Antenados ou preocupados com a era da velocidade da informação e a convergência de mídias, veículos originalmente impressos dedicam cada vez mais as atenções ao online. A sensação é a de que querem trazer a audiência do rádio e da TV para os portais, já que o público da internet, jornais e revistas estão no mesmo patamar (lidos por 46% da população) enquanto TV alcança 96%, segundo Simone Bernardes em seu post O jeitinho brasileiro de receber as noticias no blog da Trama na última semana.

Após veículos de grande circulação como Folha, Estadão, Valor, Época e Veja realizarem reformulação em seus sites nesse primeiro semestre de 2010, o Jornal do Brasil anuncia que fará levantamento para saber a opinião dos leitores sobre uma possível migração integral para o formato eletrônico.

Enquanto isso…Fabricantes de televisores como a LG, a Sony e a Samsung já possuem no mercado TVs com acesso à internet seja por meio de um navegador ou widgets (ícones diretos para endereços como YouTube e portais de notícias) e para o segundo semestre haverá, ainda, o Google TV, tecnologia que buscar por conteúdos disponíveis pela internet usando uma barra de pesquisa rápida inserida na tela.

Com tantos formatos e informação que não acaba mais….Será que um dia conseguiremos ficar totalmente atualizados? O lado bom é que já é possível ter acesso a determinados conteúdos sentados no sofá da sala de casa sem qualquer computador, apenas a TV.

Principais mudanças
TV, rádio, blogs, perfil no twitter, podcasts,  videocasts e conteúdo para celular são as categorias mais incrementadas na versão online dos veículos. O veículo que mais fez “barulho” na divulgação de seu novo design foi a Folha online que agora tem mais notícias e possibilita uma interação maior com o leitor por meio das mídias sociais. Além disso, há disponível a versão para o iPad, o tablet da Apple, assim como a Época online.

O Estadão que havia feito sua mudança há mais tempo também possui blogs, vídeos, twitter e até uma TV. Já o Valor Econômico investiu na ampliação de equipe para o online e na capacitação de jornalistas para aumentar o volume de videocasts no site. A publicação possui, ainda, perfil no twitter e RSS.

Para não ficar atrás, a Veja online ganhou nova dinâmica na última semana com a ampliação da área de notícias e maior destaque às fotos com atualizações 24 horas, novas colunas e blogs incluindo o + Tech com dicas de tecnologia.