Saber como minimizar e reduzir o turnover é uma das estratégias mais importantes da área de Recursos Humanos. A rotatividade de pessoal é um indicador que mede efetivamente – e em tempo real – a movimentação nos quadros da empresa em relação à entrada e saída de colaboradores.

Fica claro que um turnover elevado enfraquece a cultura organizacional devido ao choque de valores contínuo com a chegada de novos profissionais de forma recorrente. Ademais, o resultado negativo também gera custos com recrutamento, treinamento e rescisões, reduzindo o retorno sobre o investimento feito pela área de gestão de pessoas.

A Comunicação Interna pode ajudar nesta missão

Desde um comunicado enviado por e-mail até aquele feedback que deve acontecer entre líder e liderado; um treinamento; passando pela Intranet; até um pronunciamento do CEO em vídeo ou live: tudo isso tem a ver com Comunicação Interna.

“E cada interação da CI tem ligação direta com reter talentos, atuando tanto para amenizar impactos quanto para diminuir a rotatividade. Quando a sua importância é reconhecida, ela é utilizada de maneira estratégica”, atesta Adriano Zanni, diretor de Engajamento e Comunicação com Empregados do Grupo Trama Reputale.

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Adriano Zanni, diretor de engajamento e comunicação com empregados do Grupo Trama Reputale.

O passo a passo dessa caminhada

Não existe uma “receita” para isso. Porém, listamos abaixo alguns passos, dicas e ações para promover uma Comunicação Interna a fim de manter colaboradores na casa e minimizar taxas de rotatividade, claro, respeitando a cultura de cada empresa.

Utilize a Comunicação Interna para divulgar as vagas disponíveis

Admitir o profissional certo diminui a rotatividade. Considerando que o fit cultural é determinante para o sucesso de uma contratação, a escolha de alguém já adaptado à cultura organizacional têm maior assertividade.

Sendo assim, a dica é investir nas pratas da casa! Ao promover processos seletivos internos, o desejo de desenvolvimento profissional tende a ser despertado. Utilize os canais de Comunicação Interna, como TV Corporativa e aplicativos ou redes sociais corporativas, para comunicar de maneira clara a função e as habilidades necessárias para a posição ofertada.

Informe o colaborador sempre em primeira mão

É péssimo ser o último a saber, não é mesmo? Por isso, dê prioridade ao colaborador no acesso às informações. Antes de comunicar ao público externo, construa uma relação de confiança com seus primeiros e principais clientes – os funcionários.

Incluir os colaboradores e mantê-los informados sobre todos os acontecimentos (bons e ruins) e as novidades é uma excelente forma de conquistar a confiança dos profissionais e fortalecer o comprometimento.

Desenvolva e invista em canais de diálogo

Para retenção de talentos, o employee voice é uma grande arma. Dê voz aos colaboradores, permita que eles participem de tomadas de decisão, afinal, eles sempre terão uma perspectiva diferente para mostrar.

Mantenha um canal aberto para o diálogo entre líderes e equipes. Ao ser ouvido, o colaborador sentirá um grande senso de pertencimento.

A Univar Solutions, um dos clientes do núcleo de Comunicação Interna do Grupo Trama Reputale, reflete esse ambiente acolhedor – e com diferentes iniciativas – para garantir a redução contínua do turnover.

Segundo Fernanda Pimenta Felipe, analista de Comunicação Interna da agência, que trabalha internamente dentro da estrutura do cliente, a Univar tem práticas recorrentes para ouvir o que os colaboradores têm a dizer.

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Fernanda Pimenta, Analista de Comunicação Interna do Grupo Trama Reputale.

“A empresa aplica o ‘We Listen’, uma pesquisa global de engajamento dos profissionais, que escuta a todos para saber em quais aspectos é preciso melhorar e, com base nisso, criar diferentes ações de modo a deixar o clima organizacional ainda mais positivo”, detalha.

Realize campanhas motivacionais e de reconhecimento

Explore a criatividade da equipe de Comunicação Interna. Nem tudo é sobre dinheiro, então que tal promover campanhas para motivar e reconhecer os colaboradores?Dê nome e rosto às conquistas realizadas.

Utilize uma comunicação clara e acessível

Não tem nada mais errôneo do que querer se comunicar com toda a empresa e utilizar uma linguagem técnica, que só determinados departamentos entenderão. Procure adequar a comunicação aos ouvintes para que ela seja inclusiva e acessível.

Para não errar, prefira utilizar uma linguagem simples, independentemente do nível hierárquico a quem a mensagem se destina. Assim, você facilita o entendimento da informação e evita ruídos.

Seja transparente

A transparência no relacionamento com os colaboradores é essencial para fortalecer a marca empregadora e fomentar a sensação de pertencimento, que já mencionamos anteriormente.

A crença no diálogo como a principal forma para engajar pessoas e construir relacionamentos também é compartilhada por todos os profissionais do Grupo Trama Reputale. Ela nasce da ideia de que todos estamos interligados de forma sistêmica em uma grande árvore, na qual um galho, uma folha ou uma raiz sempre afeta o outro e também é afetado por ele.

Promova ações e eventos interativos

Não tem nada melhor que um evento informal para estimular a interação e o convívio entre os colaboradores. Ações como essa também ajudam muito na integração de novos profissionais.

Há várias formas de se fazer isso, seja promovendo uma reunião um happy hour com as equipes, festas temáticas, almoços coletivos ou, quem sabe, até um evento de comemoração pelas metas alcançadas.

Com a palavra, o RH!

Conversamos com a Ana Dulce de Souza Nunes, gerente e consultora de Recursos Humanos em uma empresa do setor Agroindustrial no interior de São Paulo, para entendermos o que, em sua opinião, mantem os bons profissionais em uma companhia nos dias atuais.

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Ana Dulce de Souza Nunes, gerente e consultora de Recursos Humanos.

Como iniciativas da área de Comunicação Interna podem diminuir a rotatividade dentro de uma companhia?

A Comunicação Interna é de extrema importância quando se trata de redução de turnover. Por que digo isso? As pessoas deixam a empresa, em muitos casos, por não se sentirem ouvidas, valorizadas ou, até mesmo, pela falta de conhecimento do caminho que podem percorrer.

Por isso, a área de Comunicação deve estar de mãos dadas com os Recursos Humanos. Ela deve ser o principal instrumento para manter as pessoas informadas, dar voz aos anseios dos colaboradores, representar os programas da organização e, principalmente, deixar claro para todos os objetivos e estratégias da empresa.

Desta forma, cada colaborador passa a se sentir pertencente e, com toda certeza, o turnover será positivamente impactado.

Quais são os principais motivos de um alto índice de turnover atualmente em uma organização?

O principal motivo do turnover sempre é o baixo engajamento. O profissional, por algum motivo, passa a não se sentir parte daquela organização, a não ver convergência entre os seus valores e os da empresa em que atua. Como consequência, busca outras oportunidades profissionais.

Cito alguns itens que fazem com que o colaborador deixe a empresa facilmente: liderança ruim; clima organizacional negativo; falta de reconhecimento e de oportunidade de desenvolvimento de carreira.

O que os profissionais buscam além de um pacote atrativo de benefícios e uma boa remuneração?

Exatamente os itens mencionados acima. Ainda acrescento a qualidade de vida. O advento da pandemia fez com que as pessoas passassem a valorizar muito mais a possibilidade de estar com a família, viajar, praticar um esporte e até mesmo se alimentar bem. A partir de agora, as empresas terão que proporcionar também esses itens em seus pacotes.

Como o clima organizacional pode influenciar o candidato no momento de decisão após um processo seletivo?

No mundo de hoje, da mesma forma que a empresa avalia o candidato, este também avalia a empresa que o está contratando. Existem diversas plataformas e sites onde o profissional acessa informações. Nestas pesquisas, o colaborar busca saber: que empresa é essa? Quais são seus valores? Como ela cuida de seus colaboradores? Quais oportunidades de crescimento ela trará?

Assim como o clima faz com que uma pessoa peça demissão, ele também será condição ímpar para que o candidato aceite ou não uma proposta de trabalho.

A falta de comunicação entre líderes e liderados e a carência de informações assertivas sobre a empresa também podem contribuir para um clima organizacional ruim?

Com certeza! Muitas vezes, a liderança figura como o principal motivo de um pedido de demissão. Quando questionamos o colaborador que está se desligando sobre o real motivo, ouvimos: falta de feedback; distanciamento por parte do líder; e falta de acompanhamento e desenvolvimento. Tudo isso gera ansiedade, desconforto.