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Gerenciamento de Crise 31.03.2014

Qual o seu discurso nas mídias sociais?

Esteja preparado! Em um momento de crise, o discurso de ostentar uma imagem favorável nem sempre gera efeitos positivos.

Falar sobre a importância das empresas estarem presentes nas redes sociais já virou lugar comum, principalmente no Facebook que virou ferramenta básica para propiciar visibilidade interna e externa, à medida que possibilita não só produção e distribuição, mas também a recepção de informações que circulam para dentro e para fora da organização e a interação com seus consumidores.

Nessa exposição, as organizações produzem um discurso de forma a gerar um efeito positivo nos seus públicos de interesse, preservando assim a imagem da organização. Ocorre que, em um momento de crise, o discurso de ostentar uma imagem favorável nem sempre gera efeitos positivos.

As organizações podem estar diante de um dilema de ordem ética: na obsessão de perseguir um efeito de sentido favorável para seus produtos e sua imagem, o discurso empresarial pode comprometer-se com uma intertextualidade cujas vozes nem sempre são portadoras de conteúdos propriamente éticos. Tal envolvimento poderá levar a formulações contraditórias e incoerentes que beiram, muitas vezes, o absurdo semântico.

Segundo Luiz Iasbeck (Organicom -2007), “Identidade é um conceito que surge da relação entre o emissor do discurso e o receptor desses estímulos. E administra-la corresponde a coordenar a produção, a reprodução e a reformulação do discurso à vista dos dados obtidos pela pesquisa de imagem.”

Partindo deste conceito a identidade corporativa é a expressão da personalidade da empresa que se manifesta por meio do seu comportamento, símbolos e comunicação com seus públicos. A Identidade organizacional compreende características fundamentais da organização, que a distinguem das demais e que por meio delas pode-se traçar a sua imagem.

Segundo Margarida Kunsch, (1997, p.121), comunicação da identidade corporativa é aquela que melhor e mais eficazmente atinge os públicos de interesse institucional, empregado, governo e, principalmente, palpáveis resultados”.

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