O relatório 2011 da International Communications Consultancy Organisation (ICCO), órgão que reúne mais de 1,4 mil agências em 28 países associados, imprime tom otimista sobre a situação do mercado de empresas de comunicação em todo o mundo.

Os países do BRIC (excetuando a China, que não participa do relatório), mais uma vez experimentam uma expansão em ritmo acelerado tanto em termos de serviços oferecidos quanto em gastos dos clientes em marketing. Os resultados do Brasil, que faz parte do grupo com Rússia (+17%) e Índia, incluem um crescimento de 23% na área de consultoria de negócios, derivada do aumento da demanda por serviços de mídia sociais, comunicação interna e programas de gestão de crises. Nós, da Trama, temos alertado clientes e parceiros sobre isso há algum tempo!

Para Ciro Dias Reis, presidente da Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom), cresce a demanda por serviços com maior refinamento, exigência de mais profissionalização. “As empresas querem cada vez mais programas de comunicação que tenham valor estratégico e possibilitem um diálogo permanente com diversos públicos. É preciso ir até as redes sociais, conversar com acionistas, com a comunidade, com o público interno de forma preparada. Por isso, também ganha força o trabalho de treinamento de porta-vozes“, diz.