Pensar no futuro nunca foi uma tarefa fácil, sempre esteve ligado a futurologia, revelações, adivinhações, mas na verdade pensar no futuro está mais para planejar do que para adivinhar.

O planejamento é peça chave para direcionarmos nosso futuro para o caminho que queremos. E, dentro da comunicação corporativa, planejar é a resposta que procuramos sobre o que fazer e como fazer.

Comunicação corporativa, relações públicas, assessoria de imprensa não são áreas exatas, mas nem por isso não precisam de planejamento, na verdade quanto mais uma área for ampla e diversa, mais é necessário planejar e organizar os passos que a levará ao sucesso.

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Dimensões do Planejamento

Uma das dimensões do planejamento de Relações Públicas é o senso de futuro, que não se trata apenas de antecipar tendências do mercado da comunicação, mas também desenvolver um entendimento aprofundado das mudanças e como elas podem afetar a empresa.

O ato de planejar, além de trazer esse senso de projeção do futuro, é a melhor maneira para esclarecer as estratégias corporativas que serão pautas do próximo ano.

Entendendo as estratégias centrais que darão direção para a empresa, é hora de organizar as ações e o tempo em que elas serão realizadas. Essa estruturação garante que todos na empresa estejam alinhados e trabalhando em harmonia para alcançar os objetivos comuns e evitar dispersão de esforços em atividades pouco produtivas.

Níveis do planejamento para tomada de decisão

Começar a elaborar um planejamento de RP é começar a ter a visão do todo. E para que ele seja verdadeiramente estratégico é preciso que esteja alinhado com os planos previstos para o crescimento do negócio, incluindo indicadores e metas que vão além da área de comunicação, e compõem uma visão mais ampla da empresa em relação ao que ela busca para o futuro.

Depois de elaborar o nível estratégico, podemos pensar na parte prática e integrá-la com o operacional, este é o nível tático do plano. Exemplo: com qual atividade de RP posso alcançar a estratégia da organização? Um evento? Divulgação de uma pauta? Encontro com jornalistas e influenciadores? Isso vai depender da estratégia.

No nível operacional é onde as ações definidas acontecem, aqui são descritos os detalhes de como o planejamento vai funcionar, quem são os responsáveis e o tempo dedicado para cada ação.

Ao ter a clareza sobre os níveis de planejamento de RP precisamos ter um olhar mais analítico para evitar ao máximo um caminho com erros e com ações sem resultado produtivo.

Por que planejamentos podem dar errado?

Se você já leu alguma história da ‘Turma da Mônica’, do desenhista Maurício de Sousa, vai lembrar que o personagem Cebolinha sempre tinha um plano contra a Mônica. Ele é o “Rei dos Planos”, mas nessas histórias seus planos sempre dão errado. E por que os planos podem dar errado?

“Geralmente, porque o nível estratégico está desalinhado com o tático e operacional, portanto, o primeiro passo para um planejamento eficiente é compreender o que a empresa quer alcançar, quais ferramentas ou meios serão o caminho para chegar aos seus objetivos”, comenta Sandra Bonani, diretora de influência do Grupo Trama Reputale.

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Sandra Bonani, Diretora de Influência do Grupo Trama Reputale.

Com o objetivo claro, o planejamento vai propor ações adequadas que serão mensuradas.

O planejamento é um caminho para ter o controle das ações realizadas e quem são os responsáveis por elas. É essa tarefa que auxiliará no controle dos KPIs (Indicadores chave de performance).

Mensuração do Planejamento

Todo planejamento deve conter quais são os indicadores que serão avaliados para se constatar que uma ação deu certo, e principalmente, se trouxe retorno sobre investimento para o cliente.

Para Mitsuru Yanaze, professor titular da ECA-USP, “a mensuração serve para provar a maturidade dos profissionais de comunicação, justificar orçamento investido, apoiar na tomada de decisão e avaliar os riscos”. A mensuração das ações de comunicação, portanto, é o caminho para corrigir desvios e deixar o planejamento cada vez mais bem elaborado e alinhado com a estratégia de negócio.

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Mitsuru Yanaze, professor titular da ECA-USP

Conhecendo as etapas de elaboração de um bom planejamento de RP, podemos pensar no processo antes do planejamento que é conhecer sobre as tendências do mercado de comunicação.

Tendências de RP para 2024

Para pensar em planejamento devemos refletir sobre quais são as novidades existentes no mercado hoje, que amanhã poderão se tornar ações concretas de comunicação a serem realizadas a fim de potencializar a reputação da marca. Isso implica, portanto, em conhecer as tendências que podem impactar seu negócio.

Um exemplo bastante atual relacionado a tendências em RP e comunicação é a introdução cada vez mais forte do ChatGPT e outras inteligências artificiais que têm ajudado no desenvolvimento de conteúdo das marcas.

Outra tendência que cresceu na pandemia, e segue avançando a cada ano, é o audiovisual. Todas as plataformas de mídia online ou offline tem aproveitado a utilização de conteúdos em vídeo para informar e entreter seus clientes, colaboradores e o público em geral. O crescimento dos programas de podcast são os cases mais conhecidos.

As tendências em RP, enfim, são inúmeras e explorá-las é fundamental para antecipar o impacto no negócio. A cada novidade é importante pensar: isso faz sentido para a minha marca? Qual é o seu potencial para tornar meus processos mais ágeis e qualificados? Quais os ganhos em termos de reputação e posicionamento? Entre outras questões que ajudem a fazer daquela tendência algo que efetivamente contribua para a estratégia estabelecida.