Tornar o líder organizacional um líder de opinião, contribui para melhorar a imagem e transparência da organização. Entretanto, quando o líder está mais exposto, é preciso estar atento para o seu alinhamento com os valores e princípios da organização, desempenhando uma ação integrada com três competências: liderança, comunicação e gestão.
É muito comum encontrar gestores empresariais habilidosos em gestão, mas que precisam aprimorar seu grau de influência em algum nível. Para isso, é imprescindível que a liderança passe por um Media Training | Influencer Training para que saiba lidar com os atuais contextos midiáticos, em constante mudança, e seus consequentes elevados níveis de vulnerabilidades para as organizações e suas marcas.
O Media training é um programa de treinamento que prepara porta-vozes de empresas e instituições para o relacionamento adequado com a imprensa.
E foi o que fez quatro dos nossos clientes: a BMW, a Chevrolet Serviços Financeiros, a Congregação de Santa Catarina e a Porsche. Acompanhe com a gente detalhes de cada um dos MTs que realizamos:
Primeira fábrica no Brasil – Participaram do treinamento os altos executivos da marca. Abordamos os bastidores da mídia com a apresentação de cases de crise específicos do setor automobilístico. Foi realizada ainda a construção da persona da marca para o alinhamento interno da empresa e feitas simulações práticas de entrevistas com os participantes. Todo o material do evento foi personalizado para a BMW.
Antecipação de cenários de crise – Com um convidado especial, o jornalista Heródoto Barbero, realizamos o media training com toda a liderança da empresa. Além da palestra do Heródoto, realizamos simulações de entrevistas individuais e atividades para o alinhamento interno dos líderes.
Simulações de entrevistas e coletivas de imprensa – A gestora de mais dezenas de escolas, creches, lares de idosos e hospitais, entre eles o Hospital Santa Catarina, em SP, convidou para seu media training o jornalista Ricardo Boechat. Foram feitas simulações de entrevistas e de uma coletiva de imprensa, além de treinamento específico para cenários de crise. Trabalhamos ainda um alinhamento interno da liderança.
O Presidente foi treinado para lidar com a imprensa – Antes da abertura da sede da Porsche no Brasil, a Trama preparamos o presidente e alta liderança da empresa para o relacionamento com a mídia brasileira. Os executivos receberam informações sobre os traços culturais locais e o funcionamento da mídia no país. Foram feitas simulações práticas de entrevista coletiva e individual. A agência elaborou também um Position Paper para a primeira coletiva oficial da marca.
A comunicação é a ponte que oferece ao líder o poder de influência para obter sucesso nos objetivos organizacionais e de relacionamento. A gestão de comunicação torna-se fundamental ao líder de alta performance para que seja possível a construção do relacionamento pessoal e corporativo, no conceito institucional ou social.
Nos dias atuais um líder em alta performance é um líder em comunicação. Ou seja, ele está ciente do processo do discurso e consegue, por meio desta ponte, levar a visão de futuro do seu empreendimento, orientando todos a remar na mesma direção. É importante salientar que esse desempenho está atrelado diretamente à preocupação com o crescimento ininterrupto da empresa, e suas bases éticas. E o sucesso deste caminho somente é alcançado por meio de uma comunicação clara, objetiva e fluida.