Envolver o público interno em uma ação de comunicação e torná-lo efetivamente engajado é uma tarefa essencial para o sucesso dos negócios de qualquer empresa. Pensando nisso, separamos 8 passos para você criar campanhas de endomarketing engajadoras para seus colaboradores.

 

Para desenvolver uma campanha de comunicação interna é preciso levar em conta os objetivos desejados, a cultura da empresa e dos seus executivos, o perfil do público e os guidelines de comunicação que norteiam todas as ações da companhia.

Complementando tudo isso, existe uma lógica para que as campanhas de endomarketing sejam estruturadas. Por isso, elencamos para você os 8 principais passos para a criação de campanhas realmente engajadoras, organizando suas estratégias – e a sua cabeça – do início ao fim.

 

1 – Definição do Desafio

O primeiro passo é identificar o problema e a solução.

Parece óbvio?

Nem tanto assim. Quer ver?

Quando você recebe o desafio de fazer uma campanha de comunicação interna para motivar os funcionários, você já se perguntou o que quer dizer para a sua empresa um funcionário motivado?

Dependendo da resposta, deu pra perceber a enorme quantidade de desafios e soluções possíveis que podem ser exploradas na campanha? Caso não se defina com clareza onde se quer chegar, qualquer caminho levará a qualquer lugar.

 

2 – Ter um diagnóstico estratégico

Compreendido o problema (e a solução), é preciso entender porque ele acontece. Não basta entender, por exemplo, que os acidentes de trabalho devem ser reduzidos. O que deve orientar as suas ações é compreender como eles acontecem e qual o real motivo. Portanto, investigue ao máximo e realize um diagnóstico estratégico.

Embora ela seja direcionada para a maioria dos funcionários, nenhuma campanha de comunicação interna proporciona bons resultados sem que os gestores estejam envolvidos nela.  Ao apresentar o diagnóstico, envolva a liderança nesse processo, sensibilize-os para serem os multiplicadores que devem disseminar os conceitos entre suas equipes.

 

 3 – Encontre um propósito para motivar as pessoas à ação

Vamos pensar no seguinte objetivo: você precisa fazer com que uma equipe atinja uma determinada meta.

Se você já identificou o cenário e fez um diagnóstico de que há condições para atingir esta meta e não existem barreiras a essa implantação, talvez você só precise motivar a equipe a arregaçar as mangas. Em vez do caminho da exigência e imposição, uma trajetória motivacional pode ser mais eficaz.

Então, você precisa estabelecer um propósito que possa inspirar a todos. E depois torná-lo em um mote, um “grito de guerra”, algo que seja fácil de guardar, que grude como chiclete na mente.

Todas as ações da campanha irão girar em torno deste mote. Ele deve ter um apelo emocional, ser a junção de palavras que tenham um significado para todos os membros da equipe.

 

 4 – O Conteúdo: saiba o que dizer e como dizer 

O conteúdo de uma campanha de endomarketing é o que a empresa quer comunicar. Saiba exatamente a mensagem que você precisa passar e pense em formas inteligentes e inspiradoras de transmiti-la:

  • Não esqueça do apelo emocional;
  • Dose as mensagens para que elas não pareçam piegas ou literais demais;
  • Use uma linguagem inspiracional;
  • Use figuras de linguagem, metáforas;
  • Uma redação mais publicitária é a que mais se encaixa neste formato de comunicação.

 

5 – O Visual: invista na produção das peças 

A qualidade visual das peças de qualquer campanha de endomarketing é essencial para atrair a atenção da equipe. O ideal é contratar uma agência especializada nessa criação. A combinação de cores e outros elementos visuais são capazes de despertar as emoções certas. Por isso, peças bem elaboradas fazem toda a diferença.

 

6 – A Mecânica: a escolha da sequência de ações 

Você pode trabalhar com comunicado via e-mail, banner na intranet, cartazes no escritório, brindes e outros artefatos a serem entregues ao seu público alvo como painéis, outdoor, vídeos, mensagens instantâneas.

Além de definir quais peças serão criadas, para gerar mais impacto é preciso definir a sequência das ações que serão realizadas, dando uma ideia de começo, meio e fim para a campanha.

 

7 – Elemento surpresa: faça ações diferenciadas 

Nessa fase, os ritos de transformação precisam ser estruturados para que todos os funcionários tenham a noção exata de que passarão a viver em uma companhia diferente a partir deste momento.

O objetivo é ter um momento de marco.  Sair da rotina maçante do dia-a-dia corporativo é sempre motivador. Insira na sua campanha alguma ação diferenciada, que seja inusitada para a sua equipe. Você pode chamar um palestrante, promover um café da manhã especial, uma roda de debates, surpreender a todos com um vídeo gravado pelo presidente da empresa. As possibilidades são muitas. Faça algo diferente.

 

 8 – As métricas para mensurar os resultados 

Antes de iniciar a campanha, pense como poderá avaliar o seu sucesso em suas diversas fases. Por exemplo, medindo a adesão e o engajamento por meio do número de pessoas que clicaram nos banners, fizeram downloads, entram na página do projeto, se inscreveram nas palestras, etc.

Ou, ainda, você pode fazer uma pesquisa após a realização da campanha para mensurar o entendimento das mensagens e até a percepção que as pessoas passaram a ter do tema.