Muitas dúvidas circundam o universo da Assessoria de Imprensa, mas ela é uma estratégia interessante para vários tipos de negócios. Entenda como usá-la e obter melhores resultados para a sua empresa.

 

É provável que você já tenha ouvido falar muito do termo “assessoria de imprensa”, mas, talvez, ainda não entenda exatamente o que ele significa. Além disso, existe um forte debate sobre o objetivo final desse tipo de trabalho: se ele serve para vender, assim como a publicidade, ou se é uma estratégia de branding.

Está na dúvida sobre para o que serve uma assessoria de imprensa e gostaria de se informar mais a respeito? Confira o material que preparamos para você e entenda porque você já deveria ter uma equipe trabalhando com você!

 

O que é assessoria de imprensa?

Assessoria de Imprensa ou Relacionamento com a mídia é a atividade de Relações Públicas responsável pela construção do relacionamento de uma marca junto aos meios de comunicação, aumentando a visibilidade do cliente que pode ser uma empresa, uma pessoa física, uma instituição pública ou uma organização sem fins lucrativos.

O trabalho inclui a gestão do relacionamento com a imprensa e a produção de informações com apelo noticioso como forma de atrair cobertura jornalística para o tema e conquistar espaço editorial espontâneo. As informações do cliente, produto ou serviço são organizadas em forma de releases e utilizadas como base para entrevistas e demais publicações.

No Brasil, os profissionais que desempenham a função de Assessoria de Imprensa costumam ter formação em jornalismo e relações públicas. Em alguns países, a função não é exatamente de um jornalista, mas pode ser feita também por outros profissionais formados em comunicação.

A assessoria de imprensa também é responsável pelo gerenciamento de crises, evitando que a organização fique com uma imagem negativa, pois busca preservar a qualidade de seus serviços e criar relacionamentos para atingir, positivamente, a opinião pública.

 

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Como surgiu a Assessoria de Imprensa

Você sabia que este nicho da profissão de Relações Públicas e Jornalismo existe há mais de 100 anos? Exatamente desde o dia 28 de outubro de 1906, quando a Pennsylvania Railroad contratou o jornalista Ivy Lee para lidar com a repercussão de um acidente de trem em New Jersey, no qual morreram 53 pessoas.

Lee teve a ideia de criar uma manchete, um texto enxuto explicando detalhes sobre o acidente e as medidas de emergência tomadas pela empresa. Também incluiu aspas de representantes da Pennsylvania Railroad e um breve perfil institucional. Estava inventado o press release. De quebra, ao orientar um executivo da empresa a atender a imprensa ainda no local do acidente, Lee criou a figura do porta-voz e a entrevista coletiva.

Fonte: Wikipedia

 

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Como executar um bom projeto de assessoria de imprensa

Hoje, uma das maiores preocupações que as organizações possuem, diz respeito à sua imagem e reputação. Desta maneira, as empresas não pensam somente em seu aparecimento na mídia, mas também na forma como é vista pelos públicos de interesse. Nesse link, temos um texto que complementa essa ideia 🙂

Para executar uma boa assessoria de imprensa é importante que a equipe de trabalho desenvolva um conteúdo que chame a atenção dos jornalistas, seja por meio de press releases (textos de cunho jornalístico que noticiam alguma novidade sobre a organização em questão) ou por pautas relevantes que aumentem a chance de conquistar mídia gratuita, ou quaisquer ações que tenham impacto com os meios de comunicação.

Além disso, a utilização estratégica do Media Training, uma das ferramentas que tem por objetivo treinar porta-vozes, contribuir para preparar mais adequadamente o cliente de uma assessoria, principalmente em situações de crise de imagem, quando o treinamento torna-se fundamental.

Hoje em dia, para complementar este esforço com a mídia, a empresa pode, ainda, atuar no relacionamento com influenciadores digitais e com a metodologia de Inbound Marketing.