de vida das pessoas por meio de um saneamento básico responsável e de qualidade.

Campanhas Internas

Alinhando o propósito de criar ambientes cada vez mais saudáveis e sustentáveis com a diversidade, desenvolvemos campanhas internas de comunicação sob o slogan: “Somos uma Wavin cada vez mais plural, cada vez mais de todos”. As ações envolveram:

“Além das Fronteiras”

Programa interno de capacitação e acolhimento de colaboradores refugiados de outros países;

Squad PCD

Grupo de afinidade de assuntos relacionados a pessoas com deficiência e capacitação desses colaboradores;

“Lidere como uma Mulher”

Treinamento de liderança feminina dedicado às mulheres colaboradoras e seu desenvolvimento profissional na empresa;

Squad “Sou mais Diverso”

Grupo de afinidade dedicado à diversidade e inclusão tratando pautas como LGBTQIA+ e questões raciais.

Campanha Externa

Por meio da campanha publicitária “Dê um up com Amanco Wavin”, trabalhamos ações de patrocínio dentro do universo do futebol, como Campeonato Paulista e Copa.

Além disso, foi realizada uma ação de propósito da marca, ações sociais e sustentabilidade.

resultados

  • 200

    Mais de 200 colaboradores e suas famílias impactadas pela campanha.

  • 100 K

    Mais de 100 mil seguidores orgânicos no LinkedIn desde a mudança de marca.

  • 1 bi

    Mais de 1 bilhão de pessoas impactadas com campanhas Amanco Wavin.

  • 20

    Mais de 20 colaboradores engajados como porta-vozes da companhia em conteúdos publicados na rede.

  • 6 %

    Engajamento acima da média global do LinkedIn (0,35%).

  • 55 %

    Média de 55% de contratação de mulheres, sendo que, no mercado de construção, essa média é de 10,24%.

  • 1 lugar

    Brasil no 1º lugar em audiência, alcance e engajamento global no Grupo Orbia.

  • 18

    Mais de 18 colaboradores refugiados no “Programa Além das Fronteiras”.

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