[CASE] Comunicação Digital - Do Holerith ao Débito Automático
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Do Holerith ao Débito Automático

A estratégia foi usar a Comunicação Digital para mudar a forma de pagamento das doações e manter o trabalho de acolher, cuidar e incluir pessoas com deficiência na idade adulta.

Criada há 36 anos, a associação sem fins lucrativos promove atendimento especializado a pessoas com deficiência na idade adulta. Realiza atendimentos multidisciplinares integrando diagnósticos e processos terapêuticos, dando total apoio aos familiares e garantindo qualidade de vida às PcDs.

  • Prêmio Jatobá

    Case Finalista 2021

Desde a fundação da Apabex, grande parte das contribuições de pessoas físicas eram feitas por meio do holerith dos funcionários do antigo Banespa (agora Santander). Entretanto, a partir de junho de 2021, surgiu a necessidade de mudar a forma de doar via holerith para o débito automático.

Havia uma grande preocupação com uma possível perda de volume de doações, caso as pessoas rejeitassem o novo modelo de contribuição, ainda mais num período de pandemia em que todos estão revendo gastos.

A perda de arrecadação comprometeria os atendimentos dos programas e, até, a existência da Apabex.

  • Importância das Doações

    As doações são o único meio de existência e manutenção da Apabex. Mudar o formato já tão sedimentado entre os doadores, sem um planejamento de comunicação estruturado, poderia causar rejeição ao novo modelo, e consequente diminuição dos recursos da entidade.

  • Importância do Trabalho Social

    Esta foi a principal motivação para desenvolver uma campanha de comunicação digital com foco no engajamento desse público, a fim de convertê-los a doadores por meio do débito automático.

  • Alguns números da Apabex

    Mais de 200 pessoas atendidas nos últimos cinco anos e 10 mil doadores, além de instituições e empresas.

Estratégias

Nós tínhamos dois grandes desafios nesse projeto:

1) sensibilizar os doadores a respeito da importância da doação para manutenção do trabalho desenvolvido pela Apabex;

2) comunicar, de maneira eficaz, as maneiras de continuar sendo um doador da entidade.

Para tanto, desenvolvemos uma campanha de comunicação digital direcionada para os públicos, com personagem, ações de imprensa e conteúdo, mostrando a diferença que a Apabex faz na vida dos atendidos e suas famílias.

Aproveitamos a campanha para, também, explicar, didaticamente, o passo a passo para autorizar o débito automático, reiterando, mês a mês, a importância da autorização do débito em conta.

Ações Realizadas

Escolhemos a Vivi, atendida pela Apabex desde o início da entidade, para ser a personagem central da campanha. Ela apareceu em todos os materiais de divulgação que trabalhamos.

case-digital-apabex

Vivi, personagem da campanha, atendida pela Apabex desde a fundação da entidade.

Por meio do disparo de e-mails marketing, demos o start à campanha, informando os doadores sobre o passo a passo para autorização do débito em conta.

Nas redes sociais, promovemos posts que mostravam os atendimentos e atividades que a Apabex oferece com os recursos advindos das doações, reforçando com links para a autorização do débito.

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Passo a passo – Orientações sobre como autorizar o débito automático.

case-digital-apabex-pecas

Posts em redes sociais e e-mail marketing.

No site da ONG, disponibilizamos materiais com as ações e atendimentos proporcionados pela Apabex, além de orientações sobre as mudanças na forma de doação.

O jornal da Apabex, publicação bimestral da entidade, também reforçou os materiais da campanha, divulgando uma reportagem sobre o tema.

Por fim, disparamos SMS a uma base pontual de contatos, para lembrar sobre a autorização do débito.

case-digital-apabex-feedbacks

Feedbacks da Campanha.

Confira o vídeo-case da Campanha:

resultados

  • 6 .2 K

    contribuintes pagantes que aderiram ao débito automático

  • 68 %

    contribuintes aderiram ao débito automático

  • 155

    número de atendidos diretamente impactados com o resultado dos recursos via débito automático

  • 7 .5 K

    aumento das visitas ao site durante a campanha

  • 33 %

    taxa de engajamento médio na abertura dos e-mails

  • 2 .6 K

    doadores impactados pelos e-mails

  • 467

    doadores impactados via SMS

  • 140

    total de interações via redes sociais em publicações sobre o tema

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