Para transformar este cenário, uma comunicação pré-evento bem estruturada e estratégica pode ser a solução. Ela será responsável por criar relacionamentos que transmitam confiança, demonstrando que um evento responsável pode, e deve, ser seguro e confortável para todos (o que muitas vezes é um fator decisivo na escolha dos convidados em comparecer ou não ao evento).

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Seja transparente quanto aos cuidados e medidas de segurança

Cumprir as medidas de segurança contra a Covid-19 é uma obrigação legal, mas estabelecer uma comunicação transparente com seus públicos sobre suas decisões quanto ao bem-estar de todos pode ser a chave para gerar relacionamentos pautados na confiança.

  • caso opte por um local espaçoso e arejado, disponibilize informações sobre as dependências físicas onde o evento será realizado;
  • aposte no uso de fotos que demonstram a preocupação na escolha de um ambiente que permita um distanciamento social seguro;
  • conte sobre a instalação das estações de higienização com álcool em gel;
  • mostre os avisos físicos que reforçam os cuidados a serem tomados, entre outras práticas.

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Comunique os cuidados a serem tomados no dia do evento

Com o evento se aproximando, reforce que os participantes devem ficar em casa se testarem positivo para a Covid-19, se apresentarem algum sintoma ou se tiveram contato com alguém infectado nos 14 dias que antecedem o evento.

Para os que estiverem fora dessas condições, disponibilize recomendações sobre os cuidados a serem tomados no dia, tais como:

  • evitar cumprimentos de toque (como apertos de mão ou abraços);
  • respeitar o distanciamento social de 2 metros;
  • o uso obrigatório de máscaras em todos os ambientes;
  • importante: recomenda-se que a organização do evento mantenha reservas de máscaras caso alguém esqueça ou perca a sua.

Esse conteúdo pode ser enviado por meio de um vídeo, uma cartilha ou qualquer outra forma de divulgação que crie conexão com o público.

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Cuide e treine sua equipe

Nunca se esqueça: um evento não se faz somente com convidados. Por isso, preocupe-se também com toda a equipe que é responsável por organizá-lo: seguranças, cozinheiros, ajudantes de limpeza e os demais colaboradores envolvidos.

Eles também terão suas preocupações sobre sua proteção e saúde e são um público prioritário para direcionar essas orientações, já que sua segurança e bem-estar são fundamentais para garantir a interação e sequência do evento.

Além disso, realize treinamentos visando orientar essas equipes sobre como lidar com situações adversas que podem acontecer durante seu evento. Por exemplo, como abordar, de maneira gentil e assertiva, os presentes que estiverem descumprindo as medidas de segurança, como o uso inadequado da máscara ou o compartilhamento de alimentos.

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Dica extra

E como nenhum evento finaliza quando a música acaba, estabeleça uma comunicação no pós-evento. Colha feedbacks estratégicos sobre as vivências dos presentes e, se possível, acompanhe-os pelos próximos dias, questionando sobre possíveis sintomas e fornecendo assistência para aqueles que forem realizar testes de Covid-19.

Lembre-se: eventos são ótimos momentos para colocar seus valores em prática e criar experiências incríveis para todos, equipe e convidados. E em tempos de pandemia, o cuidado coletivo é um pilar que nunca pode ser esquecido.