Como se entrelaçam hoje usuários e plataformas digitais. Você já parou para pensar nisso?

E mais: como estes mesmos usuários estão interagindo com a sua marca nas redes sociais?

Sem dúvida, essa novas mídias motivaram a aparição de inúmeras tendências na área de marketing. Quem não se atualizar perderá o bonde da história, lotado de passageiros da chamada geração Y, cada vez mais conectada e imediatista, extremamente crítica e antenada.

Estratégias como inbound marketing, links patrocinados e marketing de conteúdo fizeram emergir para as empresas um novo jeito de se comunicarem com seus públicos de interesse (stakeholders).  Nós, da Trama, estamos ligados! Tanto que buscamos inúmeras parcerias com provedores de tecnologia capazes de alavancar nossas estratégias e ações de construção de imagem e reputação já desenvolvidas para nossos clientes.

Nesse post, você verá 5 tendências de marketing que te ajudarão a impulsionar os negócios.

Venha falar conosco a respeito delas. Peça-nos uma proposta. Temos cases a mostrar!

 

 

 

 

 

 

 

1. Mobilidade

O número de dispositivos móveis (smartphones e tablets) já supera o número de computadores pessoais no Brasil. Em 2016, o tráfego via aparelhos móveis será 41 vezes maior, segundo a Anatel. O próprio Google já anunciou que as pesquisas feitas no site por meio de dispositivos móveis já superaram as buscas realizadas por meio de computadores. Isso também aponta para mudanças no direcionamento orgânico dessas buscas e nos anúncios, que tendem a ser, nos próximos anos, mais lucrativos em celulares e tablets.

 

 

 

 

 

 

2. Youtubers, os reis do baile

O ano de 2015 foi de destaque para a produção em vídeo, principalmente através de anúncios e dos “youtubers” com seus canais, que chegaram a ultrapassar a marca de 9 milhões de inscritos. O Snapchat, que permite a postagem de vídeos curtos, já tem 200 milhões de usuários ativos e 400 milhões de “snaps” diários. Olho neles.

 

3. Ao alcance de um clique

Facebook, Twitter (como mostra a foto acima) e Pinterest já estão testando o botão “comprar” nos smartphones, que permitem a compra sem que os consumidores precisem sair das suas redes sociais. Isso vai mudar radicalmente o impulso por adquirir um bem ou serviço no ambiente virtual. Vale ficar atento a nova onda!

 

 

 

 

 

 

4. Conteúdo “robotizado”

Outra novidade tecnológica é a automação da produção de conteúdo por meio de algoritmos jornalísticos. A produção de textos simples, sobre previsão do tempo e resultados de jogos, por exemplo, já está em curso. Redução de tempo. E tempo é  dinheiro. As empresas devem ficar de olho nessa tendência até para compreender como usá-la a seu favor.

 

 

 

 

 

 

 

 

5. Íntimo e pessoal

Provavelmente você deve se lembrar do filme estrelado por Robert Redford e Michelle Pfeiffer, em 1996. Lá se vão 20 anos… Pois bem, o romance entre usuários e conteúdo estará cada vez mais em alta. Mais próximo do que nunca! Por meio de aplicativos e páginas exclusivas em redes sociais, será possível coletar dados dos usuários e oferecer algo ainda mais personalizado para cada um deles, criando conexões emocionais. Vem para ficar como tendência. Tudo muito leve, lúdico e apaixonante.