A Assessoria de Imprensa é uma das ferramentas da área de Relações Públicas utilizada para ampliar a visibilidade de uma marca junto aos seus steakholders. Mas como tirar o melhor proveito disso e tornar esse trabalho ainda mais assertivo?

 

assessoria de imprensa é uma das atividades de relações públicas/comunicação corporativa responsável pela gestão do relacionamento de organizações com os meios de comunicação.

Seu maior objetivo é o de despertar na imprensa interesse de cobertura jornalística, ou ainda, abrir oportunidades para entrevistas com fontes da organização, contribuindo para que a opinião pública conheça a posição da empresa frente a um assunto ou tema, gerando mídia espontânea e menções positivas para marcas em espaços editoriais, sem que a mesma pague diretamente por essa publicidade.

Nesse artigo, trago 4 insights que podem te ajudar a potencializar o trabalho de assessoria de imprensa e, consequentemente, ampliar a divulgação da sua marca. Confira:

 

1- Interação entre as áreas

 

É importante que a equipe de assessoria de imprensa, assim como todo o time de comunicação construa boas relações e interaja com frequência com todas as áreas da empresa.

Afinal, tudo que acontece no ambiente corporativo é material de divulgação, seja para a imprensa, quando se trata de assuntos de maior abrangência, ou nos canais internos da empresa.

Nesse sentido, considero fundamental realizar encontros periódicos com as diferentes áreas da companhia, como forma de os comunicadores ficarem por dentro das novidades da sua empresa.

 

2- Planejamento para além de Cronogramas

 

O trabalho de assessoria de imprensa exige um planejamento que vai além do cronograma de pautas a serem trabalhadas mensalmente.

É preciso, antes, desenvolver:

  • uma cultura voltada à reflexão sobre a identidade da marca;
  • seus objetivos;
  • públicos prioritários;
  • mensagens-chave que devem fazer parte das estratégias de comunicação.

Bônus 😉

Quer saber mais sobre como construir mensagens-chave para a sua marca? Te convido a conhecer o Design da Narrativa, metodologia exclusiva da Trama para construção coletiva da narrativa usando Design Thinking.

 

 

3- Use e abuse da sua Agência de Comunicação

 

Caso sua empresa conte com o apoio de uma agência de comunicação externa, avalie se sua equipe interna está aproveitando ao máximo a expertise desse parceiro.

É importante manter um contanto constante e bem alinhado, deixando o time da agência sempre ciente dos acontecimentos em torno da marca e munido de informações que possam impactar sua imagem.

Dessa forma, ela saberá orientar sobre as melhores estratégias e ferramentas para se alcançar os resultados de visibilidade esperados.

 

4- Sensibilize a Liderança (com resultados)

 

Em muitas empresas é comum que as lideranças que não atuam com comunicação não reconheçam o quanto ela é estratégica para os negócios, e acabam não dando às atividades da área a devida importância.

Uma saída para mudar essa percepção é apresentar os resultados do trabalho realizado pelo time de comunicadores e seu impacto para a companhia.

Conforme as pautas são trabalhadas, é possível:

  • mensurar os resultados;
  • verificar a quantidade de publicações com citação à marca em veículos de mídia;
  • diagnosticar a audiência e a centimetragem de cada matéria publicada;
  • dimensionar o público impactado por essas ações.

Acompanhar os resultados das ações, mostra a importância do trabalho de comunicação.

Por isso, a definição de indicadores de comunicação alinhados aos objetivos de negócios é fundamental para que esse trabalho seja cada vez mais valorizado pelos líderes e decisores da empresa.

 

metricas-assessoria-imprensa