Em tempos de comunicação 2.0, nada melhor do que trazermos exemplos de como a opinião pública veiculada através das novas mídias sociais ou mesmo via correio eletrônico pode influenciar a agenda setting dos grandes canais de comunicação.

Há quinze dias, havia visto no Jornal Hoje da TV Globo uma matéria que apresentava uma academia pública instalada ao ar livre, em Londres, a qual vem ganhando um número cada vez maior de adeptos. A academia ao ar livre foi abordada como “modelo” na matéria. No entanto, o público brasileiro fez questão de se manifestar, disparando para produção da Globo dezenas de e-mails com informações preciosas sobre academias que funcionam nos mesmos moldes em cidades brasileiras. Nós mesmos, da Revista Fitness Business, já havíamos trazido o assunto à tona na edição de janeiro/fevereiro, quando fomos a Pompéia, no interior de Sampa, conhecer um projeto bem legal que rola por lá e que tem surtido bons resultados.

Enfim, resultado: a TV Globo se rendeu ao apelo dos telespectadores e fez um VT simples, sem repórter, inovando mais uma vez, apenas com depoimentos dos telespectadores (no melhor estilo novela de Manoel Carlos) que desejavam se manifestar, trazendo exemplos de Contagem (MG) e Santa Cruz do Rio Pardo (SP). E o melhor: utilizou a própria “indignação” daqueles que escreveram e-mails para a composição da chamada do VT, transparecendo seu compromisso com o público e o espírito democrático em assumir que, de certa forma, “comeu barriga”. Como diria o Leão da Montanha, “saída pela direita”.

Vale a reflexão também sobre esse novo formato de VT, mais dinâmico, testemunhal, estilo vídeo de internet mesmo. O que anos atrás era impensável! Vejam a matéria clicando aqui!