Mais um ano se inicia e com ele inúmeras expectativas em relação as tendências que irão ditar as inovações ao longo ano. Evidentemente, alguns aspectos do web design nunca desaparecerão, como: navegação amigável e informações claras que auxiliam o usuário na sua jornada. No entanto, quando se trata de redes sociais, as tendências vêm e vão e até voltam com força dobrada.

Mais do que apenas estética, um bom design garante clareza na comunicação do seu produto ou serviço e deve fazer parte da estratégia de comunicação da marca, facilitando o entendimento e dando suporte ao consumidor.

E com esse espírito criativo separamos 6 tendências que vão desde cores, fontes e estilos para você ficar de olho nos próximos meses. Bora lá?

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Magentaverso: a cor do ano

A norte-americana, Pantone – primeira empresa a estabelecer um sistema de classificação e controle de cores – usado amplamente por empresas de publicidade, de design gráfico, e pelo mundo da moda, escolheu o magenta como a cor de 2023.

Da família do vermelho, o magenta (PANTONE 17-3938), já está ditando as tendências do ano com uma grande influência no mundo do marketing e design.

Segundo Leatrice Eiseman, diretora executiva do Instituto Pantone, em divulgação pelo Instagram oficial @pantone “Escolhemos essa cor porque sentimos que era um tom não convencional para um momento não convencional, algo que poderia nos apresentar uma nova visão.”

A cor não é apenas um detalhe, mas pode fazer toda diferença ao construir uma marca. E aproveitando nessa onda, recentemente, repaginamos a identidade de um de nossos clientes do núcleo de digital, a IHRSA (International Health Racquet & Sportsclub Association)

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Crédito: reprodução Instagram @ihrsabrasil

A associação que reúne profissionais do setor de fitness, esporte, saúde e bem-estar, ganhou um rebranding visual que transmitisse o objetivo de tornar pessoas mais ativas, saudáveis com todo espectro que abrange esta indústria e cultura.

“A identidade visual de marca é um ponto importante para manter a audiência engajada nas redes sociais, afinal o conteúdo visual é essencial para atração e retenção dos stakeholders. Manter o key visual atualizado, revitalizando-o ao menos a cada seis meses é um diferencial que mantém o público interessado em consumir aquela informação.” Comenta Fernanda Bueno, Coordenadora de Estratégias Digitais do Grupo Trama Reputale.

Foto do Perfil de Fernanda Bueno

coordenadora de estratégias digitais do Grupo Trama Reputale.

“No caso da IHRSA, buscamos atualizar a identidade visual de maneira sutil, trazendo elementos do próprio logo como base e aplicando cores aliadas às tendências, mantendo a essencia da marca com um toque moderno.” Complementa Fernanda.

Retrô-futurístico: quando o passado se une ao presente

A “vibe vintage” que começou a ressurgir desde 2020 tanto na cultura pop quanto na música, clipes musicais e nas artes visuais continua muito forte nesse ano.

Essa retomada dessa estética dos anos 80 cria um ambiente de diversão que pode ser usado para contar uma nova história ou ressignificar o passado por meio de apresentações criativas de informações certamente fará as pessoas terem boas lembranças.  Uma dica valiosa na hora de construir uma narrativa com essa tendência é pesquisar a história, as origens e memória para incorporar com as técnicas da nossa era.

O storytelling, por exemplo, tem sido muito usado para conectar marcas e público. O termo em inglês, que pode ser definido como “a arte de contar histórias”. No meio corporativo, esse conceito serve para chamar a atenção do cliente, atraí-lo para a sua marca e estabelecer um relacionamento mais estreito e duradouro.

No que diz respeito ao uso de cores ou elementos gráficos, unir o storytelling a uma abordagem mais humanizada e emocional, com momentos históricos e nostálgicos nas artes será o cenário ideal para criar uma conexão com seu público.

Vídeos curtos e motion graphics

As paletas multicoloridas dos desenhos devem preencher nossas telas em 2023 e os motion graphics e animações são excelentes formatos para explorar conteúdos em vídeo especialmente por causa de plataformas de mídia social como TikTok, Instagram e YouTube.

Esse recurso que dá vida ao design gráfico por meio da animação, utilizando uma linguagem que mescla conceitos de design e cinema. Esse formato é realmente excepcional quando o objetivo é explicar um conceito e transmitir informações. E tudo isso gerando um grande impacto visual em quem assiste aos vídeos. Os Reels, por exemplo, aumentem o engajamento com mais movimento e interatividade.

Vale lembrar que trabalhamos com todos os formatos de vídeos. Tudo de forma estratégica e alinhada aos objetivos de comunicação de nossos clientes. Entre as vantagens de usar vídeos como ferramenta de engajamento você pode:

  • Compartilhar boas histórias – vídeos de curta duração têm aumentado o compartilhamento de campanhas ano a ano. As pessoas gostam de dividir conteúdos criativos;
  • Aumentar a credibilidade e visibilidade – vídeos podem mostrar um novo produto ou serviço, as características da empresa e seus diferenciais perante a concorrência. Vídeos são formas de apresentação institucional ao mercado;
  • Gerar confiança – por meio de depoimentos que podem ser gravados, gerando relacionamento com os seus stakeholders;
  • Fazer você mesmo – tutoriais são excelentes formas para melhorar a compreensão de manuais, receitas e orientações corporativas mais complexas.
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crédito: @kiracyan.design / reprodução Instagram

Fontes minimalistas

Com cada vez mais marcas sintonizando a necessidade de que suas peças digitais sejam totalmente acessíveis, podemos esperar que as sans serifs assumam um papel mais dominante no online.

Essa aposta para uma estética mais minimalista, cria um contraponto interessante a explosão de cores. São compostas por traços mais simples, são versáteis, possuem boa legibilidade e conferem prometem um toque moderno aos projetos, aliás o minimalismo será sempre uma tendência.

Fontes mais simples, com cores vibrantes e divertidas também ganham força já que a positividade são sensações cada vez mais exploradas pelas marcas, se relacionando com a cultura atual do autocuidado e priorização do bem-estar.

Diversidade, inclusão e autenticidade

As pessoas são diferentes entre si! Ao utilizar fotografias ou fotos de bancos de imagem, elas ganham mais peso se você usar de pessoas reais, mostrando experiências com as quais o usuário possa se identificar.

Com o avanço das discussões sobre diversidade e inclusão, é preciso que cada vez mais os designers se preocupem em criar peças que considerem atender todas as pessoas, sem distinções. Alguns exemplos dessas práticas são: legendas em vídeos para surdos; audiodescrição para cegos; flexibilidade no layout com cores, fontes e responsividade de conteúdo para dispositivos especializados; uso de banco de imagens mais diversos e inclusivos.

Nesse sentido, utilizar bancos de imagens que ofereçam diversidade e inclusão, pode além de atrair bons clientes, conquistar um público fiel que procuram empresas atentas com as pautas atuais.

Marca importante que abraça a diversidade em suas campanhas de marketing, é a Mastercard. A companhia, que desde 2021 é membro do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, aposta em políticas e benefícios que estimulam a igualdade para colaborares e público externo.

Para fortalecer e promover a cultura brasileira, por exemplo, o vilarejo de Trancoso, na Bahia, foi escolhido como cenário para experiências exclusivas para clientes. A campanha foi inteira pautada na visibilidade de artistas locais, com fotos focadas na humanização e diversidade, mostrando que grandes empresas podem ser plurais.

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Um dos nossos clientes de comunicação integrada (digital e comunicação interna), a Zambon – filial brasileira da indústria farmacêutica italiana, presente no Brasil há 60 anos – adota como um de seus comportamentos internos o U&I (Uniqueness & Inclusion).

Essa é uma iniciativa global para alcançar o propósito da marca, através da singularidade, equidade e inclusão. Por fim, também tem mostrado que a diversidade não é apenas uma tendência, mas uma necessidade.

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Crédito: reprodução Instagram / @zambonbrasil

Na prática, existe uma preocupação em criar campanhas e peças visuais que sejam mais inclusas como parte da estratégia e planejamento de conteúdo.

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Crédito: reprodução Instagram / @zambonbrasil

Vale destacar e reconhecer os diferentes tipos de pessoas, suas origens, suas habilidades, seus gostos, orgulhar-se do que é a América Latina e do que é produzido e reduzido aqui. Assim, podemos engajar nossos usuários com conteúdos muito mais autênticos.

O UinStock, por exemplo, é uma plataforma digital com a proposta de ser um banco de imagens que retratam a real diversidade brasileira.

O site também tem uma área para quem produz material fotográfico e é focado na inclusão sem “cripface” – prática capacitista em que os personagens com deficiência são interpretados por atores sem deficiência.

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Infográfico como forma criativa

Em vez de contar histórias estáticas, os visuais interativos comunicam informações de maneiras dinâmicas, altamente envolventes e interessantes?

Os infográficos, por exemplo, cumprem bem essa função. Podem ser definidos como uma ‘’coleção de imagens” para visualizações de dados, gráficos de barras ou setores, com o mínimo de texto que seja capaz de fornecer uma visão geral e fácil de entender a respeito de um assunto.

Venngage reuniu algumas tendências específicas para infográficos em 2023. De acordo com a lista, infográficos com  paletas de cores vivas e aproveitando ao máximo os elementos animados estão super em alta, como os que saíram no Spotify Wrapped no final do ano passado.

Por fim, uma tendência interessante é aplicar aos gráficos e diagramas de dados uma abordagem inovadora e colorida, afinal, 65% das pessoas captam melhor as mensagens mais visuais.

BONUS : Adobe Stock, o queridinho dos designers

Seguindo essa onda de criatividade imersiva, a Adobe Stock lançou um kit de ferramentas definitivo aproveitando a própria rede global de criadores da Creative Cloud para trazer a insights sobre as tendências criativas que crescem ao longo de 2023. Baixe aqui para explorar!

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Explore e experimente!

Estes foram os insights que mais nos chamaram a atenção em 2023, mas a melhor dica que podemos deixar aqui é: pesquise, explore converse com as pessoas e experimente.

Este será um ano poderoso para criar e recriar! Desejamos um ano mais inclusivo e sem limites para a criatividade. Se gostou dessas dicas, não esqueça de compartilhar esse conteúdo com mais pessoas!

Quer saber mais ou está em buscando uma nova cara para a identidade da sua marca, faça um contato com a gente. Estamos prontos para te ajudar nessa jornada!