Endomarketing

O endomarketing é a tradução para os colaboradores da empresa dos atributos e das promessas de marca construídos e entregues pelo marketing tradicional.

 

Uma estratégia de endomarketing busca construir, de forma alinhada, o relacionamento de uma organização com seus colaboradores. Além disso, o endomarketing pode alavancar os resultados de negócios à medida que reconhece o papel de cada funcionário para a conquista dos indicadores desejados. Ou seja, promove o reconhecimento das ações dos colaboradores que estão alinhadas com o que, de fato, a empresa é.

 

Qual é a diferença entre endomarketing e comunicação interna?

É fundamental conceituar a diferença entre o endomarketing e a comunicação interna da empresa. Enquanto esta última diz respeito à estruturação dos canais e à disseminação de informações dentro da empresa, o endomarketing trabalha o engajamento à cultura da organização e o incentivo à integração entre áreas e processos.

As organizações que fazem endomarketing apresentam um olhar mais voltado à preparação das lideranças para a adoção, disseminação e consolidação de atitudes positivas e das mensagens-chave de uma marca.

Assim, cada vez que geramos a identificação dos colaboradores de uma empresa com seus símbolos, expressões e rituais, unimos todos sob o mesmo propósito, elevando o patamar da comunicação interna também. Um planejamento de endobranding ajuda nesse sentido.

E lembre-se: uma boa estratégia de endomarketing vai fidelizar os profissionais, torná-los consumidores e, mais do que isso, fazer com que vistam a camisa da empresa e a defendam dentro dos seus círculos sociais, trabalhando como embaixadores da marca.

 

Nós, da Trama, desenvolvemos projetos, campanhas e ações de endomarketing por meio da construção de uma narrativa única, original, inovadora e autêntica para posicionar e impulsionar os negócios. Tudo através de uma metodologia exclusiva conhecida como Design da Narrativa. Dessa forma, a empresa pode definir sua persona de marca, posicionamento e tom de voz, alinhando-os com as próprias expectativas dos clientes.

Os cinco pilares dos projetos de endomarketing da Trama:

  1. Os colaboradores são os principais embaixadores de uma marca;
  2. Para haver engajamento é preciso, antes de tudo, motivar as pessoas;
  3. Storytelling ajuda a gerar maior integração entre os públicos internos;
  4. Funcionários querem ser reconhecidos e valorizados por suas atitudes;
  5. É preciso fazer com que cada um enxergue o seu papel no todo.

AÇÕES E CAMPANHAS DE ENDOMARKETING

Apoio a Gestão de Projetos

Incentivo a Vendas

Estímulo ao Desenvolvimento de Competências e Atitudes

Diversidade e Inclusão

Segurança do Trabalho

Cultura e Clima Organizacional

Datas Institucionais e Comemorativas

Responsabilidade Social e Ambiental

Estímulo à Inovação

Qualidade Total e Compliance

Solicite Contato

Font Resize