Essa é a primeira Copa do Mundo da qual o Twitter participou efetivamente. E parece que ele não foi muito bem recebido, pelo menos nos campos.  Alguns times foram proibidos de acessá-lo. Na verdade, os atletas estavam usando smartphones para alimentar seus perfis no Twitter, publicar tweets, enviar e receber mensagens diretas e acessar todos os recursos da mais popular e ágil plataforma atual. Mas fora dos campos tornou-se uma febre. Jornalistas, artistas, humoristas e turistas que estão na África do Sul usam o Twitter para se comunicar com leitores, familiares e fãs.

Juntos eles escrevem segundo a segundo, em pequenos textos de 140 caracteres, um grande diário sobre as percepções e sensações de estar em uma Copa do Mundo. São milhares de olhares, relatos e comentários sob diferentes ângulos e pontos de vista, que constroem uma visão caleidoscópica da realidade. Diferente de qualquer outra mídia existente, o Twitter proporciona intimidade. Por exemplo, permite aos que ficaram enxergar o mundo sob o olhar dos que foram. Esse talvez seja um dos motivos para o seu grande sucesso. Outro ponto é o fato de ser uma maneira das pessoas se manterem informadas e trocarem informação em tempo real em qualquer ambiente.

Por essas e por outras tem se tornado uma das mídias sociais que mais cresce. O Twitter tem ganhado 6 milhões de novos usuários por mês, sendo que mais de 100 milhões se cadastraram nos últimos 6 meses, consolidando-se como uma das mais ágeis plataformas para troca de informação em tempo real. Graças à grande agilidade do twitter seus usuários compartilharam informações em textos, links, vídeos e fotos em tempo real com todo o mundo. Um ambiente perfeito para os chamados prosumer – consumidores e produtores de informação — que no twitter geram mais de 50 milhões de twetts por dia.

Muitos importantes formadores de opinião têm aderido ao Twitter. É comum encontrar colunistas, reportéres, editores, blogueiros, pauteiros, produtores de rádio e TV, âncoras de telejornais, personalidades e outros midiáticos nessa plataforma. Além de estarem presentes com seus perfis pessoais, estão por meio de perfis de programas de TVs, de revistas, e de editorias dos mais variados veículos. Por meio do Twitter buscam personagens, acionam fontes de informação, interagem com outros colegas, confirmam informações e checam a veracidade de boatos. Enfim, o Twitter tornou-se uma ferramenta de trabalho da mídia.

A Trama Comunicação, de olho nesses públicos e na velocidade dessa plataforma, criou uma estratégia para distribuir informação exclusiva de seus clientes para a imprensa e outros formadores de opinião via Twitter. A agência atualiza diariamente seis perfis, cada um deles com um foco específico. A proposta é levar da maneira mais segmentada possível a informação da agência e seus clientes para quem faz e difunde notícia.

Conheça um pouco mais de cada um deles.

@trama – Institucional com as notícias do mercado de comunicação e mídias sociais.

@tramabemestar – Noticias e principais realizações dos clientes nas áreas de fitness e wellness.

@tramacidada – Notícias e principais realizações dos clientes nas áreas de terceiro setor e meio ambiente.

@tramaeduca – Noticias e principais realizações dos clientes dos diversos setores da educação.

@tramainova – Notícias e principais realizações dos clientes nas áreas de inovação e empreendedorismo.

@tramati – Notícias e principais realizações dos clientes nas áreas de tecnologia.