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Comunicação Interna 21.07.2020

Storytelling na Comunicação Interna: muito além da contação de histórias

Neste texto, você vai conhecer um pouco mais sobre Storytelling, ver como construir um, além de saber como e por que as empresas devem usá-lo em suas estratégias de comunicação interna. Ficou interessado? Continue lendo para saber mais!

 

O que é Storytelling?

 

Storytelling é a arte de contar histórias usando técnicas audiovisuais e palavras para transmitir uma mensagem de forma lúdica e atraente, utilizando elementos específicos, como personagens, cenário etc.

Essa ferramenta de comunicação tem a capacidade de estreitar a relação da marca e o seu consumidor final, seja ele interno ou externo. Ou seja, ela é importante para qualquer público.

Tem como objetivo cativar uma audiência e, para isso, é importante ter a noção exata do publico que se quer atingir, para a mensagem ser a mais personalizada e assertiva possível. Este recurso é usado como forma de atratividade e autenticidades das organizações e tem ganhado corpo nas ações de Comunicação Interna.

 

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Como construir um Storytelling? 

 

Para a história ser interessante e haver melhores resultados, há uma soma de fatores:

  • enredo interessante;
  • vocabulário adequado;
  • personagens que representem a realidade do público;
  • além de elementos e suporte visual, como imagens, ilustrações, vídeos e similares, formando uma narrativa capaz de emocionar, entreter e persuadir o seu receptor. 

É importante saber o que se passa no presente e o que será o futuro da empresa. As memórias organizacionais são experiências acumuladas e transformadas em conhecimento. 

A trajetória da empresa é indispensável para criar vínculos e relacionamentos com os públicos ao qual a organização conversa. A história empresarial serve de reforço para a sensação de pertencimento dos funcionários, da confiança para todos os públicos e ajuda na reputação de uma organização. 

 

Por que usar Storytelling?

 

Uma história contada agrega valor porque possui material informativo e tecnológico, além de ter persuasão e emoçãoE ela dá significado ao discursoainda mais quando faz parte de um conjunto de ações de Comunicação Interna e de uma narrativa condizenteToda forma de vínculo e progressão de relacionamento vem da arte de contar históriase não das narrativas sem sentimentos. 

 

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Empresa humanizada

 

Dentro de uma organização humanizada, instalação do Storytelling é perfeita, pois a organização e seus membros têm que estar imersos nas propostas ditas ao longo do texto, no qual o trabalho deve ser verdadeiro e retribuidor, pois as histórias envolvem diversos conteúdos que devem ser muito bem trabalhados e tratados. 

 

 

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